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terça-feira, 1 de setembro de 2015

Vida no Espírito Santo e a Igreja

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Viver cheio do Espirito Santo é viver em comunhão com a sua igreja, é impossível ser uma pessoa cheio do Espírito Santo e não está em comunhão com a igreja de Jesus. Quando o cristão é salvo e o Espírito Santo o convence que é um pecador logo ele é levado a congregar em uma igreja. Paulo valoriza de mais a igreja do Senhor; há nas escrituras 114 exemplos sobre Igreja e 62 destes exemplos estão nas epístolas paulinas. Paulo enxerga que a Igreja é visível como invisível; local como universal. A Igreja para Paulo é lugar de edificação (1 Cor 11:18; 14: 19-28). Ele então fala da igreja utilizando expressões de soberanias: Igreja de Deus (1 Cor 1:2;Gal. 1:13); das Igrejas de Deus (1 Cor. 11:16; 1 Tess. 2:14); e das de Cristo (Rom. 16: Gal 1:22). E às vezes remete as igrejas locais (1 Cor. 16:1; Gal. 1:2; 1 Co. 16:19; 2 Cor. 8:1; Gal. 1:22; Col. 4:16; 1 Tess 1:1; 2 :Tess. 1:1).

                Paulo também menciona igrejas menores, utilizando à expressão a “igreja na casa” (Rom. 16:5; 1 Cor 16:19; Col. 4:15; Fm 2). Não está bem claro o que esta expressão significa, pois só havia apenas igrejas em lares neste período, mas indica que eram grupos pequenos “okios”.

                Uma tese defendida por Paulo é da Igreja Universal, que é a Igreja existente em todo o Mundo. Neste sentido Paulo fala que Deus estabeleceu primeiro Apóstolos que não eram lideres locais (1 Cor. 12:28), neste pensamento Paulo foi perseguidor de toda a igreja (1 Cor. 15:9; Gal. 1:13). Assim entendemos que na mente de Paulo a Igreja é o corpo de Cristo (Cl. 1:24), do qual Cristo é a Cabeça (Ef. 1:22; 5:23; Cl 1:18). Assim a igreja cheia do Espírito Santo é uma igreja sujeita a Cristo (Ef. 5:24) e é por isto que a igreja é a expressão da multiforme sabedoria  de Deus nas regiões celestiais (Ef. 3:10). A Igreja é a depositaria do amor de Cristo, pois Cristo se entregou por ela (Ef. 5:25), e não apenas a adquiriu, mas a alimenta (Ef. 5:29).


                Assim poder-se-ia afirma que para ser cheio do Espírito Santo deve estar em comunhão profunda com a igreja, isto é ratificado pelas diversas formas que Paulo Ilustra a Igreja. A igreja é um edifício a onde o fundamento é Cristo (1 Cor. 3:11). Contudo, o fundamento doutrinário são os profetas e os apóstolos (Ef. 2:20). De modo mais específico é o santuário de Deus (1 Co. 3:16; Ef. 2:21), termo que combina com o adjetivo “santos”, comumente aplicado aos salvos. A igreja é uma família (Ef. 2:19; Gal. 6:10; I Tim. 3:15). Ela é a noiva de Cristo (2 Cor. 11:2; Ef. 5:25-32). Ela é o seu corpo (Cl. 1:18, 24; Rom. 12:4-5). Aqueles que são parte da Igreja é o povo de Deus (Rom 9:25-26), a nova raça humana (Cl. 3:10-11). Todos estes predicativos são também os predicativos do povo de Deus na face da terra, desta feita o cristão que este integrado na igreja é um cristão que tem uma Vida Cheia No Espírito Santo.

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