O crente em Cristo Jesus deverá
ter uma vida cheia do Espírito Santo, isto significa se tornar morada das
virtudes espirituais (Rom. 8:9, 11; I Co. 3:16). Viver uma vida no Espírito é
viver uma vida cheia da virtude do Altíssimo confrontando o Mundo e seus
ideais.
A teologia cristã defende que
todo crente tem o Espírito Santo, e são guiados por eles, Paulo diz
afirmativamente que “Porque todos os que são guiados pelo
Espírito de Deus esses são filhos de Deus”. (Romanos 8:14 ) E, em
termos negativos: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito
de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal
não é dele”. (Romanos 8:9) Um erro grosseiro é falar que uma pessoa que
se converteu a Cristo, não tem o Espírito Santo; pois, logo esta não será
convertida.
Existe uma distorção sobre ser
cheio do Espírito Santo. As pessoas pensão que é um recebimento de um espírito,
e que tal pessoa manifestará tremedeiras, giros e gritos, ou, que falará freneticamente.
Todavia, ser cheio do Espírito Santo é manifestar o fruto do Espírito, e o que
é este fruto? Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade,
bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
(Gálatas 5:22,23) então, pois o fruto da luz consiste em toda
bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
(Efésios 5:9,10). Esta ideia é ratificada pelo nome que os cristões conheciam: Espírito
Santo.
O Espírito Santo não é uma força,
mas sim, uma pessoa. Paulo diz que o Espírito Santo distribui dons aos homens,
como lhe apraz (I Cor. 12:4-11), demonstrando querer e gerenciamento. Ele
também falará da psique do Espírito Santo, da mente, do que soma a
personalidade de qualquer pessoa (Romanos 8:6, 27) e demonstra sentimento que o
Espírito Santo tem, quando ressalta para não entristecer o Espírito Santo
(Efésios 4:30). Este entendimento é essencial para que o cristão venha ter um
aproveitamento de toda Obra do Espírito Santo, pois, é este que derrama o amor
de Deus nos corações (Rom. 5:5), e o mesmo Espírito Santo é também o que gera
amor em nós (Rom. 15:30). Pelo Espírito Santo ser uma pessoa é somos guiados
por Ele (Gal. 5:18). O Espírito Santo não é uma força impessoal.
O entendimento paulino vai
demonstrar que o espírito Santo está envolvido é atividades importantíssimas.
Paulo afirma que os crentes estão no Espírito Santo, assim como disse que eles
estão em Cristo. Destarte, os crentes não estão na carne, mas no Espírito Santo
(Romanos 8:9); estes podem falar no Espírito Santo (I Cor. 12:3); devem andar
no Espírito Santo (Gal. 5:16); a consciência de Paula atua no Espírito Santo
(Rom. 9:1). Semelhantemente, Paulo fala dos que se inclinam para o Espírito
Santo (Rom. 8:5; Gal. 4:29), e dos que andam “segundo o Espírito Santo” (Gal.
5:16,25). Ultimasse que o Espírito Santo é fator dominante na vida do crente.
Para Paulo o Espírito Santo é uma
pessoa real que habita nos crentes (I Cor. 6:19; II Tm 1:14), os fortalece para
o serviço (Rom. 8:26; II Cor. 3:6; Ef. 3:16) e lhes ensina o que deve dizer (I
Cor 2:13). O resultado é uma série de virtudes cristãs, como justiça, paz e
alegria (Rom. 14:17; I Ts 1:1-6); a esperança da Justiça (Gal. 5:5) e admissão
da presença do Pai (Ef. 2:8). E, então é dado o entendimento que quem semeia
para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna (Gal. 6:8).
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