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sexta-feira, 18 de novembro de 2011
A Importância da União com Cristo
A união mística ao corpo de Cristo é o objetivo primaz dos que confessam a fé cristã, isto porque a mudança do ser humano só será capaz mediante a exaltação da esperança divina em seu coração, que é uma realidade presente na renovação provida pelo o Espírito de Deus. No livro Faith and Sanctification (Grand Rapids: Erdmans, 1952) de G. C. Berkouwer traz em seu livro a seguinte afirmativa: “a fé não é simplesmente uma afirmação intelectual de uma justiça distante e estranha, mas um poder que renova o homem e se expressa em boas obras”. É impossível pregar o verdadeiro evangelho sem enfatizar a mudança do ser humano; esta mudança é a ratificação da fé no viver do fiel a Cristo. Ainda afirmando esta mudança tão essencial aos que aceitam a Cristo no capítulo On The Biblical Notion of Renewal, B. B. Warfieid diz que: “Esta concepção [mudança] é que a salvação em Cristo envolve uma transformação radical e completa... em virtude da qual nos tornamos Novas Criaturas (Efésios. 4: 24. e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Colossenses 3:10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (R.A)), não mais conformados com este mudo (Romanos 12: 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus... Efésios 4:22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano... Colossenses 3: 9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos...), mas no conhecimento e santidade da verdade, criadas segundo a imagem de Deus (Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.... Romanos 13:12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz... Romanos 13:14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.), em Biblical Doctrines (Edinburgh: Banner of Truth Trust, 1988), 439. A concepção dos que aceitam o evangelho deveria ser que Cristo o livraram do pecado, e não somente da culpa do pecado.
A mudança dos que se uniram a Cristo não é simplesmente uma opção da do ser humano, como relata J. G. Machen, em What is Faith (New York: Macmillan, 1925, pg. 203): “a fé real inevitavelmente produz uma vida transformada”. Não se pode relacionar a mudança com a intelectualidade do ser humano e sim com a fé em Cristo, Paulo nos relata a respeito àqueles que Deus os chamou (Romanos 8: 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.), Deus ao olhar para a humanidade caída a escolheu de antemão para que a mesma torna-se, ou retorna-se, a ser a sua imagem de perfeição, mas isto só o é possível mediante a Fé em Cristo. É declarado claramente que os chamados são direcionados a viver em dignidade de sua vocação (Efésios 4: 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados), Deus realiza esta obra em Cristo e a confirma através do Espírito Santo. Esta transformação é real [porque é precedida por, alicerçada em, e gerada a partir do operar objetivo de Deus, David B. Maddox, Introdução ao aconselhamento Bíblico, ed. Hagnos, pg 145], as Escrituras Sagradas demonstram que este pensamento era o pensamento de seus escritores como em: (Hebreus 2:10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles... Romanos 11:36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! 1 Coríntios 8:6 todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. 2 Coríntios 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, Colossenses 1:16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Colossenses 1:17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.), Cristo é a realidade para que o Espírito Santo haja no ser humano o aperfeiçoando, isto o elevará a condição de um ser espiritual, mesmo ainda estando em vida carnal.
Por estar ainda em vida carnal o fiel a Cristo não exercera uma total santificação, e a isto Paulo relata que haverá nela, na humanidade, um sofrimento pela ansiedade pela total libertação do pecado (Romanos 8: 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.). Todos que crerem em Cristo devem manter acesa a expectativa da manifestação da Glória de Deus em seus corpos de maneira completa na vinda do Amado (1 João 3: 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.), estes vivem entre a presente era e uma era futura, pensamento este de Paulo ao declarar a sua esperança (Romanos 8:18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.), nesta união com Cristo vivem entre o que são e o que haverão de ser. Em suma, todos que estão unidos a Cristo têm de lutar contra o pecado e, irem em direção a Deus.
A conseqüência da união com Cristo na vida do fiel é de maravilhoso resultado na vida carnal e na vida espiritual (Romanos 6:5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição). Esta união irá trazer a vida do fiel Justificação que é o ato de estar absorvido do julgamento divino. Paulo escreve sobre este ato da seguinte forma (Romanos 3: 22-26 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.) o ser humano por si não pode se livrar do julgamento Divino, apenas, pela Fé em Cristo, ele será unido ao Senhor e alcançará a plena Justificação, que resultará em uma nova vida.
O que deve ser compreendido é que a salvação implica em mudança de vida, não apenas em um novo relacionamento com Deus, mas com relação a todos os pontos da vida humana. Em Romanos 5:18 Paulo nos diz “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida”, esta palavra aponta para uma vida de intensa mudança e graça, é a plena restauração da vida do ser humano. A dois reinos na bíblia donde o homem estará relacionado, o Reino da Morte ou o Reino da Vida, isto é, o evangelho é a declaração da vida trazida pela morte de Cristo. A morte foi dispersa por Cristo (2 Timóteo 1: 10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho), não só destruiu a morte mas trouxe luz a vida e a imortalidade, as benção da união com Cristo é ter a sua personalidade neste mundo e no próximo. Na união com Cristo o homem foi inserido no contexto de nova vida com e em Cristo. Esta justificação que traz a manifestação de uma nova vida só é possível mediante a ação do Espírito Santo.
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