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quarta-feira, 26 de julho de 2017

Introdução a Palestra Missão de Política Social e Integral da Paz: A Religião e os Pobres

 

O Brasil, nas últimas décadas, vem confirmando, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Um país desigual, exposto a provocação da história de arrostar um espólio de injustiça social que exclui parte expressiva de sua população da promoção a condições mínimas de dignidade e cidadania. Quanto uns subsídios ao entrosamento dessa realidade, este inciso procura apresentar a circunstância atual e o desenvolvimento da amplitude e da natureza da indigência e da desigualdade no Brasil, estabelecendo inter-relações causais entre essas dimensões. Trata-se de um relato empírico e descritivo, que desdizer-se a realidade da indigência e da desigualdade. Nossa hipótese essencial, atualizado em disciplinas anteriores é que, em principal lugar, o Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres. Em segundo lugar, confiamos que os altivos níveis de pobreza que afligem a sociedade encontram sua principal decisiva na estrutura da desigualdade brasileira — uma perversa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social. Procuramos, ainda, demonstrar a viabilidade econômica do combate à pobreza e justificar a importância, no atual contexto econômico e institucional brasileiro, de estabelecer estratégias que não descartem a via do crescimento econômico, mas que enfatizem, sobretudo, o papel de políticas redistributivas que enfrentem a desigualdade. A pobreza pode ser por diversas circunstâncias
a)    A pobreza pode ser abrangida em vários distintos, principalmente: Carência cogonal; caracteristicamente abarcando as necessidades da vida coloquial como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste significado pode ser alcançada quão grandemente a carência de possessões e serviços essenciais. A Pobreza causada por aflição e opressão, demonstrado pela palavra hebraica ani, que significa deprimido em mente, circunstâncias (Isa. 3:14);
b)    A também o necessitado e o dependente a palavra hebraica é ebony, que remete a um pensamento de passando necessidade (Deut. 15:4-11; I Sam. 2:8);
c)    Outra palavra hebraica rash prova o entendimento de empobrecido por espoliação, ou seja, estar sem nada (II Sam. 12: 1-5);
d)    Os que são pobres pelos seus maus hábitos, por vícios, por preguiça, etc... Que vão contra a ordem da criação que levam a pobreza. Esta palavra é em hebraico machsor (Prov. 6:10-11; 21:7);
e)    A bíblia fala também do pobre frágil e fraco, ou seja, aquele que é pobre devido a não ter mais condições de trabalho, como um idoso, um doente, um deficiente etc... A palavra hebraica é dal, que significa encostado, pendurado em algo (Amos 5:11);
f)     Aqueles que passam fome também são lembrados, a menção a palavra hebraica raeb demonstrada em (Ezequiel 18:5-7); e
g)    Os deprimidos, infelizes e aqueles que são doentes mentais, ou seja, os que vivem no escuro de suas mentes, a palavra em hebraico é chelkah (Sal. 10:14).
h)    No Novo Testamento há apenas uma palavra para indicar o estado de pobreza que é a palavra grega ptokos, que é o pobre em sua definição mais comum, o ser privado de qualquer de seus direitos (II Cor. 8:9); idosos, crianças, adolescente, mulheres, afrodescendentes, trabalhadores rurais etc...
Destarte, será uma abordagem que virá do passado remoto para um presente que nos assola a humanidade até os dias atuais sofrem agravos na violência do Mundo mostrando pressupostos que poderiam levar a uma abordagem dentro do Teologia Social.

Educação em Alvo – Os Efeitos da Violência Armada nas Salas de Aula –  foram cruzados dados acumulados entre julho de 2016 e julho de 2017 sobre tiroteios e disparos de armas de fogo foram cruzados com informações instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro (escolas estaduais, municipais, federais e creches). A análise é subsidiada por mapas e estatísticas do impacto da violência armada sobre a população em idade escolar na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é pensar em políticas públicas que vão atender às diferentes necessidades de crianças e adolescentes em idade escolar que vivem em áreas vulneráveis, com altos índices de violência, especialmente a armada. ” (Http://fogocruzado.org.br/educacao-em-alvo-os-efeitos-da-violencia-armada-nas-salas-de-aula/)
Segundo esta ONG este é o maior aumento de criminalidade, faltando educação, falta tudo! Não esperança de mudar a própria vida, e sendo o homem um ser psicobiosocial, existirá uma absolvição em sua somática, que logo resultará ne formação de sua família e após influenciará o seu meio social.
Em uma observação mais profunda vimos que a violência armada apenas aumenta, isto devido adversas farias, mas, contudo, trabalharemos em apenas alguns dados:
  “ Em funcionamento há oito meses, o aplicativo e mapa colaborativo Fogo Cruzado já publicou quase 3 mil notificações de tiroteios e/ou disparos de arma de fogo no Grande Rio. O Fogo Cruzado divulga hoje seu sétimo balanço mensal, com a consolidação das informações recebidas ao longo do último mês (registradas de 00:00h de 01 de fevereiro a 24:59 de 28 de fevereiro. ” (Http://fogocruzado.org.br/relatorio-mensal-fevereiro-2017/)

Nestes pontos é necessário vencer a guerra constituindo paz política, social educacional e religiosa, deste ou desse ou daquele modo, esta grafia tentará a passar a vos outros.
Será proposto uma união universal contra a fome (Provérbios 11:24 “Quem dá com generosidade, vê suas riquezas se multiplicarem; outros preferem reter o que deveriam ofertar, e caem na pobreza”. KJA), tentando despertar uma compaixão ao próximo. Mostrando que estabelecendo o catolicismo não faltará nada para os que precisam (Salmos 112:9 “É liberal, dá aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória”). Este trabalho não é apenas de solidariedade, mas, de trazer vida ao ser humano.

Com pequenas, médias e grades parcerias poderá mudar o Mundo, levando não só alimentos, mas estrutura urbana, chance intelectual e de trabalho. As oportunidades se abrem quando são muitos em vários lugares auxiliando os mais carentes (Deuteronômio 15:10 “Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo no que puseres a tua mão”). O recurso do Mundo é mal dividido, mas, se todos unir terão recurso de sobra (Atos 4:22 “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”); seria mudar a concepção do egocentrismo para o solidaríssimo ( 2 Coríntios 8:14-15 “Mas para igualdade: neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade”). Assim mudar o mundo.

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