Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Jesus Proclama Sua Vitória Sobre o Mundo

Sermão do dia 06 de setembro 2015 na ADHagnos.


João 16:25-28

Neste texto há diversos ensinamentos que permeiam a Igreja do Senhor; contudo, é correto que o ensinamento mais evidente é o anuncio da vitória de Jesus sobre o Mundo que o rejeitara (João 1:11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam). Esta vitória não era pela aclamação de ninguém, ou por ter sido aceito no término de seu ministério por alguém (João 19:1-16), haja vista, os seus clamavam para a sua crucificação. Destarte, poderíamos perguntar qual a vitória de Jesus sobre o Mundo?
A bíblia trata Jesus como o Mestre Divino, aquele pelo qual todos se admiravam pelas doutrinas ensinadas por ele, desde terna idade (Luc. 2:41-52). Aos 33 anos aproximadamente esta sabedoria passa a estar em anuncio a todos por meio de parábolas, figura de linguagens. Havia uma razão para que Jesus pronunciasse seus ensinos por parábolas, é para que os que não foram chamados ao Reino de Deus não entendessem (Marc. 4:11-12). Mas, a não compreensão da mensagem de seus ensinos não era o seu objetivo; o objetivo de Cristo é revelar o Pai em sua encarnação (João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido).
Para entender a vitória de Cristo devemos ter a compreensão de sua encarnação. Deus move o seu poder de maneira impossível, uma virgem deu a luz (Isa. 4:14; Luc. 1:31; 2:7). Este que nasceu era o Salvador do Mundo, o prometido dos profetas (Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14); Jesus é a graça e a verdade de Deus entre os homens. A humilhação de Jesus Cristo descrita em Filipenses 2:1-11 demonstra a obra de Cristo na cruz. O nosso Senhor Jesus não se teve como importante, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens (Filipenses 2:7), para tomar o lugar deste homem no julgamento de Deus (II Cor. 5:21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus).
A vitória de Cristo passa pela compreensão do seu Reino. O Reino de Cristo é o Reino do seu Pai, ou seja, não era deste Mundo (João 18:36 Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui"). Assim Cristo veio restituir o Reino de Deus aos seres humanos que o perderam no Éden; fazendo com que estes saíssem do império das trevas para o Reino de sua maravilhosa luz (Col. 1:13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado), destruindo as amarras diabólicas, e pondo em vergonha todo poder maligno (E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2:15), os expondo publicamente pela Cruz (Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Colossenses 2:14).

                Cristo declara: “Embora eu tenha falado por meio de figuras, vem a hora em que não usarei mais esse tipo de linguagem, mas lhes falarei abertamente a respeito de meu Pai” (João 16:25). Cristo é o mistério revelado de Deus aos homens; Ele veio para revelar o Pai em sua magnitude (Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Colossenses 1:15). Com a sua morte Cristo restaura o contato do homem com Deus e o faz compreensível aos eleitos. Jesus veio ao Mundo, nascido homem, sofreu, morreu e ressuscitou (Romanos 14:8-9. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos), para salvar o homem através da Fé no nome do Filho de Deus (João 1:12. Contudo, aos que receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus). A vitória de Cristo foi se entregar para a salvação deste homem que lhe desprezava (João 3:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário