Sermão do dia 06 de setembro 2015
na ADHagnos.
João 16:25-28
Neste texto há diversos
ensinamentos que permeiam a Igreja do Senhor; contudo, é correto que o
ensinamento mais evidente é o anuncio da vitória de Jesus sobre o Mundo que o
rejeitara (João 1:11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam). Esta
vitória não era pela aclamação de ninguém, ou por ter sido aceito no término de
seu ministério por alguém (João 19:1-16), haja vista, os seus clamavam para a
sua crucificação. Destarte, poderíamos perguntar qual a vitória de Jesus sobre
o Mundo?
A bíblia trata
Jesus como o Mestre Divino, aquele pelo qual todos se admiravam pelas doutrinas
ensinadas por ele, desde terna idade (Luc. 2:41-52). Aos 33 anos
aproximadamente esta sabedoria passa a estar em anuncio a todos por meio de
parábolas, figura de linguagens. Havia uma razão para que Jesus pronunciasse
seus ensinos por parábolas, é para que os que não foram chamados ao Reino de
Deus não entendessem (Marc. 4:11-12). Mas, a não compreensão da mensagem de
seus ensinos não era o seu objetivo; o objetivo de Cristo é revelar o Pai em
sua encarnação (João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está
junto do Pai, o tornou conhecido).
Para entender
a vitória de Cristo devemos ter a compreensão de sua encarnação. Deus move o
seu poder de maneira impossível, uma virgem deu a luz (Isa. 4:14; Luc. 1:31;
2:7). Este que nasceu era o Salvador do Mundo, o prometido dos profetas (Aquele
que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória
como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14);
Jesus é a graça e a verdade de Deus entre os homens. A humilhação de Jesus
Cristo descrita em Filipenses 2:1-11 demonstra a obra de Cristo na cruz. O
nosso Senhor Jesus não se teve como importante, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo
a ser servo, tornando-se semelhante aos homens (Filipenses 2:7), para
tomar o lugar deste homem no julgamento de Deus (II Cor. 5:21 Deus tornou pecado
por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de
Deus).
A vitória de
Cristo passa pela compreensão do seu Reino. O Reino de Cristo é o Reino do seu
Pai, ou seja, não era deste Mundo (João 18:36 Disse Jesus: "O meu Reino
não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus
me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui"). Assim Cristo
veio restituir o Reino de Deus aos seres humanos que o perderam no Éden;
fazendo com que estes saíssem do império das trevas para o Reino de sua
maravilhosa luz (Col. 1:13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou
para o Reino do seu Filho amado), destruindo as amarras diabólicas, e pondo
em vergonha todo poder maligno (E, despojando os principados e potestades,
os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2:15),
os expondo publicamente pela Cruz (Havendo riscado a cédula que era contra nós
nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do
meio de nós, cravando-a na cruz. Colossenses 2:14).
Cristo
declara: “Embora eu tenha falado por meio de figuras, vem a hora em que não
usarei mais esse tipo de linguagem, mas lhes falarei abertamente a respeito de
meu Pai” (João 16:25). Cristo é o mistério revelado de Deus aos homens;
Ele veio para revelar o Pai em sua magnitude (Ele é a imagem do Deus invisível,
o primogênito de toda a criação. Colossenses 1:15). Com a sua morte
Cristo restaura o contato do homem com Deus e o faz compreensível aos eleitos.
Jesus veio ao Mundo, nascido homem, sofreu, morreu e ressuscitou (Romanos
14:8-9. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o
Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Por esta
razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos),
para salvar o homem através da Fé no nome do Filho de Deus (João
1:12. Contudo, aos que receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o
direito de se tornarem filhos de Deus). A vitória de Cristo foi se
entregar para a salvação deste homem que lhe desprezava (João 3:16).
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