Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Antes de se alegrar por uma alma devo aprender a angustiar-me

Sermão pregado na conferência missionário no dia 12/09/2015 na Igreja Assembleia de Deus Ministério em Anchieta (Congr. de Marechal Hermes Campo de Madureira)


E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Lucas 15:6
Jesus chorou. João 11:35
E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Lucas 19:41
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Heb. 5:7


O Evangelho de nosso Senhor descrito por Lucas no capítulo de número 15, é uma reunião de três parábolas que expressam o ensinamento do pecador remido por Cristo depois de ser alcançado pela graça de nosso Senhor. As parábolas são: do pastor que busca; da mulher que chora; e a do pai que ama, estas ensinam o arrependimento (Luc. 12:54-59). O Reino de Deus é o juízo sobre o Mundo em pecado (Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31), contudo, Deus antes de julgar o Mundo pela sua infinita graça, permitiu que alguns dentre da massa caída fossem atraídos até a Cristo, no intuito de serem salvos (Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim. João 12:32), isto através da renovação da comunhão com o pecador arrependido (Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas. Lucas 11:32), assim Deus sente a alegria por um pecador salvo (E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Lucas 15:6).
Ter alegria por uma alma convertida não é tão simples como se pensa; o sentimento que permeia o religioso é o da condenação e rejeição ao não convertido (Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles". Lucas 15:2). Sentir o gozo pela conversão de alguém é aprender primeiro sentir a dor pelo não convertido. O nosso Senhor Jesus Cristo antes de ter alegria se angustiou por três vezes pelo pecador (João 11:35; Luc. 19:41; e Heb. 5:7). Chorar pelos que vão caminhando sem o Salvador neste Mundo. Em João 11:35 o Salvador se comove pelo sofrimento alheio e pela maldição da morte (João 11:33, 36), aquele atende a chamada missionária se compadece dos que sofrem, e choram com estes (Romanos 12:15). Em Lucas 19:41 o Salvador chora novamente desta vez consternado pela situação de afastamento de Deus que Jerusalém se encontrava, então, o que era para ser uma entrada triunfal se torna em dor e lamento e em maldição por causa da incredulidade, o missionário não se conforma com o século que vive, mas, o tenta renová-lo por sua nova mentalidade (Romanos 12:2). Em Hebreus 5:7, Jesus Cristo chora por todo o pecador que o Pai o deu, pois este sentira a dor do juízo dos pecados deles, o vocacionado sente o juízo dos pecados e se põe na brecha por estes, orando e chorando pelas almas perdidas (Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos Efésios 1:18).

Sentir esta alegria do Senhor em nosso coração é primeiro conhecer a dor que Ele sente pela alma perdida. A Palavra de Deus nos ensina que todo aquele que nele crê não será fundido (Rom. 10:11), então a missão da igreja é proclamar esta fé, ou seja, ir em busca do pecador, e ensiná-lo a clamar o nome de Jesus Cristo, pois, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rom. 10:13), mas há uma série de pergunta que podemos fazer: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? (Romanos 10:14,15ª) Todavia, a bíblia nos ensina que "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! " (Romanos 10:15), mas, para anunciar as boas novas temos de ter o sentimento de Cristo (I João 3:16) que o de se entregar para salvar o Mundo em Pecado, e mesmo se sofremos nos alegrarmos, pois achamos o que estava perdido e por este motivo nos alegrarmos por isto (E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Lucas 15:6).

4 comentários:

  1. Minha oração é que todos os chamados sintam muito essa angustia pelas almas. ai sim:
    segundo Sua Misericordia nos alegremos por ter sido escolhidos para tirar as vidas desse mundo aflito. Deus continue usando-o em seu ministerio lindo pr.Douglas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém diaconisa Sueli, esta também é a minha oração; muito obrigado por suas orações.

      Excluir
  2. Minha oração é que todos os chamados sintam muito essa angustia pelas almas. ai sim:
    segundo Sua Misericordia nos alegremos por ter sido escolhidos para tirar as vidas desse mundo aflito. Deus continue usando-o em seu ministerio lindo pr.Douglas.

    ResponderExcluir
  3. Minha oração é que todos os chamados sintam muito essa angustia pelas almas. ai sim:
    segundo Sua Misericordia nos alegremos por ter sido escolhidos para tirar as vidas desse mundo aflito. Deus continue usando-o em seu ministerio lindo pr.Douglas.

    ResponderExcluir