Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Vencendo a Aflição das Enfermidades


Introdução
Este tema abordará se um cristão verdadeiro poderá ficar doente, e se pode ficar doente como proceder. Na bíblia este tema é muito abordado no livro de Jó. É escrito que Jó era um homem “sincero, reto e temente a Deus” e que “desviava-se do mal” (Jó 1.1), mas foi ferido por uma chaga maligna (Jó 2:7).
                No livro de salmos existem vários trechos que combatem esta ideia, por exemplo, Salmos 34:19, que assevera que “muitas são as aflições do justo”.
                O justo sofre muitas aflições, todo cristão sincero sabe disto. Todavia a Bíblia diz que... “o Senhor o livra de todas” Salmos 34:19, a certeza do crente é que o Senhor o livra de todo o mal, e não que o Senhor não vai deixar que este passe pelo mal.
                O Senhor Jesus também vai contrário a esta ideia na cura de um cego (Jo 9:1-5). Jesus também fala que no Mundo, mesmo sendo fiel, tereis aflições (Jo. 16:33), contudo há o bom animo pela obra de Cristo.
a)      Obra de Cristo em Nosso Corpo
As enfermidades entram no Mundo devido à queda do homem (Gn. 3:16-19). A Bíblia no Novo Testamento afirma categoricamente que o nosso espírito se renova a cada dia mais em Cristo, mas o nosso corpo se corrompe a cada momento (Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16).
                Todavia, poder-se-ia perguntar, se Cristo morreu por nossos pecados logo o nosso corpo já está redimido? Sim, esta é uma verdade Bíblica, Cristo verdadeiramente já redimiu o nosso corpo, contudo esta redenção do corpo descrita em Rom. 8:23 (E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo) acontecerá somente na glória. Na segunda vida do Senhor Jesus Cristo:
 (Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.
Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".
"Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " 1 Coríntios 15:51-55)
                Quando estamos em Cristo devemos compreender que somos mais que vencedores (Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37),  ser mais que vencedor é saber que em Cristo temos poder para suportar toda a filiação, e manter salva a esperança da redenção do corpo:
(Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:35-39 )
Amados, quando lemos a bíblia é notado que não teremos uma viajem tranquila, e sim, a certeza de chegarmos ao fim da viajem (Jo. 16:33 "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo").
Uma das formas de não ser vencidos pelas enfermidades é crer que Deus nos deu a vitória sobre elas na eternidade:
(Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.
Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".
Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança".
Apocalipse 21:2-5)
Então, se algum Cristão reivindica uma vida sem sofrimento neste Mundo, ele está reivindicando algo impossível, pois o Senhor promete isto num local novo, onde tudo seja novo, sem contaminação; por este motivo o Mundo será destruído, e haverá novos céus e nova Terra.
(Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.
Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.
Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.
2 Pedro 3:7-12)
                Os sofrimentos desta vida nos apontam para Deus; faz-nos lembrar d’aquilo que não conhecemos, e nos faz sentir saudades do que não vivemos ainda. Somos peregrinos neste mundo e, devemos almejar o Eterno:
(...pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.
Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial...
2 Coríntios 4:17,18; 5:1,2)
                Enquanto o Cristão estiver aqui, a sua mente deve estar nos Céus na Eternidade, e então a demais coisas vos serão acrescentadas (Mat. 6:33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas), procure as bênçãos para esta vida, mas não devemos nos aproximar de Deus para isto:
(Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.
Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação".  João 6:26,27)
Contudo, devemos acreditar que o Senhor é poderoso para curar as enfermidades através das orações (Marc. 16:18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".), mas isto, não significa que Deus irá curar a todos que receberem orações, pois as orações serão atendidas mediante a soberania dEle:
(Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra.
Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.
Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado: somente Naamã, o sírio".
Lucas 4:25-27)
Conclusão

Em síntese temos de crer que: 1) a enfermidade não é uma anormalidade na vida dos servos de Deus; 2) o Senhor ainda hoje cura enfermidades; e 3) isso não significa que todas as vezes que orarmos Deus responderá com cura. A nós nos cabe orar com fé, pois por intermédio desta o enfermo será curado (E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Tiago 5:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário