Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de março de 2023

O compromisso do Estudante da Bíblia




O estudante das Santas Escrituras é escolhido por Deus para trazer aclaramento a congregação e, quiçá, a comunidade onde está inserido, pois ...Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição (Salmos 107:20). Vivemos em uma época de muita dificuldade; numa época que a Palavra de Deus tem sido desprezada e deturpada de todas as formas, as santas doutrinas nunca foram tão desprezadas e os cristões, que dizem ser, buscam invenções humanas para saciar seus anseios meramente humanos (Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 2 Timóteo 4:3,4). Nunca na história da Igreja o Ministério de Mestre como está descrito em Efésios 4:11 foi tão necessário para manter a saúde espiritual do corpo eclesiástico, para pregar e anunciar as Santas Doutrinas (Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Tito 2:1).

Deus planejou revelar-se aos seres humanos e reconciliar-se conosco, por isso, guardou e preservou a Bíblia Sagrada soberanamente para que qualquer pessoa possa chegar ao conhecimento do Seu Amor (E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:19); ao conhecimento da fé (De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17); e ao conhecimento da esperança (Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4), pois todos estes ensinos são procedentes das Escrituras. Ao desprezar todas as fábulas e mentiras criadas para engodar os seres humanos em seus desejos infameis e autolatria, deverá o “teólogo” pregar somente as Escrituras Sagradas que são o registro da mensagem de Deus, deixada para todos nós e mantida pela Sua providência aos longos milhares de anos, para que as pessoas cheguem ao Seu conhecimento (Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4) e assim possam obter a salvação. 

É sabido que há uma chaga putrificada no Mundo que afasta os seres criados do seu Criador (Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. Isaías 59:1-3), e só a Palavra de Deus poderá curar, libertar e salvar da morte os cativos dos pecados como está escrito em (Cf.: Salmos 107:20). Visando a salvação daqueles que ainda estão no estado de ignorância concernente a Deus, Este deixa em Sua Palavra 5 ordens específicas no Novo Testamento para que a Sua Igreja fosse levar o Evangelho a toda gente (Cf.: Mateus 28:19-20; Marcos 16: 15-16; Lucas 24:47; João 20:21; e Atos 1:8), notar-se-á que o plano da salvação inicia com a apresentação do Evangelho, a saber, Jesus Cristo, para que haja arrependimento dos pecados (...e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24:47), a mensagem que um vero estudante da Bíblia tem com sua congregação e comunidade é a Mensagem da Cruz (Cf.: 1 Coríntios 1: 18-25), uma mensagem que ainda hoje para os apóstatas é loucura e fraqueza, todavia, para todos que se dedica de inteireza de coração ao estudo das Santas Escrituras é o Poder de Deus Para a Salvação.

Repousa em nós uma sublime responsabilidade de anunciar as virtudes de Jesus Cristo para um Mundo sem, ou com pouca virtude (Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, PARA QUE ANUNCIEIS AS VIRTUDES daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz... 1 Pedro 2:9). Tais virtudes não podem vir de pregações cheias de doutrinas humanas, contudo, unicamente virá quando a pregação da igreja retornar a anunciar o Reino de Deus e sua Justiça, vale apena para o estudante das Santas Escrituras se valer do conselho de Cristo aos seus Discípulos (E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Mateus 10:7). Para à humanidade só existe uma única salvação, como foi dito ousadamente por Pedro e João sem temer por suas vidas (Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:10-12), por isso, que temos de Pregar o Evangelho, tendo em vista, que a salvação é dada pelo um arrebatamento do pecador de sua situação de prática do pecado pelo arrependimento e, isso é feito exclusivamente pelo poder de Deus (Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:16-17). Assim, cabe ao estudante das Santas Escrituras está pronto a falar dela a todo o instante, crendo que é dela que virá o conhecimento que salvará todo aquele que crer (Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 2 Timóteo 4:2).

Concluo esta mensagem, afirmando que para exercer esta vocação com galhardia o estudante das Santas Escrituras deverá ser um com ela, e para isso deverá meditar nela de dia e de noite (Cf.: Josué 1:8), somente assim, poderá ter palavras e pensamentos aprovados por Deus (Cf.: Salmos 19:14). A alegria daquele que ensina a Palavra de Deus é viver a Palavra de Deus, para que a sua vida seja também uma pregação do evangelho e, mais uma vez só encontrará isso se meditar nas Escrituras Sagradas de dia e de noite (Cf.: Salmos 1:1-2). Assim resta a todo o vocacionado a pregoar a Palavra do Senhor, se dedicar a entendê-las para que possam transmiti-las sem dúvida alguma (Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15), antes com toda certeza de que está a falar das coisas dos céus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário