Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A organização do serviço religioso


A organização do serviço religioso diz respeito não somente aos obreiros propriamente dito, mas sim a todos que se convertem a Jesus Cristo (Apocalipse 1:6  e fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém! Apocalipse 5:10  Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão a terra), haja vista, que no cristianismo todos são sacerdotes. Sendo assim, todo serviço em prol do Reino de Deus deve ser em dedicação ao Senhor em adoração e louvor (Jeremias 48:10  Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!).

I) Os obreiros da Casa do Senhor devem ser santos e irrepreensíveis

Foi demonstrado que na nova aliança todo cristão é um sacerdote, e então deverá buscar a santidade em sua vida (1 Pedro 1:16  porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo). Santidade é um tributo de Deus, que pelo qual ele é moralmente puro e perfeito, separado e acima do que é mau e imperfeito (Êxodo 15:11  Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas? Salmos 29:2  Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.), e este Deus magnífico em santidade estimulo os que o seguem a buscá-la (Hebreus 12:10  Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.).

            Concernente a Deus ser Santo, santidade deverá ser uma característica qualitativa do membro do povo de Deus que o leva a se separar dos pagãos, a não seguir os maus costumes deste mundo, a pertencer somente a Deus e a ser completamente fiel a ele (1 Ts 3:13  para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.), esta separação só poderá ser eficaz mediante a aproximação do fiel a Deus (1 Ts 5:23 ¶ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.), ou seja, é o ato de buscar ter a mente de Deus (1 Coríntios 2:16  Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo)

II) O culto divino deve ser conduzido com reverência

Reverência em latim é reverentia, que significa veneração ou respeito às coisas sagradas, não apenas um ato de simples respeito, mas um respeito profundo, deferência, consideração.

            Assim o culto divino deve ser feito em temor, em reverência ao que é Santo e irrepreensível (2 Crônicas 19:9. Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.), pois quando o culto não é feito com fidelidade e inteireza de coração é uma adoração vazia (Mateus 15: 9  E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens), o culto é a Deus e, não aos espectadores, pois todos são partes integrantes do culto ao Senhor (Colossenses 3:16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos , e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.).

            O ato de cultuar a Deus em temor, é respeitar e reverenciar a Deus, reconhecendo a sua grandeza e santidade (Provérbios 14:2 ¶ Quem é honesto mostra que teme ao Deus Eterno, mas a pessoa que se desvia dos caminhos do Eterno o está desprezando.). "Temor a Deus" não é medo que faz fugir de Deus (1 João 4:18  Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em caridade.); é, antes, respeito (Hebreus 12:28  Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor), amor (Mateus 22:37  Jesus respondeu: -"Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente."), obediência (Eclesiastes 12:13 ¶ De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Atos 10:35  pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça. 2 Coríntios 7:1 ¶ Meus queridos amigos, todas essas promessas são para nós. Por isso purifiquemos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo e a nossa alma. E, temendo a Deus, vivamos uma vida completamente dedicada a ele.) e adoração a Ele (Deuteronômio 6:13-15  Temam o Eterno, o seu Deus, sirvam somente a ele e jurem só pelo nome dele. Não adorem outros deuses, os deuses dos povos vizinhos. Pois o Eterno, o nosso Deus, está com vocês e ele não tolera outros deuses. Se vocês os adorarem, o Eterno ficará irado com vocês e destruirá vocês completamente).

III) Deus não mais aceita sacrifícios de animais

O culto na antiga aliança era organizado em rituais de sacrifícios. Os sacrifícios do AT eram provisórios (Hebreus 10:4  porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados) e apontavam para o Cordeiro de Deus (João 1:29 ¶ No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Hebreus 9:9-15. É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto, os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma. Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!  Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados), cujo sangue (sua morte na cruz) nos limpa de todo pecado (1 João 1:7  Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado).

            Na nova aliança não se sacrificam animais (Romanos 12:1  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.), mas o nosso entendimento cativo a Deus (Hebreus 10:22  cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa), Deus nunca se alimentou dos sacrifícios de animais (Salmos 50:13-14 Comerei eu carne de touros? Ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus sacrifício de louvor e paga ao Altíssimo os teus votos.), mas Deus sempre quis a dedicação do corpo do adorador (1 Coríntios 6:13-20  Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.  Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus) este é o verdadeiro sacrifício a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário