Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Jesus Cura a Filha da Mulher Cananeia



Texto: Mat. 15:21-28

Jesus caminha cerca de 50 quilômetros para região de Tiro e Sidom. Estas cidades ficavam ao Norte de Israel, e eram cidades portuárias no Mar Mediterrâneo. Jesus se retira ao território dos gentios para afastar das oposições dos fariseus, estas cidades eram bem prósperas financeiramente. Hoje Tiro localizasse no Líbano.
15: 21-22        Uma história que demonstra o amor de Deus para com todos os seus eleitos no Mundo inteiro, esta mulher gentia, mais precisamente Cananeia, ou seja, descendente dos Cananeus que Josué expulsou da terra prometida cuja civilização foi concentrada e perpetuada em Tiro. O evangelista Marcos a chama de siro-fenícia (Marc. 7:26).  Destarte, ela era helenista, contudo, conhecia o poder de Deus, e reconhecia que Jesus era o Cristo descendente de David, pois o chama de Senhor, Filho de David, uma prova que ela reconhecia a soberania de Jesus Cristo. Esta história é bem semelhante a do sevo do centurião (Mat. 8:5-13), não só porque a fé foi manifesta por uma palavra de Jesus, e a cura veio à distância, mas também pelas tensões raciais que envolviam os casos, demonstrando que em Cristo só a um povo como fala o apóstolo Paulo (Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Rom. 10:12), em Cristo não acepção de pessoas.
15: 23             Esta mulher anonima torna um exemplo de perseverança ao gritar do fundo de sua alma ao único que poderia retirar a dor de ver a sua filha possessa por um demônio. Todavia, houve um silêncio aterrorizador de Jesus Cristo que continua a andar até que seus discípulos lhe rogam que a despeça.
15:24              Jesus sempre compassivo iria curá-la, mas surpreendentemente o Nosso Senhor a responde de maneira desanimadora, claro que tudo isto fazia parte do plano pedagógico dEle. Aquela mulher siro-fenícia ouviria a primeira resposta, que parecia contrária a sua esperança: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel". Jesus está usando aquela circunstância para ensinar aos demais a sua verdadeira missão descrita nos salmos e nos profetas (Salmos 22:27. Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dEle; Isaías 56:7... esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”). Isto fica claro, pois o Senhor estava em território gentio, e já havia realizado vários milagres em outras ocasiões aos gentios (Mat. 4:24-25, Jesus prega por toda Galileia e cura muitos enfermos; e em Mat. 8:5: 13, A cura do criado do centurião). Jesus, apenas expressa a vontade divina de fazer do povo judeu os primeiros que iriam pronunciar a Palavra da Salvação a todos (Gên. 12:3 b... e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados). Jesus em seu tempo terreno restringiu a sua Missão a preparar apenas judeus para a pregação do evangelho. A Missão restrita de Jesus e seus discípulos reflete bem isto (Mat. 10: 5-6).
15:25-26         Depois desta resposta desanimadora esta mulher não desiste, e se põe a adorar e de joelhos suplica com mais intensidade: Mateus 15:25 b. Senhor socorre-me! A resposta de Jesus vem em forma de parábola expressando o seguinte ensinamento: que os filhos a mesa devem ser alimentados antes dos cachorrinhos; não seria correto pegar os alimentos das crianças e deitá-los aos cachorrinhos. Com estas palavras frias Jesus poderia estar dizendo que desejaria alimentar primeiro aos seus filhos (Seus discípulos) e não tirar os alimentos deles e jogar aos cachorrinhos (qualquer gentio). Jesus não insultou a mulher, mas, antes disse a ela que a mesma não deveria desejar o que pertencia aos judeus. Ela deveria aguardar o momento indicado por Deus.
15:27               Todavia esta mulher estava determinada, e compreendeu a mensagem de Jesus e replicou a resposta estendendo a sua compreensão (Mateus 15:27 b. Assim é, Senhor; mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos.). Nem todos os Judeus aceitaram a Jesus, e muitos gentios queriam segui-lo, então por que ela não poderia ter algumas daquelas migalhas que os judeus não queriam? Com os olhos da fé ela alcançou a compreensão de que os cachorrinhos comem junto com as criancinhas, das migalhas que caem da mesa. Ela não pede a promessa destinada aos judeus, mas pede ser incluída na misericórdia de Deus que é a todos os povos, pois Deus encerrou a todos na desobediência, para usar com todos de misericórdia (Rom. 11:32), haja vista, que... Todos pecaram e necessitam da glória de Deus (Rom. 3:23). Em especial, ela só queria a cura de sua filha.
15:28              O Senhor reconhece a fé desta mulher, e realiza o milagre. Ela se aproximou de Cristo crendo que Ele seria capaz de fazer o seu milagre; ela entendia a soberania de Cristo e as prioridades de sua missão. Por isto Jesus exclamou “grande é a sua fé”. Tomando a atitude dela Jesus curou a sua filha.
            A grande fé desta mulher fez a mulher Cananeia: 1 - Ir a Jesus (Mas a todos os que o receberam, aos que crêem em seu nome, deu ele o direito de se tornarem filhos de Deus: os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. João 1:12, 13); 2 – ir a pedir a Jesus (E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13); 3 – ir à chegasse a Jesus (Mateus 11:28 Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso); 4 – ir a perseverar em meio à prova da dúvida (Hebreus 10:36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu); e 5 – ir a vitória, sendo atendida em sua petição e conhecendo realmente o Mestre (Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam).
Quando buscáreis a Deus não se fruste pelo silêncio; não se fruste pela resposta contrária ao que você esperava; não se fruste se os que estiverem em volta te desprezarem; não se fruste se além da prova que estiver passando Deus te exija uma prova de fé. Tome o exemplo desta mulher, Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! (Mateus 15:25), em meio as dores e as aflições louve, adore e clame em nome de Jesus, que Ele lhe responderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário