Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A vida no Espírito e o caminho da esperança

Sermão pregado em 10/09/2015




Vivemos em um Mundo a onde é primordial ter esperança, no Brasil nos últimos dias vimos um prenúncio de uma grande crise que irá abalar a maioria dos brasileiros; então o que resta para o povo é a esperança que tudo irá melhorar. Todavia, a esperança bíblica é muito diferente disto que entendemos como esperança, nesta série de estudos sobre uma vida no Espírito este último abordará o caminho da esperança mediante aos ensinos paulinos e, nos irá trazer um ensinamento da esperança real e não ilusória.
                O Apóstolo Paulo em seus escritos mostra um interesse de modo singular, comparado com os judeus de sua época, pelo tema escatológico ou como ele mesmo se refere a “parouisia” de Cristo. Dentro do pensamento paulino a vinda de Cristo é eminente, pois, a obra deste há importância central em alguns pontos: I) Que a plenitude dos tempos já era chegada com a vinda de Cristo (Gal. 4:4); II) Que o fins dos séculos já haviam chegados (I Cor. 10:11); e III) que em Cristo já havia uma Nova Criação (II Cor. 5:17). O entendimento escatológico não deve ser o último, mas o primeiro para o cristão, já que em Cristo tudo já se fez novo.
                Destarte, Paulo não exauriu a salvação para esta vida apenas ao contrário ele incentiva a crer em Cristo além desta vida (I Cor. 15:19). Então, ele aborda um tema sobre a parousia de Cristo de maneira sistemática e natural em seu pensamento, principalmente em I Tess. 4:13-18; 5:1-11. Aqui Cristo a esperança real vem para levar a sua igreja, uma esperança que nem a morte poderá usurpar, haja vista, que o Senhor Jesus venceu a morte e o seu povo vencerá também por ele (I Cor. 15:23).
                O Fim dos Tempos para Paulo é o Dia do Senhor (I Cor. 1: 8), simplesmente Ele virá e dará a todos quantos salvou esperança, gozo e coroa de glória, sua glória e alegria (I Tes. 2:19-20). A vinda de Cristo é a vitória permanente contra o mal, o onde, Ele a destruirá (II Tes. 2:8); e ratificador o seu pensamento que o Senhor Jesus Cristo aniquilará o mal em sua vinda (Gal. 5: 19-21; II Tes. 1:7-9), esta é a bendita esperança (Tit. 2:13), pois haverá verdadeiras bênçãos para nós nestes dias que o Senhor nos concederá por sua graça (Col. 1:12; II Tim. 4:8).
                Para Paulo que está em Cristo é Nova Criação (II Cor. 5:17), e esta nova criação gozará a vitória total quando a Soberania de Deus será plenamente manifestada (I Cor. 15:24-28); neste período todos os inimigos da humanidade serão vencidos, inclusive o aguilhão mais poderoso a todo o homem será quebrado, a saber o da morte (I Cor. 15:26). Neste momento a salvação alcançará a todos os eleitos no Mundo (Rom. 11:25), e todas as promessas a Israel serão cumpridas (Rom 11:26-31), os laços de escravidão adâmica acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário