Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de junho de 2015

Jesus Perdoa a Mulher Surpreendida em Adultério


Texto: João 7:53; 8:1-11.
Este texto de grande calor emocional não faz parte dos rolos mais antigos, contudo é certo que este fato aconteceu, e demonstra de forma bem clara o ministério do Messias concernente a Salvação de um pecador destituído da Glória de Deus com o seu perdão inefável. John Piper fala algo sobre isto ao comenta o trecho de João 7:53; 8:1-11 integrando com Romanos 3:23:
Neste trecho Jesus é o coerente com todo o restante do Evangelho, pois ilustra a compaixão de Jesus pelas pessoas pecadoras, onde todos estão inseridos (Romanos 3:23), ou seja, todos nós nos tornamos aquela mulher, destituídos da Glória de Deus, carentes de Deus. O que significa ”destituídos da glória de Deus”? Significa que nenhum de nós confiou e estimou a Deus da maneira que deveríamos. Nós não ficamos satisfeitos com a sua grandeza e não andamos em seus caminhos. Temos buscado nossa satisfação em outras coisas, e as tratamos como mais valiosas do que Deus, e isso é a essência da idolatria (Romanos 1:21-23). Desde que o pecado entrou no mundo todos nós temos sido profundamente resistentes a ter Deus como nosso tesouro todo-satisfatório (Efésios 2:3). Isto é uma ofensa terrível contra a grandeza de Deus (Jeremias 2:12-13).
            Assim, Jesus Cristo surpreende aos acusadores desta mulher que lhe flagraram em um ato de adultério. Destarte, estes mesmos já haviam desconsiderado a Lei de Moisés (8:4-6); em Levítico 20:10; e Deuteronômio 22:22 é claro em afirmar que ambos deveriam ser julgados. Para estes religiosos pouco valia a justiça da Lei, tais desejariam apreender Jesus numa cilada. Se Jesus dissesse para apedrejar a mulher, estes diriam que Jesus não conhecia a Lei e que estava violando a lei Romana da execução, todavia se Jesus dissesse para não apedrejar, tais diriam que Jesus não cumprira a Lei. Tais homens cheios de ira no coração tentaram contra Jesus, mas este conhecendo o coração deles começa a escrever no chão (8:6b). Existem várias deduções concernentes ao que Jesus escrevinhava na areia: poderia ser os dez mandamentos; o nome daqueles que tiveram relações com aquela mulher; ou até mesmo o pecado de cada um. Isto fica em harmonia com o que o Apostolo São Paulo ensinou em Romanos 8:27 “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”.
            Os algozes desta mulher não se deterão, e continuou a perguntar ao Mestre qual seria a pena? Mas, Jesus Cristo os questiona para retirar de seus corações a pouca humanidade que os restavam (Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela" João 8:7); assim o Senhor emana a Lei e lança o desafio para quem poderia ser a testemunha do sague daquela mulher perante a Deus (Deuteronômio 17:7).
            Aqueles culpados de seus próprios delitos, com as pedras nas mãos; a pecadora humilhada ao lado de Jesus Cristo; e Jesus o inculpável, o única que poderia a tirar a pedra, permanece do lado da réu. Jesus continua a escrever a alma destes na areia (João 8:8), então o inesperável aconteceu! Os acusadores daquela mulher se retiraram cada um constrangidos pelos seus próprios pecados (João 8:9).
            A mulher passa a ter a segunda chance de sua vida, foi julgado inocente por falta de prova, pois não havia ali acusadores inculpáveis. Cristo o único sem pecado (8:46) a perdoou porque tomava os pecados dela sobre Si mesmo (Romanos 8:1-3). Todavia, Jesus a liberta com o seu perdão, mas lhe imputa a responsabilidade de uma vida sem pecado (Romanos 6. 1-14). Deus quer fazer o mesmo com você. Jesus quando morreu; nós morremos com ele também, e quando ele ressuscitou; nós também ressuscitamos com ele (Romanos 6:2-3). Hoje cristo quer que você venha ser um novo homem, e que o velho homem fique crucificado na cruz (Romanos 6:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário