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segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vida no Espírito Santo e o Caminho da Fé

Sermão de quinta-feira dia 03 de setembro de 2015.
Culto de Ensino.


A palavra Fé na teologia paulina é muito utilizada cerca de 142 vezes, ainda o verbo crer 54 vezes e o adjetivo fiel 22 vezes. Ao utilizar esta palavra Paula tenta não deixar margem para dúvidas de que a fé é um fundamento para uma vida no Espírito. Quando é falado de fé, tem que entender que ela tem a sua parte na intelectualidade (Rom. 6:8; 10:9), todavia esta intelectualidade não é à base da fé. Logo é expresso por Paulo que Fé é compromisso, entrega de toda a vida ao Senhor.
                Para o entendimento paulino a FÉ é o firmamento para receber várias dádivas de Deus para a vida dos seus eleitos. É pela fé que o crente em Cristo Jesus recebe a “justiça de Deus” (Rom. 3:22; Fp. 3:9). Esta justiça em Cristo é dada pela justificação, que é pela fé (Rom. 3:28, 30; 5:1; Gal. 3:24), assim há a ratificação desta doutrina na citação do Texto do profeta Habacuque, donde deve ser compreendido desta forma: “Aquele que é justo, viverá pela fé” (Rom. 1:17; Gal. 3:11). Semelhantemente a propiciação é “pela fé” que o pecador toma posse (Rom. 3:25), como também o ato de adoração (Gal. 3:26).
                A ênfase é no patriarca Abraão para explicar o caminhar da fé; um grande exemplo: Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça (Rom. 4:3; 22-23; Gal. 3:6). Para os judeus Abraão era aquele que cumpriu a Lei de maneira exemplar, mas para Paulo não era o cumprimento da Lei, mas sim a Fé que ele teve que era importante. Um dos exemplos mais contundente da vida de Abraão é a resposta ao chamamento de Deus quando tinha 75 anos de idade. Abraão ouve a voz de Deus e obedece, mesmo sem saber para aonde iria (Gên. 12:1-4); esta obediência foi exclusivamente pela fé. Ele creu em Deus e, por isso se entrega por completo a mandato de Deus.
                Na tentativa de demonstrar que Deus estabelece o seu caminho pela graça, e não pela Lei; Paulo citará David em Romano 4: 6-8, aonde a obediência da lei é suprimida pela Fé na graça de Deus. Ao retornar a Abraão, ele trata na circuncisão uma prova de que Abraão foi aceito por Deus pela Fé, haja vista, que ele foi aceito por Deus antes de ser circuncidado; sendo assim, tornando-se Pai dos circuncisos como os dos incircuncisos.
Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;
e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.
Romanos 4:11,12
                Então é demonstrado o argumento de Paulo. Ele demonstra que a promessa feita a Abraão foi liga a ele pela “justiça da Fé” (Rom. 4:13). Assim, a graça é importante e não a Lei, e então é denominada esta conclusão de Fé (Rom. 4:14-16), pela qual todos os que crerem em Deus, recebem a sua graça. E, assim então todos os que são da fé, são denominados filhos de Abraão, e assim abençoados com o crente Abraão (Gal. 3:7-9).
                Paulo ao desenvolver sua tese chega ao ponto de estabelecer a característica do Cristão, que é a Fé. Os cristãos estão firmes na fé (I Cor. 16:13), permanecem na Fé (Col. 1:23), andam por Fé (II Cor. 5:7). Pela fé todo o salvo tem o acesso a Deus (Rom. 5:2 mediante a fé Ef. 3:12), e é pela fé que o Salvador Jesus habita em nos corações dos eleitos (Ef. 3:17). Todos que estão trilhando este caminho deverão buscar o crescimento da fé (II Cor 10:15; II Tes. 1:3; I Tim. 3:10). A progressão desta fé só é possível pelo amor (Gal. 5:6). A fé é capaz de produzir operações incríveis de vida cristã, como Paul ressalta aos Tessalonicenses (I Tes. 1:3). Destarte, a Fé é dada por Deus ao homem, e não é um produto do homem (Rom. 12:3).

                Concluindo, a Fé é o caminho que nos leva a Deus; enxergamos toda a obra salvífica de Deus através da fé. Temos de ter certeza da promessa divina pela Fé que nos foi dada pelo Filho de Deus.

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