Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

O ensino da Cruz

Resultado de imagem para Cruz

“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz, e siga-me” — (Mateus 16:24).
Na nossa vida em certos momentos exige de nós renuncia, todavia, nenhuma delas hão de se compararem a renuncia que é exigida por Cristo aos que são chamados para seguir, ou seja, aos discípulos. No texto de Mateus 16:24, nos trás algumas máximas do ensinamento de Cristo em nossa vida.
O primeiro ensinamento é o ato voluntário de querer ir após de Cristo, mostrando entrega voluntária ao senhorio de Cristo, ou seja, uma plena entrega à Cristo, ouve as suas palavras e a praticam, logo se não praticam; não pertencem a Deus (João 8:47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem). Cristo é Senhor e Salvador dos que ele elege, e o senhorio de Cristo é o que prover o escape das contaminações do Mundo, aqueles que não praticam o Senhorio de Cristo em suas vidas se tornam piores do que antes (II Pedro 2:20 Se, tendo escapado das contaminações do Mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que o princípio). A fé cristã é prática dos princípios ensinados (Romanos 2:13 Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos.), viver o cristianismo é ir após Cristo, ou seja, seguir aos passos de Cristo.
O segundo entendimento é a se mesmo se negue. Negar é o ato de se despir de todas as vaidades que possam lhe atar ao Mundo e a si mesmo. Aquele que deseja estar em Cristo deverá morrer (Romanos 8:13-14 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus). A vida cristã é uma maratona, difícil, de extremo cansaço e de dificuldades tamanhas, mas o corredor é chamado para deixar para trás todo o embaraço que lhe empesa de prosseguir (Hebreus 12:1-2), pois todos que se prendem ao pecado predem se a si mesmo, e o “eu” torna o seu deus e este anseia em fazer o se próprio caminho de lamento (Provérbios 30:11-14). Negar a si mesmo é seguir o exemplo de Cristo; é fazer a vontade daquEle que lhe enviou (I Pedro 2:21). Ele “não agradou a si mesmo” (Romanos 15:3). E há dificuldades no caminho, obstáculos na estrada, dos quais o principal é o ego. Portanto, este deve ser “negado”. Este é o primeiro passo para se “seguir” a Cristo.
O terceiro ensinamento é tomar a Cruz. Tomar a “cruz” significa uma vida voluntariamente rendida a Deus. Como o ato dos homens ímpios, a morte de Cristo foi um assassinato; mas como o ato do próprio Cristo, foi um sacrifício voluntário, oferecendo a Si mesmo a Deus. Foi também um ato de obediência a Deus. Em João 10:18 Ele disse, “Ninguém a [Sua vida] tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou”. E por que Ele o fez? Suas próximas palavras nos dizem: “Este mandato recebi de meu Pai”. A cruz foi à suprema demonstração da obediência de Cristo. Ele foi o nosso Exemplo. Em Filipenses 2:5: “Que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. E nos versos seguintes nós vemos o Amado do Pai tomando a forma de um Servo, e tornando-Se “obediente até a morte, e morte de cruz”. Agora, a obediência de Cristo deve ser a obediência do cristão — voluntária, alegre, sem reservas, contínua. A “cruz” significa rendição e dedicação a Deus: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).
A “cruz” significa serviço vicário e sofrimento. Cristo deu a Sua vida pelos outros, e Seus seguidores são chamados a estarem dispostos para fazerem o mesmo: “Devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1 João 3:16). Esta é a lógica inevitável do Calvário. Somos chamados para seguir o exemplo de Cristo, para a companhia de Seus sofrimentos, e para ser participantes em Seu serviço. Assim como Cristo “a si mesmo se esvaziou” (Filipenses 2:7), assim devemos fazer. Assim como Ele “veio para servir, e não para ser servido” (Mateus 20:28), assim devemos ser. Assim como Ele “não agradou a si mesmo” (Romanos 15:3), assim devemos fazer. Assim como Ele se lembrou dos outros, assim devemos lembrar: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados” (Hebreus 13:3).
Quando vivemos estes três ensinamentos vivemos o verdadeiro cristianismo. Um cristianismo de Senhorio de Cristo; um cristianismo de Renuncia; e um cristianismo de sacrifício e entrega. Que cada uma de nós possamos viver este cristianismo de mudanças de paradigmas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário