Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de junho de 2015

No Mundo Tereis Aflições (Então, Tenha Crescimento e Paz Nas Aflições)

                                     Texto: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Introdução:
Falar sobre aflição é algo muito melindroso, haja vista, que quem sofre angustiasse de maneira que fica difícil de compreender a soberania de Deus em meio às dores e lamentos (E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Mateus 10:30), mas tudo está no controle de Deus, podemos ver isto em meio ao sofrimento de Jó (E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:12), o Senhor controlou toda a aflição que veio sobre ele. Mesmo quando o ataque é espiritual Deus controla os agentes malignos (O inferno e a perdição estão perante o Senhor; quanto mais os corações dos filhos dos homens? Provérbios 15:11).
                A aflição entra no Mundo mediante ao pecado de Adão no Éden.
(E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.
Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará". Gênesis 3:17-19)
                Então podemos ver que de forma geral, a origem de todas as aflições vem da queda. Deus criou o homem perfeito e o colocou no Jardim do Éden, para guarda-lo e dele se manter por meio do trabalho. Todavia, o homem busca o caminho da desobediência e rebelião (Ecl. 7:29 Assim, cheguei a esta conclusão: Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas). Desta feita, as aflições se estendem até ao tempo presente.
I)                    Jesus fala das aflições sobre o Justo
A Palavra de Deus nos ensina através das próprias palavras de Jesus Cristo que as aflições poderão vir tanto aos justos como aos injustos, aqueles que ouvem a Palavra de Deus são os justos, estes levam as suas vidas mediante a vontade de Deus, todavia, as aflições também podem vir à casa dos justos como as dos ímpios:
("Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". Mateus 7:24-27)

Como podemos ver para Jesus Cristo as aflições chegam à casa do justo como a do injusto. Mas, a grande diferença é que o Senhor mantém a “casa” dos que confiam nEle, e trilham a sua vida por Ele.
II)                  Tendo Crescimento e Paz Nas Aflições
Aqueles que estão em Deus deverão crer que Deus usa todas as coisas para o bem dos que neles confiam. O que acontece não é em muita das veze bom, mas o Senhor fará com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam, para que alcance o supremo propósito da maturidade, como relata São Paulo em Rom. 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
                Há duas sentenças neste trecho paulino que devem ser observadas. A primeira observação é impessoal, referindo-se a coisas que acontece, a outra observação é relativa a pessoa: aqueles que amam a Deus. Apenas aqueles que amam a Deus podem ter o entendimento de que as coisas que ocorrem (boas ou não) cooperam para o seu bem. Deus nos conduz em todas as áreas em nossa vida, às vezes nos guia por caminhos ásperos. Mas, temos de ter o entendimento davítico expresso no Sal. 23: 4 Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Não temer o mal; não é ausência de medo, mas, sim, extrema confiança em Deus, reconhecer que Deus é quem nos ilumina quando a luz parece não brilhar mais (Sal. 18:28 Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas).
                Quando temos este crescimento em meio às dores da vida alcançamos a Paz do Senhor, mesmo em meio à tormenta (Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. João 14:27).
                A Paz de Jesus não garantia a ausência de dificuldades; porque o próprio Senhor Jesus enfrentou lutas espirituais, físicas e emocionais por horas que se seguiam. Em vez disso, a Paz de Jesus provê força e conforto para que suportemos as cargas a que somos chamados para carregar. Jesus Cristo deu aos discípulos a Paz que os ajudariam em seus momentos de provação, que os aguardavam mais adiante. Depois de três dias, o Jesus ressuscitado viria a eles, e outra vez lhes declara: Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " João 20:19. Uma Paz que não é a Paz do Mundo, mas uma Paz baseada naquilo que Ele é, haja vista, que Jesus não tira o conflito, a dor, ou a morte. Na verdade, quanto mais intensas forem as aflições, mais evidente se torna a paz de Jesus Cristo.
Conclusão
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:12,13
Ter Paz é ter a certeza que o Senhor está contigo em cada momento em sua vida, nos momentos de paz, o Senhor está nos amparando para que as alegrias não nos afaste dEle, e nos momentos de dores Deus está nos socorrendo, nos fortalecendo para que possamos vencer tudo aquilo que vem de problemas em nossas vidas.
Que possamos ter Paz em meio a toda dificuldade, pois tudo podemos naquele que nos fortalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário