Pesquisar este blog
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
O amor que nascera antes de tudo
Texto: 2 Coríntios 5:14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
É impressionante o mundo em que estamos vivendo, um mundo sem respeito, sem limites, sem tolerância, um mundo que é restritamente doentio, sem amor, sem compaixão, a onde temos de ser mais duros e insensíveis possível, pois não conseguimos viver sem a almejada “vitória” sobre aqueles que não gostam de nós, por um motivo ou outro. Estes proceder não humano nos remete a um vazio existencial, pois não conseguimos nos sentir amado porque não amamos, como deveríamos amar, ou, até mesmo não sabemos o que é ser amado, haja vista que não fomos amados como deveríamos ser em várias vezes, mas, contudo, somos amados, amados por um amor puro e incondicional o amor de Deus (Efésios 2:4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou), que nos escolheu para amar-nos antes de tudo, antes até mesmo, de nós depositar nEle o nosso amor imperfeito (2 Timóteo 1:9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos).
Quando nos deparamos com o amor de Deus em nossa vida podemos ter a certeza clara da graça sobre nós, porque tal amor não é pelo que nós somos, mas sim pelo o que Deus é (1 João 4:10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.). Ele não necessitaria nos amar, e nem nos buscar no Édem (Salmos 144:3 SENHOR, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes?) quando em Adão nos escondíamos de sua presença santa, envergonhados do pecado que nos sujava, mas, contudo Ele veio até nós (Gn. 3: 9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?), e nos fez sair do esconderijo da vergonha eterna, e demonstrou o seu amparo ao revelar seu plano de resgate a todos que estavam destituídos da Sua glória. Nós que antes gozamos da presença de Deus passamos a gozarmos do salário de nosso pecado (Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.), a humanidade cega e desviada se afastava daquilo que Deus queria para ela e se faz completamente depravada sem chance de se salvar ou, de ser salva, Deus em lágrimas vê que não teria como estes continuarem daquela forma e resolve (Gn 6: 5-7 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. ) então recomeçar com apenas uma família (1 Pedro 3:20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos ) e poucos seres, para os conduzirem ao seu plano revelado no Édem, mas, contudo o homem continua em se mau proceder, e tenta construir uma torre e começa a conspirar contra aquEle que o dera mais uma chance e o perdoou de tanto afronto, Deus confundia as línguas destes homens para que estes fossem frustrados em seu plano de ir contra a Ele (Gn 11:1-5), Deus mais uma vez num ato de amor trás a sua graça e chama uma homem para que possa restaurar o seu plano de resgate a humanidade.
Deus, chama a Abraão, e manifeste a ele a sua graça o justificando e pactuando com ele uma aliança que iria trazer esperança de benção celeste a todos que estavam unidos a sua descendência (Gn 12: 2-3 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.), uma descendência não restrita ao sangue, mas ligada de maneira MISTICA a Fé e a um descendente que a viria de vir. Deus em Abraão demonstra todo o amor e poder, e se faz revelador, pois Ele promete a Abraão uma descendência numerosa, só que a esposa deste era estéril, uma mulher de grande beleza segundo a Bíblia chamada Sarah, Deus escolhe sempre os meios mais improváveis para atuar na vida da humanidade. Abraão recebe a promessa de Deus, nascera de Sarah um filho chamado Isaque, denominado o filho da promessa, uma promessa que não seria apenas restrita aos seus mais a todo mundo (Gálatas 4:28 Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque), Isaque cresce e tem dois filhos gêmeos que são Jacob e Esaú, Deus mais uma vez estende a sua mão e escolhe o que não era para ser algo.
Esaú era forte, caçador e tinha seu pelos avermelhados, e segundo o costume da época, por ter nascido primeiro era o primogênito e logo detentor da promessa de Deus, e Jacob era bem diferente tanto física como interiormente, Jacob cuidava das coisas de casa, era mais caseiro, gostava de cuidar dos seus, mas era de caráter duvidoso o seu próprio nome nos inspira a acreditar nisto, o seu nome significa enganador, mas, contudo, Deus enxerga em Jacob algo que nós nunca poderíamos enxergar, é incrível o nosso Deus ele não olha o que você é, mas aquilo que você pode se tornar com Ele, e assim foi com o patriarca Jacob, Deus faz ele passar por momentos difíceis para que seu caráter fosse forjado naquilo que Deus queria que ele fosse.
Num momento em sua vida, após ter conseguido a primogenitura, Jacob reconhece que para o propósito de Deus se realizasse nele, o mesmo teria de ter um verdadeiro encontro com Deus, Jacob busca tal encontro, e luta com Deus demonstrando a sua vontade para alcança a maior benção de sua vida, que era ser o que Deus queria que ele fosse, e assim foi feito segundo a sua fé, segundo a vontade de Deus em sua vida, o nome de Jacob é mudado para Israel, e este ganhou um sinal em deste encontro saíra manco para que nunca esqueceste do que tinha conquistado (Gn. 32:24-29 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali). Jacob, agora Israel passa a estar no plano de Deus para a salvação da humanidade, e tem doze filhos, que se tornariam depois os patriarcas das dozes tribos de Israel, nação que levaria o nome de seu patriarca.
Destes filhos podemos ver um com maior destaque que é o José, era o filho do amor de Israel com Rebeca, que também era estéril, este jovem é dotado de uma história impressionante, pois, ele é invejado por seus irmãos levado ao Egito, exaltado nesta terra, salva esta terra da fome, e depois é o tutor de sua família perdoando a seus irmãos, e colando estes em uma terra de descanso, como um Tipo de Cristo é José no antigo testamento, esta nação permanece no Egito por cerca de 430 anos, até que sob ao trono um faraó que não conhecia a José e passa a perseguir esta nação devida ao grande número da mesma, até que Deus estabelece mais uma vez o seu plano através de um preparo de um menino acha num cesto.
Neste período o rei do Egito manda matar todas as crianças masculinas que havia nascido, ordem estas sendo transmitida às parteiras da casa de Israel, mas, estas não o obedecem devido ao grande temor a Deus, mas, contudo ele manda os seus soldados a matar tais crianças jogando-as no rio Nilo para servirem de alimento aos grandes crocodilos, um dia estes soldados se caminha em direção a uma casa, a casa de Araão e de sua esposa Jaquobede. Jaquobede tomada de um espírito de fé cola o seu filho recém nascido numa cesta de vime e lança no Rio Nilo, e pede com que sua filha mais velha Miriam seguisse o cesto. Numa piscina natural se banhava a filha de faraó, que manda um de seus servos a ir retirar o cesto do Rio, e para sua surpresa tinha uma criança que recebera o nome de Moisés, mais uma vez Deus interfere na história a favor da humanidade, este Moisés mais tarde se tornaria àquele que Deus chamaria para libertar o povo de Israel do Egito, e também o usou para da inicio preceito da religião escrita, que revelaria a vontade de Deus para a humanidade, e que também serviria de sombra para o que deviria de vir.
Deus utilizar Moisés com legislador, como profeta e sacerdote de um povo rebelde e de duro coração que sempre ficou entre o Egito e a liberdade, a geração que foi libertada acaba perecendo no deserto por não reconhecer a glória de Deus em sua trajetória, mas dois homens que eram jovens quando saíram do Egito souberam reconhecer a glória de Deus, os seus nomes eram Josué, que mais tarde sucedeu a liderança de Moisés à frente de Israel e Calebe, grande guerreiro e homem de uma fé inigualável. A promessa de Deus para o povo de Israel era de levá-los a uma terra de descanso, mas muitos não acreditaram nesta promessa e por este motivo não foram merecedores de gozarem de tal promessa, mas ao que creram Deus levou pelos caminhos de aflição até o descanso de seus corpos em Canaã , através de um novo líder, Josué que em hebraico quer dizer “O Senhor Salva”, que se torna um tipo de Cristo também, pois em Cristo também obtemos descanso para a nossa alma. Após a morte de Josué Israel esquece de Deus, e se entrega a fazer tudo aquilo que desagradava a Deus, numa época a onde não havia rei em Israel todos faziam o que achava a ser certo, e assim se afastavam dos ensinamentos de Deus, e do plano de Deus para a humanidade, mas em todo tempo Deus sempre trabalhará para salvar os que Ele amou primeiro.
Uma grande mulher surge nesta época Rute a moabita, esta não era de Israel, era considera como não digna de ser favorecida pela graça de Deus, mas, contudo, depois de ficar viúva de Quiliom, permanece com sua sogra Noemi, e declara que não apenas seria fiel a ela, mas também ao Deus que ela servia, o Deus Eterno, Noemi retorna a sua terra com Rute. Rute na terra de Israel, casa se com Boáz que era judeu, isto segundo a lei de Israel era proibido, mas assim foi a vontade de Deus, Deus favorece uma pessoa que não merecia, e expressa mais uma vez o plano da salvação a todos quanto a sua graça alcançara, ou seja, o seu favor imerecido. Rute e Boáz acabam sendo ascendentes de David, que é usado por Deus para simbolizar o pacto de um reino eterno.
David, na história do antigo testamento este homem foi o mais referido, era um grande guerreiro, destruiu inimigos poderosos; era também um verdadeiro adorador, profeta, músico, rei, menina dos olhos de Deus. Um homem com tantos predicativos seria fazia ser reconhecido pelos seus feitos, mas, contudo, Deus o fez conhecido por aquilo que Deus enxergou nele, que foi um coração a quebrantado. David não foi perfeito, pelo contrário, pecou em vários momentos de sua trajetória, cometeu desde assassinato até adultério, mas por que Deus o escolheu, talvez para demonstrar que graça de Deus é dada a todos contos compreende que são pobres espiritualmente, David sabia que era totalmente dependente de Deus e obtém de Deus a aliança que o seu reino existiria para sempre, mas como isto poderia acontecer. Depois de David muitos reis assumiram o trono mais nenhuma foi com David.
O plano de Deus continua sendo amadurecido, com paciência em nEle, chega o momento deste plano a ser revelado de maneira profética, para Israel, e desta maneira eles passam a ser preparados para o advento que mudaria o mundo. Neste período vário profetas profetizaram a vinda de um salvador Amado de Deus, mas que, contudo seria desprezado pelo seu povo. Dentre deste houve um Isaías que profetizou a todos os povos a salvação de Deus.
Isaías é o profeta mais citado no novo testamento, ele profetizou para Israel e Judá nos anos de 740 e 687 a.C. Ele ensina que Deus é poderoso e exige que o seu povo seja SANTO. Esse livro pode ser dividido em três partes. a) Os caps. de 1 a 39 falam do tempo em que Judá está sendo ameaçado pela Assíria. O povo deve abandonar o pecado e abraçar a honestidade e a justiça. b) Os caps. 40 a 55 falam da humilhação de um povo que foi expulso do seu país como castigo por causa dos seus pecados. Mas Deus vai trazer libertação. c) Os caps. 56 a 66 trazem conselhos para o povo após a sua volta do CATIVEIRO.
Contudo o povo não ouve a voz de Deus, e parece que Deus tinha deixado o seu plano de salvar a humanidade, surge vários Impérios mundiais, cada um mais cruel que o outro, e Israel passa a ser espório de guerra para as nações, até que surge um Império mais cruel que todos que destruí os era contrario a eles, e subjugava os que não resistiam, estamos falando do Império Romano, no ano 3 d.C nasce o plano de Deus a humanidade, se formosura de um família simples, nascera em uma pequena manjedoura em Belém, num período a onde a humanidade estava a sobra da morte, ele veio trazer luz e vida (Isaías 7:14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.).
O nome deste é Jesus o Cristo de Deus, a expressão máxima do seu Amor à humanidade (1 João 4:9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.), a promessa de Deus feita a Adão no Édem se cumpre em Cristo (Colossenses 2:14-15 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.), pois ele é a semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente, e destruiria a sua obra de iniqüidade; ele seria a arca que salvaria o homem da ira de Deus como na época de Noé (2 Coríntios 5:19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.) ; e retentor da promessa feita a Abraão, porque nele todos foram abençoados (Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo); e José que perdoou a todos que o desprezou (Lucas 23:34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.); o Moisés que nos libertou do Egito espiritual a onde éramos oprimidos (Gálatas 5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.); o Josué que nos deu um descanso mui excelente não apenas temporário mais eterno (Hb 4: 8-9 Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.); o parente remido (Boáz) que se casou com Rute (gentia), que a fez merecedora das benção de seu povo (Romanos 11:24 Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!); o Rei eterno que fora prometido ao seu ascendente David (1 Timóteo 6: 13-16 Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!; Ele é a salvação profetizada por Isaías a todas pessoas que nele cresce. Em Cristo somos feitos filhos do Deus vivo, pois, foi Ele que nos amou primeiro.)
Este é o grande amor de Deus, que superou tudo para vir até vós, e nada neste mundo ou no porvir poderá te separar deste amor (Romanos 8:39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.), porque este amor não é baseado em você é mas em Deus que nos dera a chance em Deus de sermos nova criatura (2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.), então seja uma nova criatura dentro do amor de Cristo em sua vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário