Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Ezequiel 8


8:1 Ezequiel registra a data exata desta visão. Isso foi durante setembro do ano 592 aC. No final da visão, o Senhor fala da punição que acontecerá. Depois que isso acontecer, as pessoas serão capazes de ver este registro. Então elas saberão que Deus causou esses eventos.


Os líderes dos exilados chegaram à casa de Ezequiel. Eles tinham vindo ao profeta para ouvir do Senhor. Mas Ezequiel não podia trazer nenhuma mensagem de conforto para eles. Ele lhes falou sobre a visão que Deus lhe tinha dado. Mas isso era tudo o que ele podia fazer. Ezequiel sentiu o poder de Deus. Era como se Deus tivesse posto a mão sobre Ezequiel. Foi tão repentino e ele pareceu se levantar com o Senhor. Deus o elevou a esta visão.


8:2 Quando Ezequiel olhou, ele viu uma pessoa estranha. Essa pessoa era uma visão do Senhor. O fogo e o metal brilhante mostram algo da glória de Deus. A descrição aqui é semelhante a Ezequiel 1:27.


8:3 Como Ezequiel teve que cortar todos os seus cabelos (Ezequiel 5:1), agora eles tinham crescido novamente. Deus o agarrou pelos cabelos. O Espírito de Deus ergueu Ezequiel no ar. Na visão, eles voaram para Jerusalém.

Foram ao portão norte do templo. Esta porta era pela área interna no lado norte do templo. Nessa área, havia uma grande imagem de um deus falso. Essa imagem não deveria estar lá. Isso causou a ira de Deus. Este lugar era para ser santo para o Senhor. Foi um pecado terrível erguer ali a imagem de um deus falso.


8:4 Havia o deus falso. Mas havia também a glória do Deus verdadeiro. Ezequiel viu a glória de Deus como tinha visto antes (Ezequiel capítulo 1, Ezequiel 3:23).


8:5-6 O Senhor disse a Ezequiel que olhasse para o norte. E ele viu a imagem de um deus falso. Aqui o povo adorava o deus falso. Mas eles ainda diriam que adoravam a Deus também. Mas eles não podem adorar falsos deuses e o verdadeiro Deus. O comando de Deus é que seu povo deve adorá-lo sozinho. Eles não devem ter outros deuses. (Ver Êxodo 20: 3, Deuteronômio 5: 7.)


A adoração de outros deuses pelo povo em Judá deixou Deus irado. Por causa das coisas perversas que as pessoas fizeram, Deus não podia permanecer em seu templo. Ezequiel viu o que as pessoas estavam fazendo pelo portão norte. Essas coisas eram terríveis, mas eram apenas o começo. Deus advertiu que Ezequiel veria coisas muito piores do que estas.


8:7-10 O Senhor trouxe Ezequiel perto da entrada da área em torno do templo. Aqui estava um quarto secreto. Tudo o que Ezequiel podia ver era um buraco na parede. Deus lhe disse para abrir a parede. Ao fazê-lo, encontrou uma porta.


O Senhor lhe disse para entrar. Entrou no quarto. Ele viu ali os 70 líderes de Judá. Ele os observou. E ele viu o que eles estavam fazendo.


Havia imagens horríveis em todas as paredes. Estas eram de coisas que rastejam e de animais impuros. Além disso, os falsos deuses de Israel estavam lá.


8:11 Estes setenta homens eram os chefes de Judá. Eles ficaram na frente dos falsos deuses. Isso significa que eles adoravam os deuses.


Shaphan fora um bom homem. Serviu ao rei Josias. Quando os construtores encontraram o livro da lei de Deus no templo, ele o levou ao rei. Ele a leu. Ele ajudou a trazer o povo de volta para o Senhor Deus. (2 Reis 22: 3-14). Ora, um de seus filhos, Jaazanias, adorava deuses falsos.


O nome Jaazaniah significa “o Senhor ouve”. Na adoração de Deus, somente os sacerdotes teriam incenso. Esses homens não eram sacerdotes. Eles queimavam incenso aos falsos deuses. Na adoração adequada de Deus, o incenso era um cheiro doce que os sacerdotes lhe ofereciam. Aqui os líderes tomaram o que pertencia ao Senhor. E eles o ofereceram aos seus falsos deuses.



8:12-13 Nesta sala secreta, Ezequiel viu o que os líderes fizeram. Cada um deles adorava seu deus falso. O Senhor Deus vê tudo o que acontece, mesmo em segredo. Não podemos esconder nada dele. No entanto, esses homens disseram que Deus não os viu. Eles disseram que Deus tinha ido embora do país. Mas Deus está sempre lá e ele está em toda parte. No entanto, a glória de Deus não permaneceria nesse lugar. Logo a glória de Deus partiria. E então o exército da Babilônia destruiria Jerusalém.


Os pecados secretos dos líderes eram piores do que qualquer coisa que Ezequiel tinha visto antes. Mas Deus disse que Ezequiel veria pecados ainda piores.


8:14-15 Tammuz era um deus falso que o povo tinha trazido, muito antes deste tempo, de Babilônia. Outro nome para ele era Dumuzi. Este nome significa “o filho da vida.” No início, ele era o deus do sol. Mas mais tarde ele se tornou o deus da primavera. Seus pais eram os deuses Ea e Sirdu. Sua esposa era o deus fêmea Ishtar. Sua casa estava debaixo da árvore da vida. E esta árvore estava no jardim de Eridu. Eridu estava entre os rios Tigre e Eufrates.


Havia muitas histórias sobre ele. Eles falam da morte de Tamuz e como Ishtar chorou por ele. Então, na história, Tammuz tornou-se vivo novamente. Tammuz tornou-se o nome de um mês no ano. Trata-se de nossos meses de junho e julho. Naquele mês, as pessoas que adoram Tammuz choram por sua morte. Eles choram como as pessoas choram após a morte de seu único filho. Isto é o que as mulheres estavam fazendo na porta norte do templo. Não eram apenas os homens que adoravam falsos deuses. As mulheres também se afastaram do Senhor.


8:16 A área interior do templo era um lugar santo para a adoração de Deus. Ali havia 25 homens. Estes homens teriam sido sacerdotes que serviam no templo. No entanto, eles tinham virado suas costas para o templo. Eles tinham se afastado do verdadeiro Deus. Eles adoraram o sol quando ele subia no leste. Eles estavam adorando Shamas, o deus-sol da Babilônia. Não é possível adorar falsos deuses e o verdadeiro Deus.


8:17-18 Não foi apenas em sua adoração que o povo pecou. Toda a sua maneira de vida se tornara perversa. (Isto é semelhante à situação descrita por Paulo em Romanos 1:18-32). Os israelitas eram tão maus que Deus estava zangado com eles. Ele estava tão bravo que ele iria puni-los. Ele destruiria a cidade e o povo. Ele não queria ouvir, mesmo que gritassem para ele por ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário