Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Arrependimento do Malfeitor da Cruz

Sermão pregado na A.D.Hagnos no dia 04/10/2015


Texto: Lucas 23:39-43

Uma história singular nas Escrituras Sagradas que mostra um arrependimento nos últimos instantes da vida, o Malfeitor da Cruz, um homem que viu a sua salvação juntamente com a sua morte. Mas, poder-se-ia o homem se salvar no ultimo instante? O homem arrependido no último instante herdaria a salvação? Quais as palavras que tocaram o coração de Jesus Cristo?

                A crucificação de Jesus é o relato mais cruento da humanidade, não pela atrocidade em si, mas, pela injustiça derramada sobre ele. Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito (1 Pedro 3:18). Cristo se deu por cada um dos pecadores eleitos na face da Terra de todas as Eras, logo em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados (1 Coríntios 15:22). Aquele homem na Cruz era a salvação de todos os tipos de pessoas (Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28; Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Colossenses 3:11). O nosso Senhor veio salvar o que havia perdido, ou seja, os que vivem na prática dos pecados, e “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu (Jesus) não vim para chamar justos, mas pecadores" (Marcos 2:17). Quem seria mais doente do que um homem no fim de sua vida, donde o filme de sua vida só o condenava?

                Todavia, seria de bom tom dizer que este homem alcançou verdadeiramente o arrependimento, haja vista, que ele não teve tempo de demonstrá-lo? Antes de responder tal pergunta podemos remeter o nosso pensamento no que seria o arrependimento para a vida. Primeiro que o arrependimento é uma graça evangélica (Luc. 24:47 e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém). A dor provocada pelo o arrependimento é pelo reconhecimento de sua natureza pecaminosa e sentimento de ser um pecador, e isto junto com uma consternação de ver que o seu pecado é totalmente contrário à natureza de Deus, tendo ódio da sua vida de pecado; como ocorreu com o malfeitor da Cruz (Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal". Lucas 23:40,41). Abrangendo a misericórdia divina despontada em Cristo aos reconhecidos pecadores, o pecador por meio do arrependimento, de tal caráter sente e amofina os seus pecados, que, deixando-os, se volta para Deus, planejando e buscando andar com ele em todos os caminhos dos seus mandamentos (Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte! Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:21-23). As criaturas não devem se satisfazer com um arrependimento genérico, mas é dever de todos procurar arrepender-se particularmente de cada um dos seus pecados (a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 1 Timóteo 1:13-15). Segundo a Confissão de Westminster Capítulo XV sessão IV diz:

Como todo o homem é obrigado a fazer a Deus confissão particular das suas faltas, pedindo-lhe o perdão delas, fazendo o que, achará misericórdia, se deixar os seus pecados, assim também aquele que escandaliza a seu irmão ou a Igreja de Cristo, deve estar pronto, por uma confissão particular ou pública do seu pecado e do pesar que por ele sente, a declarar o seu arrependimento aos que estão ofendidos; isto feito, estes devem reconciliar-se com ele e recebê-lo em amor.

                Aquele homem na Cruz tocou o coração de Jesus Cristo, não porque seu compadeceu dEle, mas, sim porque reconheceu que Ele era o Cristo Filho de Deus (Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. Mateus 16:16,17), e confessou que este estava em carne para o salvar de seu destino merecido (pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus Romanos 3:23), e isto só poderia ser declarado pelo o Espirito Santo Deus (Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus. 1 João 4:2), destarte tal declaração apontaria para uma nova criação (Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17), que só seria possível pelo novo nascimento (Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". João 3:3) que é direcionado aos que si tornaram filhos de Deus (Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. João 1:12,13). Como os trabalhadores da vinha (Mateus 20:1-16), este homem não teve tempo de trabalhar como os outros, mas a salvação é um ato de Deus para o homem e não do homem para Deus (Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Efésios 1:5,6). Assim o Irmão da Cruz alcançou a graça proveniente aos que Deus os Elegeu a serem conforme a imagem de seu Filho (Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29).

Glória a Deus que Salvou da Perdição eterna!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário