Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Vencendo as aflições do viver (O sofrimento do Justo)


A fidelidade de Deus não poderá ser medida pelo crente passar ou não passar por aflições. A Bíblia reflete muito sobre este tema, podemos ver o exemplo de Paulo que desejava pregar em Roma, e era a vontade de Deus (Rom. 15:22-29; Atos 23:11), mas Paulo chega a Roma preso (Atos 28:16). É certo que o Senhor Jesus ensinou que estas coisas poderiam acontecer com um cristão normal (Jo 16:1-4,33; 2 Tim. 3:12). As escrituras mostram vários exemplos de sofrimentos de justos, e explicações para este fato.
A primeira explicação é comum, a causa primaz dos sofrimentos da humanidade, que é a queda no Éden (Gen. 3:16-19). Pois, todos pecaram e se tornaram sujeito as dores (Rom. 5:12). Desta feita, chegamos à máxima do entendimento teológico que toda humanidade geme devido o pecado, e anseia por uma nova criação (Rom. 8:20-23; 2 Ped. 3:10-13). Então, teremos de depositar a confiança na graça, que é o nosso consolo (I Co. 10:13).
A maior parte dos sofrimentos dos justos é provocada por opções erradas das próprias pessoas (Gal. 6:7), ou seja, me alimento de maneira errada, e não quero ficar doente; avanço o sinal, e não quero bater com o carro; respondo de maneira grosseira as pessoas, e não quero que as pessoas briguem comigo etc. As opções do homem tem o poder de faze-lo feliz ou não.
O outro sofrimento do crente é devido à corrupção do Mundo (1 João 5:19), o mundo é corrompido pelo pecado que este preferiu seguir (1 João 2:16). Assim, o Mundo odeia aqueles que não são do seu sistema (João 17:14), de sua maldade, e então a perseguição é ferrenha. Assim, o cristão verdadeiro não deve ter associação alguma com Mundo (Tiago 4:4). “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15), isto cria o sofrimento de habitar num Mundo pecaminoso, e de ver vidas dominadas pelo pecado (Ez. 9:4; At. 17:16; II Ped. 2:8).
O inimigo de nossas almas é o deus deste século (II Cor. 4:4); controla o presente século do mau (I João 5:19; Gal. 1:4; Heb. 2:14). E, ele recebe permissão do Senhor de afligir crentes de várias formas (I Ped. 5:8-9), o exemplo mais conhecido nas Escrituras Sagradas é o de Jó (Jó 1-2). Num dos milagres de Jesus a uma mulher, este afirma que ela estava presa a Satanás por 18 anos (Luc. 13:11-16). Um dos exemplos neo-testamentários mais notórios é do apostolo Paulo, que reconhecia que seu espinho na carne foi de um mensageiro de Satanás (II Cor. 12:7). É certo que cada vez mais nos dedicarmos a causa de Cristo mais contra ataque teremos.

O que fazer em meio ao sofrimento? É uma pergunta fácil de responder, contudo difícil de aceita-la. Fácil, pois, devemos sempre esperar com paciência no Senhor, e orar a ele de maneira intensa e perseverante (Sal. 40:1-3), e difícil porque, esperar em meio à dor é complicado de mais, mas, temos de ter como exemplo a vida de Jó, que tudo há seu tempo dará bem (Jó 42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário