Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de maio de 2017

A que pastor devo obedecer?




Sua dúvida está relacionada ao versículo em Heb 13:17 "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil"



 base no contexto das palavras do escritor aos Hebreus, que chama a nossa atenção para a responsabilidade de um pastor, bem como para o compromisso que cada crente tem diante dele, quero, neste dia, 2º domingo de junho, dia do pastor, falar de maneira bem prática, um pouco a respeito de algumas atitudes que podem, em linhas gerais, traduzir a força da expressão bíblica:“lembrai-vos dos vossos pastores”



Valorizando seu trabalho

Um dos fatores motivadores do trabalho é o reconhecimento. Quem é que não gostaria de ser reconhecido quando está cumprindo sua tarefa? Não há como desistir de uma missão, ou ser malsucedido, se alguém valoriza o que vem sendo realizado com desvelo e amor.

Eu, por exemplo, sinto-me feliz quando sei que aquilo que estou fazendo tem o reconhecimento da minha família, da minha igreja, dos meus amigos, dos meus pais, etc. Agora, criticar ou desprezar o que alguém faz com amor e dedicação é uma afronta a qualquer pessoa.

Talvez o pastor seja a pessoa que mais receba críticas. Geralmente, tudo que acontece na igreja é culpa do pastor. Seu trabalho é complicado e muitas vezes mal-entendido. Por exemplo: se alguém vai bem no casamento, o pastor é o responsável; se os cônjuges brigam e estão separados, o pastor é o culpado. Se o filho está em casa e obedece aos pais, o pastor tem participação nesse processo; se ele não fica em casa e nem está na igreja, o pastor falhou no seu papel.

O pastor pode fazer noventa e nove coisas corretas, boas e dignas de aplausos. Mas se ele falha num único detalhe, isso é motivo para que alguém desmanche seu trabalho com críticas e desprezo. E como há pastores que sofrem em virtude desses procedimentos... Situações que tinham tudo para ter um final feliz, acabaram com um fim desastroso, tão somente porque alguém não reconheceu o que fora feito ao longo dos anos.

É hora de parar com certas atitudes destruidoras e valorizar mais os nossos pastores, dando-lhes todo apreço necessário. É preciso caminhar lado a lado desses homens de Deus, lembrando sempre que eles não são perfeitos, mas sujeitos às paixões e sofrimentos humanos, Tg 5: 17.


          Demonstrando amor e carinho

    Amor é uma palavra que faz bem a todos. A Bíblia está repleta de mandamentos sobre o amor. Deus é amor, 1 Jo 4: 8. Em se tratando de demonstrar amor ao próximo, existem muitas maneiras de se fazer isso. Leia Lucas 10: 25-37.

Quando a Bíblia diz que “Deus amou o mundo de tal maneira”, afirma que Deus provou seu amor, dando (enviando) seu único filho para sofrer e morrer por todos, Jo 3: 16. Ele não apenas amou, mas demonstrou seu verdadeiro amor através da ação: “...deu o seu filho único...”.

O pastor é uma pessoa como qualquer outra. Ele é um ser dotado de sentimentos e emoções, e que precisa de amor e atenção. Muitos chegam a pensar que ele é, humanamente falando, uma pessoa completa e realizada. É bom lembrar que o pastor tem também seus momentos de solidão e sofrimento. Os problemas diários que uma igreja enfrenta podem refletir duramente na vida desse homem de Deus. Se ele não possuir uma estrutura física, psicológica e espiritual à altura, jamais suportará as lutas e desafios do ministério.

É por isso que a igreja precisa lembrar de seu pastor em oração, intercessão e amor, para que ele se sinta sustentado e amado pelo rebanho. Não de maneira teórica, mas de forma real, prática e transparente. Como é louvável a atitude de certos membros que procuram cercar seu pastor e sua família com atitudes que demonstram carinho. Quantos que têm a satisfação de convidar o pastor para almoçar em sua casa, dar-lhe um presente no dia de seu aniversário, convidar seus filhos para fazer um passeio, etc. Existem mil e uma maneiras de demonstrar que o pastor é uma pessoa amada e querida.


Sendo submisso e respeitoso

Talvez aqui esteja a tônica da expressão “lembrai-vos dos vossos pastores”, porque nesse contexto o escritor fala de maneira clara da autoridade espiritual que o pastor exerce sobre os cristãos, assim como da obediência e submissão da igreja aos líderes espirituais: “Obedecei a vossos guias, e submetei-vos a eles”.

É bem verdade que ser pastor é um privilégio muito grande, mas, ao mesmo tempo, implica responsabilidade diante de Deus: “Eles velam por vossas almas, como quem há de prestar contas”. Quer dizer: os crentes terão de prestar contas a Deus diante do Tribunal de Cristo, 2Co 5: 10, após o arrebatamento da igreja, mas os pastores terão de prestar contas mais do que os outros, por terem assumido tão sublime missão – o ministério. Por isso, cada pastor deve levar a sério sua missão, e não fazer de qualquer maneira a obra do Senhor, Jr 48: 10.

Ser submisso é uma tarefa de cada crente e não parece tão fácil assim. Mas é este o ponto forte na vida do cristão que cumpre com alegria este mandamento, ou seja, à semelhança de um filho que ama e obedece, com prazer, ao pai.

Alguém disse que o que Deus mais requer de nós é a obediência. Concordo, porque entendo que na obediência estão implícitas todas as demais características cristãs, tais como: humildade, amor, paciência, perdão, alegria, bondade, fé, etc.

Portanto, uma das melhores maneiras de um cristão dar a destra ao seu pastor é demonstrar-se pronto em submissão ao trabalho do Senhor. Ver o pastor como um pai espiritual que trabalhou para que a palavra o alcançasse é um ato de reconhecimento que glorifica a Deus. Pense nisso e seja sempre um crente obediente e pronto para oferecer sua destra de companheirismo no trabalho da Igreja.


Concluindo

Gostaria de que as igrejas reconhecessem o valor de seu pastor, dando-lhe a honra devida, Rm 13: 7, e levantassem mãos santas ao Senhor em oração por todos os pastores e suas famílias. Quero sugerir a todos que, nesse dia festivo, deem presentes ao seu pastor e comemorem esse dia com gratidão e louvores ao Senhor. Mas, acima de tudo, deem a ele muito mais amor e consideração, reconheçam o valor de seu trabalho, sendo submissos e respeitosos.

........................

Nenhum comentário:

Postar um comentário