Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

A demonstração do Amor de Deus a Humanidade

Sermão pregado na AD Salém em Realengo dia 27/09/2016


Texto: 1Jo 3.16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

A afirmativa de João nos faz tremer dentro de nosso ser, haja vista, que este texto é para os conhecem o amor de Cristo, e conhecer o amor dEle não é simplesmente declarar com os lábios que o ama (Mc 7.6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os [lábios]; o seu coração, porém, está longe de mim), há exigência para o amor de Deus se manifestar em nossa vida, uma destas exigência é guarda os mandamentos dEles (Jo 15.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor); amar a Deus é obedecê-lo e guardar os seus mandamentos (Jo 14.15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos, Jo 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Jo 14.23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Jo 15.14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando). Então primeiramente para declarar que “nisto conhecemos o amor”, temos de estarmos inseridos inteiramente na vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável para os que o buscam (Rm 12.2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a [boa], agradável, e perfeita vontade de Deus). Mas, fazer a vontade de Deus é transformar o Mundo que está rejeitando a Deus em todo o momento, desde o nascimento de Cristo (Jo 1.10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu).
            A cruz é a demonstração do amor de Deus ao Mundo caído, pois na cruz é dado a entender o sentido mais amplo do amor de Deus que está implícito em João 3:16. Algumas pessoas enxergam este amor aos eleitos apenas, contudo este amor é os que estão num sistema corrupto e de dor (1Jo 5.19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno). Este sentimento é demonstrado em muitos pontos, mas com maior veemência pode ser vista no chamamento de Moisés para liberta o povo de Israel do Egito (Êx 3.7-8 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; 8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu). Nem todos que saíram do Egito entraram na Terra Prometida, mas a mensagem de Deus chegou até eles, mesmo estes em sua maioria pertencendo ao Mundo cruel. Todavia, o sacrifício de Cristo deve ser entendido a todas as nações da Terra, donde há os seus eleitos (1Jo 2.2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo). Este sacrifício anuncia que Cristo é o único que sofreu pelo pecado do homem (1Pe 2.24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados).
            A Palavra declara que nós devemos dar a vida pelos irmãos, remete ao IDE joanino (Jo 20.21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós), pregar a Cristo é pregar a cruz como o próprio Senhor a pregou. Quando o foco é pregar a Cruz de Cristo compreendemos que o evangelho é o poder para salvar o pecador (1Co 1.17-18 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. 18 Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus). Pregar a Cruz é proclamar a redenção proveniente por Jesus Cristo através da morte e ressureição. Mas há uma mensagem secundária em pregar a Cruz que é o ato de abnegação (Mt 16.24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me).
                A cruz na vida de um missionário alude perseguição (Gl 5.11 Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado. Gl 6.12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo); a Cruz na vida do missionário é a renuncia para pregar o evangelho verdadeiro (Gl 6.14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo).

                Assim, se identificar com Cristo implicará identificar com a sua Cruz, e encontrar Jesus carregando a Cruz é vê-lo morrer pelo pecado do Mundo, com poder para salvá-lo (Hb 7.25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles). Chamado missionário passa pelo mesmo sofrimento de Jesus; quem não passa pela Cruz omite o arrependimento, encoraja uma crença irreal, e não oferece um alicerce estável para o serviço cristão. O missionário está fora da ordem Mundial, e inserido ao Reino futuro, que já invadiu o mundo atual e logo virá em plenitude de poder (Fp 3.20 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo). Desta feita o missionário cumprirá os dois mais importantes mandamentos (Mc 12.30-31 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. 31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário