A vida no Espírito aponta para as
ordenanças na igreja de Cristo. Nos escritos paulinos não há muitas referências
sobre estas ordenanças, todavia as que hão, são de suma importância. Podemos
ver a exemplo o trecho de I Cor. 12:13 a. que mostra a importância que o
Espírito Santo têm na atuação dos que se convertem. Neste caso Paulo mostra que
a pessoa que se converte é feita parte da igreja pelo Espírito Santo e não
pelas águas. O novo nascimento só é efetuado naquele que é gerado pelo Espírito
Santo. Esta unidade só é proporcionada pelo Espírito, como ele menciona
posteriormente que: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi
dado de beber de um único Espírito.
Uma
vida no Espírito para Paulo referisse a unidade que a pessoa tem com a Igreja,
pois, não havendo unidade, aquela pessoa não está em Cristo (Gal. 3:27-28). O
Espírito nos liga à Cristo, e Cristo é o que nos liga um ao outro. Esta unidade
com Cristo indicará que você é, ou não, uma nova pessoa em Cristo (Rom. 6:3).
Viver em unidade é viver a nova vida de Cristo, sem rudimentos do passado, ser
crente é ser santo, e ser santo é ser separado (Rom 6:4; Col. 2:12). Quando
vivemos isto por completo, vivemos em unidade com Cristo.
A
menção da Ceia do Senhor também ressalta que esta ordenança é para exaltar a
unidade do Espírito na vida da Igreja. Em I Cor. 10: 16-17. É imperativo é que
uma vida no Espírito Santo é uma vida cheia da graça de Deus em comunhão com os
irmãos, e com Deus. Não há como termos a certeza de uma vida cheia no Espírito
Santo sem estar em comunhão com todos que fazem parte do corpo. Quando o
cristão participa do corpo de Cristo é reforçado na mente dele que o Senhor o
chamou para ser um com a sua igreja e com Cristo.
Assim
a Ceia do Senhor é de suma importância para os irmãos, pois é o momento de
unidade. Para Paulo não se poderá haver facções na Igreja, isto é demonstrado
no pensamento expresso em I Cor. 11:21, donde estes faziam grupos fechados o
tomavam a Ceia com abundância entre os mais afortunados, quanto os mais pobres
nem eram lembrados, então Paulo diz que isto não é Ceia do Senhor, ou seja,
isto não é comunhão (I Cor. 11:20). E, então a Ceia ganhará a explicação mais
contundente ao que tange uma vida cheia no espírito Santo (I Cor. 11:23-26): 1)
Uma vida no Espírito vive a nova aliança; 2) Uma vida no Espírito tem a memória
do sacrifício de Cristo na Cruz; 3) e uma vida no Espírito Santo é uma vida de
proclamação da morte do Senhor até que ele venha.
Assim,
Paulo afirma que aquele que tem uma vida no Espírito Santo é o crente nascido
de novo, que morreu em Cristo e ressuscitou para uma vida em comunhão com
Cristo e com os seu irmão, como um verdadeiro corpo espiritual.
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