Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Restaurando os pontos de crise em meu lar


Texto: Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. (Cânticos 2:15-16).

A vida familiar é como um jardim, no sentido mais amplo da palavra. Um jardim bonito enche os olhos e lhe dar vontade de estar nele a todo tempo, contudo, para que este ficasse pronto foi demandado tempo, projeto, trabalho, suor, lágrimas, em algum momento sangue, escolhe de material de trabalho, escolha de material decorativos, plantas, vasos, pedriscos etc...

Quando formados todos veneram a obra final, todavia, ignoram o processo desta obra prima. Destarte, após o projeto estar em harmonia ainda há o trabalho de manutenção para evitar a destruição deste projeto.

A família é da mesma forma, exige de todos um esforço para fazê-la florescer, e depois que está pronta haverá necessidade de tomar todos os cuidados para manter este jardim vivo, longe do alcance das raposinas.

Como foi demonstrado no livro de Cânticos é um amor lindo, mas é apontado para uma chance de problemas destruírem todo aquele cultivo amoroso. Na vida familiar também é desta forma, a Palavra do Senhor (O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, esta voltará sobre ele. Provérbios 26:27-28), temos de ter uma vida repleta de cuidados para não cometer erros que nos leve a dores infindáveis em nossas vidas.

A falta de compreensão é um dos males que mais assombram as famílias nos tempos atuais, haja vista, que o egoísmo é o que mais é estimulado nos dias atuais. Para viver em harmonia temos de suportar uns aos outros (¶ Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:21-22 ), sujeitar é demonstrar o amor verdadeiro (Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10). Nos tempos atuais a uma grande falta de amor em todos os relacionamentos, principalmente o relacionamento familiar.

O amor é essencial ao lar, este amor não é apenas em palavras que o vento leva, mas em atos que demonstram a grandeza deste amor, nisto podemos remeter ao exemplo de Cristo, que não nos amou apenas de palavras (Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8), cada integrante de um lar têm a obrigação de demonstrar este amor por atos em sua família: filho demonstrando obediência (¶ Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Efésios 6:1-2); Pais (E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4); Mulheres (Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor Efésios 5:22); Maridos (Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Efésios 5:28). Não basta dizer que amamos, temos de amar com atitudes.


Nisto há esforço, perseverança, devoção e fé. Se há problemas em seu lar, você terá de ter em teu coração uma vontade incansável de buscar a Deus (Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança".
Lucas 8:15-16 ), e de você se transformar em uma nova criatura (Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
2 Coríntios 5:17 ) para que possa plantar e colher coisas novas, a bênçãos de Deus em sua casa ("Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Isaías 55:8-9 ). Não deixem as raposinas destruirem seu lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário