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quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Ezequiel 6

 



6.1-3 Os montes de Israel podem significar a terra como um todo (Ez 36.1-6); no entanto outeiros poderiam receber uma condenação específica, porque o povo havia construído altares e santuários para os ídolos cananeus nas áreas de floresta (v. 13). Altos eram originalmente locais elevados para a adoração a Baal e outras divindades do panteão cananeu. O termo alto pode ser usado para descrever qualquer localidade, seja no topo de uma montanha ou num vale (v. 6; Jr 7.31) onde os falsos deuses eram adorados (1 Rs 11.4-10). Os israelitas faziam uso dessas e de outras práticas, incluindo conduta sexual condenável, magia, espiritismo, adoração de serpentes e sacrifício de crianças. Antes de entrarem na Terra Prometida, os israelitas haviam sido instruídos a destruir todos os altos onde ídolos eram adorados pelos cananeus (Nm 33.52).

6.4-6 As frases derribarei os vossos traspassados, porei os cadáveres e espalharei os vossos ossos referem-se ao julgamento divino. Os cadáveres que permaneceriam sem enterro e os ossos espalhados pelo chão representavam a profanação derradeira da terra. Deus faria com que a nação israleita sofresse com isso, porque o povo havia profanado a si próprio adorando ídolos nos altos pagãos (2 Rs 23.20; SI 53.5).

6.7 Para que saibais que eu sou o Senhor. Normalmente, uma pessoa vem a saber mais sobre Deus ao ter um contato mais profundo com Sua misericórdia. No entanto, por causa do caminho mau que os habitantes de Judá haviam trilhado, eles conheceriam Deus de uma maneira terrível: por meio do Seu juízo (Is 28.21).

6.8-10 Deus não apenas daria provas de Sua justiça e fidelidade para com as promessas do passado e as advertências a respeito das consequências da idolatria (Ez 5.13), mas também deixaria um resto de seu povo para que este se lembrasse do único Deus verdadeiro entre as nações. Deus havia prometido que, apesar da destruição da nação por causa do pecado, Ele sempre salvaria um remanescente da aniquilação (Dt 28.61-64). O principal propósito dessa punição era fazer com que o remanescente se arrependesse e pudesse ser restaurado espiritualmente.

6.11, 12 Ah! Essa interjeição é proferida de maneira sarcástica nesse trecho. Deus estava demonstrando Seu apreço pela destruição dos lugares onde eram observadas práticas idólatras (v. 1-7,13), ou a interjeição é uma alusão ao escárnio das nações ao derredor de Israel, que sempre ridicularizavam o povo de Deus (Ez 25.1-7).

6.13, 14 Então, sabereis que eu sou o Senhor. Como nos versículos 7 e 10, o Senhor declarou o propósito da destruição da cidade onde estava localizada Seu templo e de grande parte do povo. A utilização do nome pessoal de Deus serve para enfatizar sua intenção de levar o povo de volta a um relacionamento íntimo com Ele.

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