Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de julho de 2014

Indo para o Norte real



Texto: E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:9-14)

Qual o rumo que o cristão deve tomar em sua vida, no mundo atual cada pessoa trilha o seu caminho; é vivido o ponto culminante do hedonismo. O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.

Todavia, esta busca do prazer leva o ser humano a um norte fictício, é certo que a felicidade é a busca do ser, contudo a onde buscá-la? Será que a tem quando a pessoa está feliz? Quando tem o seu prazer realizado? Será que Cristo traria esta felicidade ao homem? Perguntas que são feitas por todos que sonham viver.

Crer que Cristo é a bússola para o norte verdadeiro, não quer dizer que esta pessoa terá sucesso em sua caminhada. Pois, a bússola aponta para o norte real, todavia não amostra os perigos que existe no caminho.
A Salvação de Cristo não é pelas obras que realizamos, como o Apóstolo São Paulo explica no versículo (Filp. 3:9 a e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei...), mas sim da verdadeira união com Cristo, ou seja, da justiça que procede de Deus (Rom. 1:16-17 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé"), tal graça é mediante a fé para que o homem não se confunda em sua soberba (Filp. 3:9b, mas a que vem pela fé em Cristo...). O objetivo da fé não é conquista terrenas, mas, sim estar em Cristo, e tê-lo com Senhor e Salvador (Gal. 2:16 sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.) A fé é o meio para a salvação, e não base; o Apóstolo descobre que nada poderia provir dele que resultaria em gozo eterno, então este, renuncia todo o seu eu (Filp. 3:9 c ... a saber, a justiça que vem de Deus pela fé). A fé recebe o dom de Deus para a justiça (Rom. 3:22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção), assim o exercício da fé precede o veredicto de Deus para a justificação (Rom. 5:1 sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo), a fé precede a justificação.

Ir à direção de Cristo é conhecê-lo não de maneira intelectual, mas sim no profundo do ser (Filp. 3:10 a Para conhecê-lo). Conhecer a Cristo é ter identificação com sua ressurreição, então nada poderá nos tirar da rota norte (II Cor. 4:7-11), é pela manifestação do sofrimento de Cristo em nossa vida que o poder de Deus é revelado a nós, não em nossas virtudes, mas em nossas fraquezas.

Paulo via que este caminho lhe aperfeiçoava a cada passo (Filip. 3:12 Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.). Todos que são salvos devem prosseguir aperfeiçoando sua salvação (I Tim 6:11-19 Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.
Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo: Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.
Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.
Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.
Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.), para que não venham perder a alegria de ser Salvo em Cristo Jesus, só será salvo aquele que tem a Cristo com Senhor e Salvador da sua vida.


Assim o apostolo termina dizendo (Filip. 3:14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.), buscar a salvação em sua totalidade (Rom. 13: 11 Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.), ir a direção ao alvo é buscar a vontade de Deus, descobri-la e cumpri-la. Assim chegaremos ao verdadeiro Norte “o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário