Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Aprendendo a vencer as crises (Não estando ansioso por coisa alguma)

Aprendendo a vencer as crises
(Não estando ansioso por coisa alguma)
Texto: Mat. 6: 25-34
            Não está ansioso é muito difícil, haja vista, que o nosso coração sempre sentirá os problemas do viver, e, a preocupação é sempre presente neste mundo de incertezas que nós vivemos. Todavia, o Senhor Jesus nos diz: ... Não se preocupem com a sua própria vida, quanto ao que comer ou beber, nem com o seu próprio corpo, quanto ao que vestir (25). Há uma intensão clara nestas palavras, que é o de mostrar a onde deveria habitar à verdadeira importância; não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? (25) Jesus ensina que o mais importante não é o que temos, mas sim o que somos; ou, o que nos tornamos.
            Desta maneira, Ele faz uma comparação de um valor singular muito grande: Observem as aves do céu: Nem semeiam e nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta (26). O Senhor não quis dizer que as aves não fazem nada para se alimentarem; uma ave adulta não fica parada no ninho esperando o alimento vir até ele, destarte, não nelas preocupações com o amanhã, é completamente dependente da graça de Deus. Então, sendo estas aves, e o Senhor prover para elas o necessário, as alimentando quanto mais há nós que temos mais valor (26), que estas. Assim entendemos que as preocupações pela vida são infrutíferas; quem de vocês, por mais que preocupe, pode acrescentar uma hora que seja em sua vida? (27) Ninguém, poderá aumentar o seu tempo de vida, e nem resolver as suas dificuldades por estar ansioso, por esta razão o Senhor nos instrui através de David: (Salmos 40:1-2) Coloquei toda minha esperança no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e afirmou-me num local seguro. Colocar a confiança em Deus, para Jesus Cristo é compreender o cuidado de Deus nas pequenas coisas, como Ele demostra em Mat. 6:28-31; logo, aqueles que não conseguem entender isto, não tem diferença alguma com aqueles que não são crentes (Mat. 6:32). Aqueles que creem em Deus, devem crer que Ele sabe que ... precisam delas (32), ter vero confiança, é buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça (33), tendo a certeza que todas esta coisas vos serão acrescentadas (33).
            Confiar em Deus é ter a certeza de sua soberania e cuidado em nossas vidas, este cuidado é o cuidado de filhos e não mais de criaturas, como nos ensina Paulo... Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo... (Efésios 1:5), Deus nos regatou da maldição com a maior preciosidade de todo o Universo, a saber, Jesus Cristo (Gálatas 4:4-5). Assim, existe a certeza que nós seremos tratados sempre com misericórdia, com compaixão, pois, Ele conhece as nossas fraquezas; como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois Ele sabe do que somos formados; lembra-se somos pó (Salmos 103:13).

            Não, há o que temer, Deus quer que venhamos a confiar nEle a ponto de crermos que Ele cuida de nós a cada dia, e isto é Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade (Lam. 3:22-23), por este motivo que a Palavra de Deus nos ensina em Mateus 6:34, “que a cada dia basta o seu próprio mau”, porque o Senhor é protetor e provedor sobre nossas vidas (Prov. 14:26; Mat. 6:30-32). Devemos colocar as nossas solicitudes em Deus e acreditar que Ele é poderoso para nos atender (Salmos 81:10 Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário