Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Missão Urbana e Transcultural






Mateus 22:10 E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. (ARF)

Introdução:

Neste texto é demonstrado a missão e missões do povo de Deus neste Mundo até a boda do Cordeiro com a sua igreja nos céus dos céus.

Como é demonstrado neste texto a ordem do rei que simbolicamente é o tido pela maior parte dos exegetas como o Rei dos reis é o da convocação dos bons e maus para a sua habitação e, isto cabe a igreja do Senhor e a cada uma que é integrante deste corpo que junto forma a Santa Igreja que seus dons e talentos (Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:9,10). Destarte, não há uma igreja completa sem que todos os membros participe com os dons e talentos, haja vista, que não existe dom superior ao outro, pois é junto que todos forma o corpo de Cristo (Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
1 Coríntios 12:11-14
). Então o entendimento é que unidos fazemos a missão da igreja, como os servos. Logo, nos tornamos luz do Mundo e sal da Terra (Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5:13).



I)                  Toda qualidade de peixes:

Não têm como saber a qualidade dos peixes de baixo do mar (Mateus 13:47-48 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.), então neste ponto a igreja tem de estar preparada para todo o tipo de pessoas que possam chegar até ela, para recepcioná-las como seres humanos que precisam de ajuda. Porquanto, a obrigação dos que compõe o corpo é serem pescadores (Mateus 4:19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.). E, não fazer a separação do joio do trigo (Mateus 13:26-30 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.). Isso é função do Senhor a função da igreja é anunciar a palavra (Marcos 16:15-20 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.)

         O chamado da ideia de pregar o evangelho, é o de pregá-lo como Jesus Cristo (João 20:21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.). Quem recebe a incumbência de pregar deve se preparar para ter o coração de Jesus Cristo, ou seja, o de levar e conduzir a paz todo tipo de pessoa, pois foi isto que Ele fez (João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize). O temor daquilo que pomos entrar na rede tem mudado a forma de pensar da Igreja, que está cada vez mais condenando o Mundo em vez de levar a Palavra de remissão a este (João 3:17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele), isto é, perder a característica principal da igreja.



II)               Não se arrependeram da imundícia:

Muito que receberam a Palavra não resistiram a este Mundo (E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mateus 13:3-8
), nunca haverá certeza dos que receberão a palavra verdadeiramente em seus corações, não se pode julgar pela aparência de piedade, ou de espiritualidade, as Missões Urbanas são sempre um trabalho continho na procura da Igreja em demonstrar o amor de Deus ao Mundo (João 3:16), e nunca na busca por ela mesmo como autossuficiente.

         Destarte, as Missões Urbanas desenvolvem e envolvem amor de Deus a todos os tipos de pessoas neste Mundo, e não uma demonstração de poder para vanglória, mas manifestar a Glória para salvar no cuidar dos que precisam nos lugares mais ermos, tristes e insalubres do Mundo (Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:34-46
).

         Pregar o evangelho não é apenas falar palavras, mas demonstrá-las em atos de terna misericórdia (Tiago 2:8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis). Missões Urbanas é vencer a si mesmo, já que em várias vezes este evangelho te levará a pregar a quem lhe fez crueldade a ti, ou até mesmo, a alguém que você ama (Levítico 19:18. Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR) seu sentimento tem que ser o sentimento de Deus e, não o seu. Amar o seu próximo é cumprimento do segundo maior mandamento (Levítico 19:18. Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. Marcos 12:31-33. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes) ratificado pelo nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, cabe a pergunta: Quem é o meu próximo? Esta reposta foi respondida também por Jesus Cristo (Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10:29-37
).

         Quando analisamos esta parábola é claro que Missões se faz em qualquer lugar, e demonstra que as diferenças têm de ser vencidas, logo tudo que separa deve ser jogado por terra e, a igreja tem de estar desposta a vencer barreiras racistas, etnocêntricas, de ódio cultural, dispensar tempo, recursos e até mesmo retroceder para cuidar de que necessita.



III)            Brasil lidera número de assassinatos no mundo: 60 mil mortes no ano:
Poderá ser unido este tema social um trecho pouco usado nas pregações, mas, se suma importância. Texto está em proverbio 24 nos seguintes versículos abaixo:

7
A sabedoria é virtude elevada demais para o perverso; por isso ele fica sem palavras nas assembleias.
8 Quem urde o mal o tempo todo será conhecido como mexeriqueiro!
9 A intriga do perverso é pecado, e o escarnecedor é detestado por todas as pessoas.
10 Se lhe mostra vagaroso para ajudar teu próximo, pouca força terás no dia da angústia.
11 Liberta os que estão sendo conduzidos à morte, salva os que são arrastados ao suplício!
12 Porquanto, ainda que alegares: “Eis que não sabíamos o que ocorria! ” Aquele que investiga todos os corações não perceberia a verdade? Não saberia. Aquele que preserva a sua vida? Não retribuirá Ele a cada um segundo a sua atitude?

Estudo aponta que entre as razões para a banalização dos crimes estão a desigualdade, o desemprego, a baixa escolaridade, a urbanização rápida e irregular, drogas ilícitas e armas.
         A crescente onda de atentados terroristas ao redor do mundo já matou um total de 3.314 pessoas em 2017, segundo levantamento realizado pelas empresas Esri Story Maps e PeaceTech Lab. O trágico saldo de 498 ataques ocorridos neste ano, no entanto, não consegue superar o número de mortes violentas registradas no Brasil em apenas três semanas. Por aqui, cerca de 3,4 mil pessoas foram assassinadas a cada 21 dias em 2015, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.






IV)           Missões Transcultural Urbana:

Este tema está em foco nos dias atuais mediante aos refugiados de guerra, de fome, de outras tragédias naturais e colapsos econômicos em grande parte do Mundo. A ONU relata que 65,3 milhões de refugiados em todo o mundo, este número é o maior desde a Segunda Guerra Mundial, e no Brasil tem quase 9 mil refugiados de 79 nacionalidades, só de sírios já são ¼. Concernente, aos sírios as portas abertas demonstram um dado interessante, que não é apenas algo de interesse da igreja, mas também humanitário precisa discutir isto a nível político:
Um Mundo dividido por barreiras ideológicas, por guerras, por políticas, etc... Temos de ter uma igreja acolhedora; um centro de hospitalidade para a cidade, ou seja, num lugar onde todos são bem recebidos, e não há acepção de pessoas (Tiago 2:1-8).
(a)  As maiores religiões:
Categoria religiosa
Número de adeptos
(em milhões)
Tradição cultural
Principais regiões
828–1.000
Sul da ÁsiaBaliMauríciaFijiGuianaTrinidad e TobagoSuriname e minorias ao redor do mundo.
600-3.000
400–1.500
400-1.000
2.000–2.200
Predominante no mundo ocidental (EuropaAméricas e Oceania), África subsaariana,Filipinas e Timor-Leste no Sudeste da Ásia. Existem minorias no mundo todo..
1.570–1.650
1.100
Predominante no mundo ocidental. Existem minorias ao redor do mundo (ver irreligião por país).

(b)   Religiões Média
Categoria religiosa
Número de adeptos
(em milhões)
Tradição cultural
Principais regiões
0,3
27–65
12-19
0,63
2
24–28
0,8
0,7
14–18
Israel e ao redor do mundo através da diáspora judaica (maior parte na América do NorteAmérica do SulEuropa e Ásia).
8–12
1
7,6–7,9
Dispersa pelo mundo,[29][30] mas com grandes populações (cerca de 60% dos adeptos da Fé Bahá'í) na ÍndiaEstados UnidosVietnãQuêniaRepública Democrática do CongoFilipinas,ZâmbiaÁfrica do SulIrã e Bolívia[31]
15-20
Em todo o mundo, mas principalmente no BrasilCuba e na Jamaica.
3
1–3


Conclusão:

É claro que não resolveremos o problema cidade, mas, por certo se agirmos por igreja conseguiremos ser como o samaritano na vida daquele home moribundo, muitos hoje estão da mesma forma por razões diversa neste Mundo.

         Pense que você foi chamado para trazer algo diferente a este Mundo, não desista do seu bairro, município, cidade, estado, País, continente etc... Contudo, traga em sua retina que que a obra começa próximo de você e, nunca distante, haja vista, que distante de mais você não alcança.

         Vale apena relembrar as palavras do Apóstolo São Paulo em Romanos (12:3. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus). É verissímil tais palavras, conclua apenas que existe em ti amor e piedade para ser desta forma (Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. 1 Pedro 2:17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário