Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Jesus responde a um jovem rico

(Marcos 10:17-27)
Uma pergunta e uma resposta que apontam para Deus e para o homem. Quando falo aponta para o homem, quero dizer mostra o caráter deste, e quem ele é de verdade; e quando falo aponta para Deus, pois mostra que é o Senhor e o quê Ele pode realizar na vida de qualquer um que esteja diante dEle.
17-18     A história mostra Jesus Cristo iniciando outro trecho de sua viajem, quando de repente é abordado por um jovem que correu para ele (17), a palavra correu é muito interessante, pois mostra uma pressa, de repente este pensava que não daria mais tempo. Marcos oculta um pequeno detalhe que ele era uma pessoa importante como é mostrada em Lucas (18:18), e Mateus fala que ele era jovem (Mat. 19:20). Contudo, o seu grau de importância não lhe impediu de se ajoelhar diante dEle com respeito e referencia. 
                O jovem então o interroga: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? " (10:17). Jesus então começa o discipulado não respondendo, mas surpreendendo com outra pergunta "Por que você me chama bom?” (10:18) Jesus não esta negando que era bom, mas apenas dizendo que a esperança do homem deveria estar somente em Deus, como anteriormente já havia ensinado no Evangelho escrito por João 5:19 (Jesus lhes deu esta resposta: "Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz), desta forma Jesus começou a lhe responder que nenhum home poderá fazer nada para herdar a vida eterna.
19-20     Você conhece os mandamentos (19) deste Deus misericordioso que proveu a salvação para a nossa vida; Jesus o faz lembrar os mandamentos que proíbem ações e atitudes errada contra o próximo (Êx. 20: 12:16; Dt. 5:16-21). Esta pergunta provoca uma mudança neste jovem, ele responde ao Senhor Jesus Cristo de maneira emocionante. Mestre, (omitindo o adjetivo bom) a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência (20), todavia isto não é tudo para herdar a vida eterna, como Paulo declara em Filipenses (3:3-7), e descobriu pelo Espírito Santo que sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. (Gálatas 2:16).
21           O Senhor Jesus Cristo é o que conhece os nossos corações (Lucas 16:15...Ele lhes disse: "Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus".), Jesus olhou para ele e o amou (21), que o Senhor viu, com certeza não era o que os olhos humanos veem, mas sim o que os olhos de Deus sondam, ou seja, sua pobreza espiritual, o que este jovem não consegue visualizar, demostrado por sua pergunta: Que me falta ainda (Mateus 19:20), esta frase encontra uma resposta alva do Cristo de Deus: "Falta-lhe uma coisa" (21), para Deus o mais justo dentre os homens é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu (Apocalipse 3:17). O Jovem rico que para si não havia cometido pecado algum em sua vida é surpreendido com a maior falha de seu caráter que lhe impedia de herdar vida eterna ("Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Marcos 10:21)
22-24     Diferente de como chegou, ele se retira triste por haver ter sido confrontado com a sua verdadeira natureza. Ele aprende que não é o que você tem, ou, o que você faz; pois somos salvos pela graça (Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus... Efésios 2:8), isto é, que somos salvos imerecidamente (E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça. Romanos 11:6). Jesus fala para ele buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça (Mateus 6:33).

                Quão difícil é ser salvo, para Cristo é comparável a um camelo passando pelo fundo de uma agulha (É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Marcos 10:25). Assim os discípulo falam: "Neste caso, quem pode ser salvo? " (Marcos 10:26). Aos olhos humanos ninguém, mas Jesus acalma os nosso corações que "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". (Marcos 10:27). Deus nos salvou em Cristo, e tornou possível sermos chamados filhos Seu (Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57). A sua salvação é Jesus e não você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário