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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

A Visão (Ezequiel Capitulo 10)




  • A visão das brasas de fogo (v.1-8)


10.1 Veja o capítulo 1 para uma compreensão dos vários termos presentes neste versículo. Os querubins aqui são os seres angelicais descritos em Ezequiel 1.5. Safira provavelmente é o lapis lazuli, uma pedra opaca de cor azul escura encontrada principalmente no Afeganistão. Essa era uma gema bastante valiosa nos tempos antigos. A safira moderna é um silicato de alumínio de cor azul translúcida, com as mesmas propriedades químicas do rubi. Extremamente dura, não podia ser cortada ou polida pelos artesãos da antiguidade. O lapis lazuli é quase tão duro como o vidro.


10.2 As brasas acesas (Ez 1.13) às vezes são relacionadas a um castigo para a purificação (Is 6), e em outras vezes dizem respeito a um julgamento por meio de catástrofes e fogo (Gn 19.24, 25).


10.3-5 A nuvem representa a glória de Deus (como em Ezequiel 1.4), que era vista passando do átrio interior para a entrada da casa. A partir dali, ela enchia o templo (casa). Para saber mais sobre o termo glória, veja o comentário de Ezequiel 3.12,23; e sobre as expressões estrondo [...] Deus Todo-poderoso, veja o comentário em Ezequiel 1.24.


10.6 Dando ele ordem [...] entrou ele e se pôs junto às rodas. Essas palavras demonstram a obediência inquestionável do homem vestido de linho para com Deus (Ez 10.5; 1.24; 8.2-5).


10.7, 8 Um querubim em particular entregava as brasas para o homem vestido de linho (v. 2). Embora não seja declarado explicitamente, isso implica que todas as ordenanças no versículo 2 foram cumpridas. Em seguida, as brasas foram espalhadas em Jerusalém.


  • A visão das quatro rodas (v.9-17)


10.9-17 Ezequiel descreveu as rodas (v. 9-14) e os querubins (v, 15-17). Veja o capítulo 1 para rever mais detalhes dessa visão. Apenas no versículo 14 há algo diferente da descrição do capítulo 1. Em Ezequiel 1.10, um dos quatro rostos dos seres celestiais vistos pelo profeta foi o de boi, e aqui é o de um querubim. Os antigos faziam esculturas de animais alados com rosto humano, às vezes chamados de querubins. A diferença dos rostos descritos em Ezequiel 1.10 e 10.14 não deve ser considerada um erro; é possível que as imagens vistas por Ezequiel se transfigurassem de tempos em tempos.


  • A glória de Deus abandona o templo (v.18-22).


10.18, 19 A glória de Deus continuava movendo-se gradualmente, mas afastando-se do templo (v. 3,4) a partir da porta de entrada do templo para o trono com rodas, e então com o trono até a porta oriental. A partida do Senhor sugere que Ele relutou em sair. Embora Sua santidade tenha sido desprezada de modo que não Ele não mais pudesse permanecer, Ele foi embora entristecido ao ver a calamidade que Seu povo havia atraído para si.


10.20-22 Os querubins às vezes servem como guardiões (Gn 3.24). Eles estão associados ao trono e à presença de Deus (Ex 25.18-22; 1 Cr 13.6). Também estão relacionados ao trono do Senhor, que se assemelha a uma carruagem (Ez 10.1; 1.20-26; Sl 18.10).


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