Hc. 3:2
Introdução
Quando remetemos a nossa mente em
avivamento logo é proposto pensar em curas, sinais, prodígios e maravilhas,
contudo, avivamento vai além destes anseios. Todavia, avivamento não é apenas o
invisível, mas o visível.
A palavra avivamento nos dois
idiomas principais da bíblia ira proporcionar um entendimento das palavras
anteriores. No hebraico é “hãyãh” que
significa: avivar (conservar; dar; deixar; restaurar; e salvar), vida (fazer,
haver), viver, sarar, renovar, criar, livrar, proteger, ressuscitar etc...
Encontramos no Novo Testamento
grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento.
São elas: 'egeíro, 'anastáso, 'anázoe e 'anakaínoo. Outras palavras gregas
comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos (cf.
'anazopyréo em 2 Tm 1.6) ou uma planta que lança novos brotos e "floresce
novamente" (cf. 'anaphállo em Fp 4.10).
No Novo Testamento grego as
palavras supracitadas aparecem no contexto de avivamento, apenas sete vezes,
embora a ideia básica de avivamento seja sugerida com mais frequência. Uma
possível explicação para o uso escasso dos termos, em comparação ao Antigo
Testamento, é que o Novo cobre apenas uma geração, durante a qual a Igreja
Cristã desfrutou, na maior parte do tempo, um grau incomum de vida espiritual.
O sentido estrito do avivamento é
o que iremos tentar demonstrar aqui.
I) O sentido estrito de
avivamento.
Estritamente falando, avivamento
é algo que acontece unicamente no meio do povo de Deus (Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce
o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas
de primavera que regam a terra. " Oséias 6:3). O Espírito Santo
renova, reaviva e desperta a igreja sonolenta (Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da
letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. 2 Coríntios
3:6). É revitalização onde já existe vida. Ou, como disse Robert Coleman, é
"o retorno de algo à sua verdadeira natureza e propósito" .
Comentando um pouco mais sobre o
sentido estrito de avivamento, diz o Dr. Martin Lloyd-Jones:
É uma experiência na vida da
Igreja quando o Espírito Santo realiza uma obra incomum. Ele a realiza,
primeiramente, entre os membros da Igreja: é um reviver dos crentes. Não se
pode reviver algo que nunca teve vida; assim, por definição, o avivamento é
primeiramente uma vivificação, um revigoramento, um despertamento de membros de
igreja que se acham letárgicos, dormentes, quase moribundos.
Quando há esse impacto da obra do
Espírito de Deus na vida da igreja, os resultados imediatos do avivamento são
sentidos no povo de Deus: senso inequívoco da presença de Deus; oração
fervorosa e louvor sincero; convicção de pecado na vida das pessoas; desejo
profundo de santidade de vida e aumento perceptível no desejo de pregação do
evangelho. Em outras palavras, a igreja amortecida e tristemente doente é a
primeira a ser beneficiada pelo avivamento.
II) O padrão bíblico de
avivamento está na Bíblia
Os primórdios do avivamento
bíblico aparecem em Gênesis. Segundo Coleman, o que se pode chamar de "o
grande despertamento geral" ocorreu nos dias de Sete, pouco depois do
nascimento de seu filho Enos: "Então se começou a invocar o nome do
Senhor" (Gn 4.26). O nome Enos quer dizer fraco ou doente. O que é deveras
significativo. Considerando o assassinato de Abel (Gn 3.9-15) e o aparecimento
cada vez mais forte de doenças na raça humana, o nome Enos era bastante
adequado. "É provável que fosse um reflexo da consciência da depravação
humana e da necessidade da graça divina". À parte desta indicação não
existe nenhum outro relato de avivamento no princípio da história da raça
humana. O relato subsequente do dilúvio ilustra de modo dramático o que
acontece com um povo que não se arrepende de seus pecados.
Depois temos os patriarcas que
por vários séculos lideraram o povo de Deus. Sempre que a vitalidade espiritual
do povo se desvanecia, eles agiam como a força que promovia novo vigor. O breve
avivamento na casa de Jacó é um bom exemplo disso (Gn 35.1-15). Mais tarde, sob
a liderança de Moisés, há períodos empolgantes de refrigério, especialmente nos
acontecimentos ligados à primeira páscoa (Ex 12.21-28), na outorga da lei do
Senhor no Sinai (Ex 19.1-25; 24.1-8; 32.1-35.29) e no levantamento da serpente
de bronze no monte Hor (Nm 21.4-9).
No tempo de Josué um
despertamento espiritual predominou em suas campanhas, como na travessia do rio
Jordão (Js 3.1-5.12) e na conquista de Ai (Js 7.1-8.35). Mas quando terminaram
as guerras e o povo se assentou para desfrutar os despojos da vitória, uma
apatia espiritual se apoderou da nação. Sabendo que seu povo estava dividido,
Josué reuniu as tribos de Israel, em Siquém, e exigiu que cada um escolhesse,
de uma vez por todas, a quem servir (Js 24.1-15). Um verdadeiro avivamento
segue-se a esse desafio, prosseguindo durante "todos os dias de Josué, e
todos os dias dos anciãos que ainda viveram muito tempo depois de Josué, e
sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a Israel" (Js 24.31).
O período de trezentos anos de
liderança dos juízes mostra os israelitas, de quando em quando, traindo o
Senhor e servindo a outros deuses. O juízo de Deus é inevitável. Então, após
longos anos de opressão, o povo se arrepende e clama ao Senhor (Jz 3.9,15; 4.3;
6.6,7; 10.10). Em cada ocasião Deus responde as orações, enviando-lhes um
libertador que liberta o povo na vitória contra os inimigos. Um dos maiores
movimentos avivalistas aparece no final desse período, sob a direção de Samuel
(I Sm 7.1-17).
Tempos de renovação ocorreram
periodicamente no período dos reis. A marcha de Davi, entrando com a arca em
Jerusalém, possui muitos ingredientes de um avivamento (2 Sm 6.12-23). A
dedicação do templo, no início do reinado de Salomão, é outro grande exemplo (I
Rs 8). O avivamento também chega a Judá nos dias de Asa (I Rs 15.9-15). E
Josafá, outro rei de Judá, lidera uma reforma (I Rs 22.41-50), bem como o
sacerdote Joiada (2 Rs 11.4-12.16). Outro poderoso despertamento é vivenciado
na terra sob a liderança do rei Ezequias (2 Rs 18.1-8). Por fim, a descoberta
do livro da lei, durante o reinado de Josias, dá início a um dos maiores
avivamentos registrados na Bíblia (2 Rs 22,23; 2 Cr 34,35).
Ainda, sob a liderança de
Zorobabel e Jesua, outra vez começa a reacender um novo avivamento (Ed
1.1-4.24). Tendo as intimidações dos inimigos induzido os judeus a
interromperem a reconstrução do templo, os profetas Ageu e Zacarias entraram em
cena para instigar o povo a prosseguir (Ed 5.1-6.22; Ag 1.1-2.23; Zc 1.1-21;
8.1-23). Setenta e cinco anos depois, com a chegada de outra expedição liderada
por Esdras, novas reformas são iniciadas em Jerusalém, dando-se mais atenção à
lei (Ed 7.1-10.44). O avivamento alcança o auge poucos anos depois, quando
Neemias se apresenta para completar a construção dos muros de Jerusalém e
estabelecer um governo teocrático (Ne 1.1-13.31).
Uma oração por avivamento e a
promessa de sua ocorrência encontramos também em Joel 2.28-32; Habacuque
2.14-3.19 e Malaquias 4.
No apogeu de um grande avivamento
Jesus aparece e é batizado por João Batista. Escolhe e treina seus discípulos;
ascende aos céus, deixando-os na expectativa de receberam a promessa do
Espírito (Lc 24.49-53; At 1.1-26). O poderoso derramamento do Espírito Santo,
no dia de Pentecostes, inaugura o avivamento que Jesus havia predito (At
2.1-47). "Marca-se, assim, o início de uma nova era na história da
redenção. Por três anos Jesus trabalhara na preparação desse dia - o dia em que
a Igreja, discipulada por intermédio de seu exemplo, redimida por seu sangue,
garantida por sua ressurreição, sairia em seu nome a proclamar o Evangelho 'até
os confins da terra' (At 1.8)" (14).
O livro de Atos registra a
dimensão desse avivamento. Avivamento em Jerusalém, em Samaria, em Antioquia da
Síria e em Éfeso. E de lá para cá, são muitos os relatos da obra vivificadora
do Espírito Santo na história da igreja, como por exemplo, na Alemanha com a
Reforma Protestante do século XVI, na Inglaterra no século XVIII, entre os
negros Zulus da África do Sul na década de 60 e na Coréia do Sul nestes últimos
tempos, dentre outros.
Que Deus derrame do seu Espírito
sobre nós para que possamos, como igreja e povo brasileiros, experimentar mais
uma vez daquele "fogo abrasador" que nos purifica e nos santifica
para uma vida cristã de obediência à sua Palavra.
PARABÉNS! EXCELENTE! (Y)
ResponderExcluirMuito obrigado, peço-lhe a sua cooperação em oração, para que Deus continue abençoando.
ExcluirQue o Senhor Deus te fortaleça meu irmão, mais e mais.
ResponderExcluirE que o Espírito de Sabedoria esteja em Ti sempre