Existem dois canos principais nos
campos da teologia dentro do cristianismo na América hoje: o Arminianismo e
Calvinismo. Calvinismo é um sistema de interpretação bíblica ensinada por João
Calvino. Calvino viveu na França em 1500, no momento em que Martin Luther desencadeou
a Reforma.
O sistema do Calvinismo adere a
uma visão muito alta da Escritura e busca tirar suas formulações teológicas
baseadas unicamente na Palavra de Deus. Centra-se na soberania de Deus, declarando
que Deus em virtude de sua onisciência, onipresença e onipotência, é disposto e
capaz a fazer o que Ele deseja com a Sua criação. Sustenta também que dentro da
Bíblia estão os seguintes ensinamentos: que Deus, pela Sua graça soberana
predestina as pessoas para a salvação; que Jesus morreu apenas para aqueles
predestinados; que Deus regenera o indivíduo onde ele é então incapaz; e que é
impossível para aqueles que são resgatados de perder sua salvação.
Basicamente, o calvinismo é
conhecido por uma sigla: TULIP
Estas cinco categorias não
compreendem o calvinismo em sua totalidade. Eles simplesmente representam
alguns dos seus principais pontos.
a) Depravação
Total:
O pecado afetou todas as partes
do homem. O coração, as emoções, à vontade, mente e corpo é afetado pelo
pecado. Todo ser humano é completamente pecaminoso. O homem não é tão
pecaminoso como poderia ser, mas está totalmente afastado pelo pecado.
A doutrina da Depravação Total é
derivada da Escritura que revelam o caráter humano: O coração do homem é mal
(Marcos 7: 21-23 e doente Jer. 17: 9). O homem é escravo do pecado (Rom. 6:20).
Ele não busca a Deus (Rom. 3: 10-12). Ele não pode entender as coisas
espirituais (1 Cor. 2:14). Ele está em inimizade com Deus (Ef. 2:15). E, é por
natureza um filho da ira (Ef. 2: 3). O calvinista faz a pergunta: "À luz
das escrituras que declaram verdadeira natureza do homem como sendo totalmente
perdida e incapaz, como é possível para qualquer um querer escolher ou desejar
Deus?" A resposta é: "Ele não pode. Por isso, Deus teve de predestinar".
Calvinismo também afirma que por
causa da nossa natureza decaída não poderemos nascer por nossa própria vontade,
mas da vontade de Deus (João 1: 12-13); Deus concede que acreditamos (Fp
1:29.); a fé é a obra de Deus (João 6: 28-29); Deus nomeia as pessoas a acreditar
(Atos 13:48); e Deus os predestina (Ef. 1: 1-11.; Rom 8:29; 9: 9-23).
b) Eleição
Incondicional:
Deus não baseia a sua eleição em
nada que Ele vê no indivíduo. Ele escolhe os eleitos de acordo com o
beneplácito de sua vontade (Ef. 1: 4-8; Rm 9:11.), sem qualquer consideração de
mérito dentro do indivíduo. Nem porque Deus olhou para o futuro; para ver quem
iria aceitá-lo. Além disso, como alguns são eleitos para a salvação, outros não
(Rom. 9:15, 21).
c) Expiação
limitada:
Jesus morreu apenas pelos
eleitos. Embora o sacrifício de Jesus fosse suficiente para todos, não foi
eficaz para todos. Jesus só levou os pecados dos eleitos. Suporte para esta
posição é desenhada a partir de tais escrituras como Mat. 26:28, onde Jesus
morreu por "muitos"; João 10:11, 15, que diz que Jesus morreu pelas
ovelhas; (não as cabras, por Matt 25 32-33.) João 17: 9, onde Jesus em oração
intercedeu por aqueles dados a Ele, e não os de todo o mundo; Atos 20:28 e Ef.
5: 25-27, que estabelecem que a Igreja foi comprada por Cristo, nem todas as
pessoas; e Isaías 53:12 que é uma profecia da crucificação de Jesus, onde ele
levou os pecados de muitos (não todos).
d) Graça
Irresistível:
Quando Deus chama seus eleitos
para a salvação, eles não podem resistir. Deus oferece a todas as pessoas a
mensagem do evangelho. Isso é chamado à chamada externa. Mas, para os eleitos,
Deus estende uma chamada interna que não pode ser resistida. Esta chamada é
pelo Espírito Santo que trabalha nos corações e nas mentes dos eleitos para
trazê-los ao arrependimento e regeneração pelo qual eles voluntariamente e
livremente vir a Deus. Alguns dos versos utilizados no apoio a este ensino são
Romanos 9:16, onde diz que "não é do que quer, nem do que corre, mas de
Deus que usa de misericórdia"; Filipenses 2: 12-13, onde Deus é dito ser a
única salvação trabalhando no indivíduo; João 6: 28-29 onde a fé é declarado
ser a obra de Deus; Atos 13:48, onde Deus nomeia as pessoas a acreditar; e João
1: 12-13 onde nascer de novo não é pela vontade do homem, mas de Deus.
“Todo aquele que o Pai me dá virá a
mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora "(João 6:37).
e) Perseverança
dos Santos:
Você não pode perder a sua
salvação. Porque o Pai elegeu, o Filho redimiu, e do Espírito Santo tem
salvação aplicada, aqueles assim salvos estão eternamente seguros. Eles estão
eternamente seguros em Cristo. Alguns dos versos para esta posição são João 10:
27-28, onde Jesus disse que suas ovelhas nunca perecerão; João 6:47 onde a
salvação é descrita como a vida eterna; Romanos 8: 1, onde se diz que já
passamos da sentença; 1 Coríntios 10:13, onde Deus promete que nunca iremos ser
tentados além do que podemos lidar com; e Fil. 1: 6, onde Deus é o único ser
fiel para nos aperfeiçoar até o dia da volta de Jesus.
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