Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Não ao Racismo

  



Hoje, 9 de fevereiro de 2023, as notícias aterradoras sobre casos de racismo chocaram-me mais uma vez, tanto no Brasil como na Espanha e elucidaram um mal que há séculos fere, destrói e causa separação. O preconceito contra o tom de pele faz vítimas ano após ano, seja no Brasil ou no exterior, e mostra como muitos indivíduos e sociedades carecem de uma verdadeira compreensão acerca do que significa senso de humanidade, cidadania e moral. A pessoa racista é alguém que ainda não conheceu a Deus, pois Deus é amor.


O racismo, aliás, não fere somente o corpo, mas também o bolso, gerando fome e desigualdades de todo tipo. Conforme informações publicadas pela Agência de Notícias do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos e são maioria entre os que frequentam ensino superior, fato que denota o quão distante o Brasil está de se tornar uma democracia racial: “os indicadores socioeconômicos da população preta e parda, assim como os dos indígenas, costumam ser bem mais desvantajosos¹”, afirma a matéria.


Um convite à reflexão

Os cristãos  — a igreja — devem juntar a voz em meio aos movimentos que têm lutado contra toda forma de segregação e mostrar que há uma forma sublime de viver, a que é pautada pelo amor altruísta, doador, respeitoso e verdadeiro, que valoriza a vida e denuncia toda injustiça e violência.


Para animá-lo a dedicar alguns minutos à reflexão sobre como o racismo é reprovável para Deus, compilamos alguns versículos bíblicos. Pare por um instante, pense a respeito, convide amigos para debater sobre o assunto, estimule conversas em sua igreja. Juntos, podemos fazer a diferença e somar esforços para construir um mundo mais fraterno e seguro para todos.


Jesus nos ensina que devemos amar uns aos outros, pois assim seremos reconhecidos como seus discípulos:

“Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” (Jo 13.34-35).


Diante de Deus, somos todos iguais:

“Deus não mostra nenhum favoritismo.


Em todas as nações ele aceita aqueles que o temem e fazem o que é certo” (At 10.34-35).


Todos somos reconhecidos, valorizados e amados por Deus, independentemente da etnia ou gênero:

“Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).


Jamais podemos pretender ser melhores do que os demais:

“Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês” (Fp 2.3).


Fazer distinção entre pessoas é errado:

“Sem dúvida vocês fazem bem quando obedecem à lei do reino conforme dizem as Escrituras: “Ame seu próximo como a si mesmo”. Mas, se mostram favorecimento a algumas pessoas, cometem pecado e são culpados de transgredir a lei”(Tg 2.8-9).


Viver em amor prova que conhecemos a Deus:

“Amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4.7).


O amor deve ser uma prioridade em nossa vida:

“Acima de tudo, amem uns aos outros sinceramente, pois o amor cobre muitos pecados” (1Pe 4.8).


Juntemos nossas vozes contra o racismo! Esse mal não pode continuar.


Fonte pesquisada:


¹IBGE mostra as cores da desigualdade >> acesso em 21/09/2020.


Versículos bíblicos extraídos da Bíblia NVT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário