O Brasil, nas últimas décadas,
vem confirmando, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na
distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Um país desigual, exposto a
provocação da história de arrostar um espólio de injustiça social que exclui
parte expressiva de sua população da promoção a condições mínimas de dignidade
e cidadania. Quanto uns subsídios ao entrosamento dessa realidade, este inciso
procura apresentar a circunstância atual e o desenvolvimento da amplitude e da
natureza da indigência e da desigualdade no Brasil, estabelecendo
inter-relações causais entre essas dimensões. Trata-se de um relato empírico e
descritivo, que desdizer-se a realidade da indigência e da desigualdade. Nossa
hipótese essencial, atualizado em disciplinas anteriores é que, em principal
lugar, o Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres. Em segundo
lugar, confiamos que os altivos níveis de pobreza que afligem a sociedade
encontram sua principal decisiva na estrutura da desigualdade brasileira — uma
perversa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão
econômica e social. Procuramos, ainda, demonstrar a viabilidade econômica do
combate à pobreza e justificar a importância, no atual contexto econômico e
institucional brasileiro, de estabelecer estratégias que não descartem a via do
crescimento econômico, mas que enfatizem, sobretudo, o papel de políticas
redistributivas que enfrentem a desigualdade. A pobreza pode ser por diversas
circunstâncias
a) A
pobreza pode ser abrangida em vários distintos, principalmente: Carência
cogonal; caracteristicamente abarcando as necessidades da vida coloquial como
alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste
significado pode ser alcançada quão grandemente a carência de possessões e
serviços essenciais. A Pobreza causada por aflição e opressão, demonstrado pela
palavra hebraica ani, que significa deprimido em mente, circunstâncias
(Isa. 3:14);
b) A
também o necessitado e o dependente a palavra hebraica é ebony, que remete a um
pensamento de passando necessidade (Deut. 15:4-11; I Sam. 2:8);
c) Outra
palavra hebraica rash prova o
entendimento de empobrecido por espoliação, ou seja, estar sem nada (II Sam.
12: 1-5);
d) Os que
são pobres pelos seus maus hábitos, por vícios, por preguiça, etc... Que vão
contra a ordem da criação que levam a pobreza. Esta palavra é em hebraico machsor
(Prov. 6:10-11; 21:7);
e) A
bíblia fala também do pobre frágil e fraco, ou seja, aquele que é pobre devido
a não ter mais condições de trabalho, como um idoso, um doente, um deficiente
etc... A palavra hebraica é dal, que significa encostado,
pendurado em algo (Amos 5:11);
f) Aqueles
que passam fome também são lembrados, a menção a palavra hebraica raeb
demonstrada em (Ezequiel 18:5-7); e
g) Os
deprimidos, infelizes e aqueles que são doentes mentais, ou seja, os que vivem
no escuro de suas mentes, a palavra em hebraico é chelkah (Sal. 10:14).
h) No
Novo Testamento há apenas uma palavra para indicar o estado de pobreza que é a
palavra grega ptokos, que é o pobre em sua definição mais comum,
o ser privado de qualquer de seus direitos (II Cor. 8:9); idosos, crianças,
adolescente, mulheres, afrodescendentes, trabalhadores rurais etc...
Destarte,
será uma abordagem que virá do passado remoto para um presente que nos assola a
humanidade até os dias atuais sofrem agravos na violência do Mundo mostrando
pressupostos que poderiam levar a uma abordagem dentro do Teologia Social.
“ Educação em Alvo – Os Efeitos da Violência Armada
nas Salas de Aula – foram cruzados dados
acumulados entre
julho de 2016 e julho de 2017 sobre tiroteios e disparos
de armas de fogo foram cruzados com informações instituições públicas de ensino
do Rio de Janeiro (escolas estaduais, municipais, federais e creches). A
análise é subsidiada por mapas e estatísticas do impacto da violência armada
sobre a população em idade escolar na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da
pesquisa é pensar em políticas públicas que vão atender às diferentes
necessidades de crianças e adolescentes em idade escolar que vivem em áreas
vulneráveis, com altos índices de violência, especialmente a armada. ” (Http://fogocruzado.org.br/educacao-em-alvo-os-efeitos-da-violencia-armada-nas-salas-de-aula/)
Segundo
esta ONG este é o maior aumento de criminalidade, faltando educação, falta
tudo! Não esperança de mudar a própria vida, e sendo o homem um ser
psicobiosocial, existirá uma absolvição em sua somática, que logo resultará ne
formação de sua família e após influenciará o seu meio social.
Em uma
observação mais profunda vimos que a violência armada apenas aumenta, isto
devido adversas farias, mas, contudo, trabalharemos em apenas alguns dados:
“ Em
funcionamento há oito meses, o aplicativo e mapa colaborativo Fogo Cruzado já
publicou quase 3 mil notificações de tiroteios e/ou disparos de arma de fogo no
Grande Rio. O Fogo Cruzado divulga hoje seu sétimo balanço mensal, com a
consolidação das informações recebidas ao longo do último mês (registradas de
00:00h de 01 de fevereiro a 24:59 de 28 de fevereiro. ” (Http://fogocruzado.org.br/relatorio-mensal-fevereiro-2017/)
Nestes pontos é necessário vencer a guerra
constituindo paz política, social educacional e religiosa, deste ou desse ou
daquele modo, esta grafia tentará a passar a vos outros.
Será proposto uma união universal contra a fome
(Provérbios
11:24 “Quem dá com generosidade, vê suas riquezas se multiplicarem; outros
preferem reter o que deveriam ofertar, e caem na pobreza”. KJA), tentando despertar uma compaixão ao próximo.
Mostrando que estabelecendo o catolicismo não faltará nada para os que precisam
(Salmos 112:9 “É liberal, dá aos necessitados; a sua justiça
permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória”). Este trabalho não é apenas de
solidariedade, mas, de trazer vida ao ser humano.
Com pequenas, médias e grades parcerias poderá
mudar o Mundo, levando não só alimentos, mas estrutura urbana, chance
intelectual e de trabalho. As oportunidades se abrem quando são muitos em
vários lugares auxiliando os mais carentes (Deuteronômio 15:10 “Livremente lhe darás, e que o teu coração não
seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR, teu
Deus, em toda a tua obra e em tudo no que puseres a tua mão”). O recurso do Mundo é mal dividido, mas, se
todos unir terão recurso de sobra (Atos 4:22 “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”); seria mudar a
concepção do egocentrismo para o solidaríssimo ( 2 Coríntios 8:14-15 “Mas
para igualdade: neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos
outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade”).
Assim mudar o mundo.
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