Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Livrar da Morte e Salvar os Que Estão Sendo Levados Para a Matança



Texto Bíblico: Provérbios 24:11-12. Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar.  Se disseres: Eis que o não sabemos; porventura, aquele que pondera os corações não o considerará? E aquele que atenta para a tua alma não o saberá? Não pagará ele ao homem conforme a sua obra?

Introdução

É importante compreender o coração de Deus quando é proposto a falar sobre missão, o provérbio mencionado emana o aroma do amor deste Criador a todos que não o conhecem, os que não foram libertos das ações devastadoras do pecado, que aprisiona a humanidade levando-a a morte. Nações estão mergulhadas em um espiral de violência donde muitos são sacrificados em causas que não representa a vontade da maioria. Cidadãos sem cidadania, filhos sem pais e pais sem filhos. O Mundo, ou seja, todas as nações têm seu solo marcado pelo sangue rubro de inocentes; estes, mortos nas vielas de guetos, destituídos da dignidade da vida, que é direito de qualquer ser humano.

             Num desequilíbrio socioeconômico o sistema da a chance do pão para poucos e a ausência deste para todos. Crianças estão morrendo de fome, mães tendo filhos desnutridos em lugares ermos sem estrutura alguma. Nas ruas, crianças vivem mendigando nas megalópoles, revirando latas de lixos para comer migalhas, restos de comida. Neste concerto sinistro de dores e lamentos humanos a ainda pessoas que morrem de frio nas ruas; crianças que são violentadas pelos seus pais, e cressem tendo as dores da violência cravada em suas almas, muitas não superam, e desviam suas vidas para prostituição, homossexualismo ou apenas vivem infelizes numa vida de dores.

            Deus faz o chamamento a sua igreja para a libertação destas pessoas! As nações são feitas por pessoas; pessoas estas estigmatizadas pelo pecado, presas em fortalezas espirituais da maldade e em sofismas. Assim o missionário é comissionado a destruir tais fortalezas pelas armas espirituais de Deus (2 Cor. 10:4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas R.A). Deste modo o missionário é chamado a livrar da morte eterna aqueles que não se aproximaram ainda de Deus, e libertar as pessoas das diversas nações que vivem em matanças proporcionada por diversos motivos.

1)      Compreendendo o provérbio:

O autor deste provérbio escreve uma máxima do mandato de Deus aos que crêem nEle, que é o de libertar os que precisam.

            Neste texto existem algumas palavras que irá ajudar a compreender o propósito de Deus ao manifestar o seu amor as nações, são elas: livrar; morte; e disseres... não sabemos.

a)      livrar: Esta palavra em hebraico é “nasal” que é uma raiz primitiva trazendo o sentido de arrebatar, recuperar, salvar, tirar... Entretanto, o verbo é mais utilizado no sentido de libertar. O ato de libertação é exercido por um poder que sobrepuja outro. Assim sendo, quando o missionário prega o evangelho, há um fenômeno abolicionista, a onde Deus remove os grilhões e amarras satânicas (Salmos 68:20  O nosso Deus é o Deus que salva; ele é o Eterno, o Senhor nosso, que nos livra da morte. NTLH).

            Esta palavra é aplicada nas Escrituras em varias vezes como libertar o homem do poder destrutivo do outro homem: (Gênesis 32: 11) neste texto o patriarca Jacó pede a Deus que o livre das mãos de Esaú. Esta palavra é aplicada ainda na impotência dos ídolos e dos seres humanos de proporcionarem libertação: (1 Samuel 12: 21  Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são.); e em (Salmos 33: 16  Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente.). Esta palavra “nasal” em relação a Deus, é sempre utilizada para honrá-lo como libertador do seu povo de várias diversidades: de inimigos terrenos (2 Sm 22.1 Falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul); e em Jr 1.8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.); das transgressões (Salmos 39:8. Livra-me de todas as minhas iniqüidades; não me faças o opróbrio do insensato.); e da morte (Salmos 39: 18-19. Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.). Estes são alguns dos sentidos que a palavra “nasal” quão pode ser usada.
            Esta palavra expressa em que o ministério do missionário é parecido com o ministério de Cristo (Lucas 4:19  a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.), quando o missionário prega dentro do propósito de Deus, apresenta o Filho às nações para que cumpra a afirmativa do Evangelho escrito segundo a João 8:36  Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

b)      morte. Aproxima palavra destacada no provérbio analisado numa perspectiva missionária é “maweth”, que apesar de ter sentido de morte seja esta natural ou violeta, ou quando utilizado de maneira figurada, indique estado de pestilência e ruína, ainda pode ser utilizada como morada dos mortos.
            Em Gênesis 27: 7, 10 é utilizada para expressar a morte natural do patriarca Isaque, entretanto em Lv. 16.1 no episódio dos filhos de Arão e em Jz 16:30 na morte de Sansão, “maweth” indica morte violenta. Nos textos de Jó 27: 15, Jr. 18:21, 43:11 o termo expressa doenças, talvez pelo fato de doenças estarem intimamente ligadas às mortes. Mas no provérbio estudado, e, em outras passagens o termo é apresentado como o lugar dos mortos que em hebraico é denominado cotidianamente de “sheol” (Jó 28:22 O abismo e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.; Sl 9:13 Compadece-te de mim, SENHOR; vê a que sofrimentos me reduziram os que me odeiam, tu que me levantas das portas da morte; e em Pv. 7:27 A sua casa é caminho para a sepultura e desce para as câmaras da morte).
            O Senhor ao comissionar o missionário a um local que as pessoas estão sendo direcionadas a morte nos sentidos estudados, Deus deseja que o missionário vá a este local e exerça o ministério de Cristo, que é o de dar vida ao mundo, ou seja, a toda criação (João 6:33.  Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo gr. ‘kosmo’... João 6:35.  E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede... João 6:40.  Porquanto à vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia... João 6:47.  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.). O ministério missionário é o de levar vida às nações da Terra!!! Aqueles quase mortos, sem saber que a um Deus, ha Senhor!!! Quem dera!!! Senhor a estes a irem a proclamar. Para que os quase mortos e, aos que já estão mortos venham a ter vida em Cristo Jesus.

c)      disseres... não sabemos. A primeira palavra “disseres” que em hebraico é “amar”, traduzido amplamente por “dizer”, contudo emana outros entendimentos que apontam para um entendimento mais profundo. O termo significa além da expressão vocal, o ato do pensar, ou seja, uma expressão interior como em Gênesis 17: 17 quando Abrão questiona a Deus sem palavras audíveis mas, apenas com a alma, entretanto Deus é o que sonda o coração, responde o patriarca nos versículos seguintes, como é expresso no provérbio estudado “...porventura, aquele que pondera os corações não o considerará? E aquele que atenta para a tua alma não o saberá?”, então esta expressão indica vontade que emana do coração, conhecimento do interior do ser humano. A segunda e a terceira palavras (não sabemos) unidas, trarão uma manifestação da preocupação de Deus no chamamento missionário; as palavras em hebraico “lo yahdanu” unidas nesta oração exalaram não apenas o não saber da ignorância, mas o não saber por não querer sabermotivado pela soberba de se sentir melhor do que as demais pessoas que estão longe da graça de Deus. O entendimento é delineado de maneira mais veemente em Dt. 8: 3-16, os versículos chaves para o entendimento são (Dt. 8:11  Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; 12  para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; 13  depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, 14  se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão...). Esquecer da vontade de Deus por ser abençoado, e próspero. Disser não sabemos, é o mesmo de disser não ligamos, ou ligamos mas não irei, pois não sairei da minha zona de conforto.

2)      O entendimento do que é missão em Pr. 24:11

            Missões é o entendimento de que os vocacionados são chamados a livrar da morte e salvar os que são levados para a matança como é expresso em “Pv. 24:11”, mas para isto o missioneiro deverá compartilhar do sentimento do Apóstolo Paulo (Romanos 1:14  Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes), nosso irmão Paulo julgavas devedor pois, não se considerava merecedor do amor de Deus em sua vida, por isso, ele aconselha a devermos sempre ao ser humano este amor (Romanos 13:8  A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.). Ter uma vocação eficaz como cristão é dar a vida a outros que precisam do amor de Deus (1 João 3:16  Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos).
           

Conclusão

            Concluindo, o texto de Provérbio 24:11-12 analisado numa ótica missionária demonstra que Deus chama a sua Igreja para compartilhar do Seu propósito de amor ao Mundo pecador. Este propósito imbui a Igreja sua missão redentora de proclamadora do Reino de Deus, para que com isto, haja a libertação aos que estão presos pelas soberanias espirituais da maldade. O evangelho não consiste de palavras, mas do poder de Deus (1 Coríntios 4:20  Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.). Poder que é dado de Deus a sua Igreja para a salvação do mundo (Romanos 1:16 ¶ Pois não me envergonho (gr. desprovido, improdutivo) do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego...), então ide e pregai as nações, livrando os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha ótima ministração Pastor Gloria Deus!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, obrigada pastor.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. A paz! Parabéns por esse artigo tão esclarecedor de provérbios 24.11a 13;muito bom!🙏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir