Como
pode ser compreendida a vontade de Deus? Compreender Deus, só é
possível pela revelação de Deus à humanidade, esta revelação
não é apenas para que a humanidade venha obter o conhecimento
teórico do Senhor, mas, sim para obter o conhecimento de si mesma.
Nas Santas Escrituras são mencionadas vários episódios que Deus ao
se revelar mostra a peculiaridade do ser humano e, traz a este o
conhecimento de suas incertezas e inseguranças, ao fazer isto o ser
humano é confrontado com a sua necessidade de Deus, e aprende o
grande propósito de Deus para a sua vida.
No
livro do Gênese é explicado o início de tudo; inclusive do
princípio do propósito de Deus para a salvação da humanidade
decaída e, é declarado de forma clara que a humanidade só
compreenderia este propósito quando a mesma vivesse este propósito.
A revelação é dada de maneira empírica, movendo o ser em si mesmo
para que este alce o valor do saber divino. Este valor quando
entendido resultará no absorver da mente de Deus, isto irá trazer
uma expectativa pelo cumprir de Deus em sua vida. Deus demonstra isto
no monte Moriá, donde a história é um drama de um pai e de seu
filho, que foram confrontados com um pedido arrasador, e o pai foi
provado a oferecer seu filho ao sacrifício. Um pedido dorido, um
único filho da mulher amada, fruto de um milagre, Deus o pediu em
sacrifício (Gn. 22: 2 Acrescentou
Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te
à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes,
que eu te mostrarei.).
Abraão
é chocado com os sentimentos mais diversos naquele momento, se era
para o seu filho morrer, para que então Deus lhe proporcionara a
alegria de tê-lo em idade avançada? Abraão escolhe se libertar de
si mesmo e obedece a Deus, acorda pela manhã e vai cortar o lenho
para o sacrifício (Gn.
22. 3 ¶ Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o
seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu
filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe
havia indicado),
um pai rachando o madeiro para o sacrifício do seu próprio filho,
em cada lenha partida era como coração sendo partido, um coração
partido de dor e desespero.
Um
olhar de longe e uma esperança de salvação, mas chegando ao
terceiro dia foi Abraão a sentir o prenuncio da dor que chegaria um
dia ser a dor de Deus (Gn.
22: 4 Ao
terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe.),
um lugar de onde Deus apontaria o propósito para a vida do pecador.
Naquele dia a Bíblia nos conta uma das histórias mais dramáticas
do Antigo Testamento. O pai demonstra sua esperança em aguardar um
grande livramento do Grande Deus Altíssimo quando pede aos seus
servos para os aguardá-los (Gn. 22: 5 Então,
disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos
até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.),
apesar de ter o mandado do Senhor em holocausto de seu filho ele cria
na esperança de Salvação de Seu Deus. Pondo em andar cresce a dor,
mas, contudo, também cresce a fé (Gn. 22: 6
Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu
filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim,
caminhavam ambos juntos.),
a expectativa de um homem levando seu filho ao sacrifício, aumenta
mediante a pergunta de seu filho (Gn
22: 7 Quando
Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me
aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde
está o cordeiro para o holocausto?),
Abraão reporta a única resposta possível para os que creem
em um Deus de livramento (Gn
22: 8 Respondeu
Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o
holocausto; e seguiam ambos juntos.).
Ali no lugar que Deus marcou para um encontro de grande importância
não apenas para Abraão, mas para toda humanidade; então Abraão
faz apenas que lhe resta ergue a mão para sacrificar o seu próprio
filho (Gn.
22: 10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.).
Naquele
dia as vidas de um homem e de um rapaz estavam prestes a mudar e, um
grande propósito estava a ser anunciado aos que precisavam. Uma
intervenção é anunciada a aquele que creu (Gn.
22: 11
¶ Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele
respondeu: Eis-me aqui! 12 Então, lhe disse: Não
estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que
temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único
filho.),
que palavras de alívio as almas de um pai e de um filho. A Bíblia
relata que o filho escapou e o cordeiro foi imolado em seu lugar (Gn.
22:13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro
preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o
ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.),
Deus proveu o sacrifício para a libertação de seu filho.
No
Moría Deus aponta que sem sangue, sem entrega não a libertação
(Hebreus
9:22 Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se
purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há
remissão.),
remissão esta que aconteceria mais adiante, em um sacrifício de
graça amor (Efésios
2:5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida
juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, Efésios 5:2 e
andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo
por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.),
sem nenhum questionamento foi Cristo morrer no lugar do filho do
homem (Isaías
53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca;
como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os
seus tosquiadores, ele não abriu a boca.),
, um sacrifício vivo e vicário para salvar a todos que creram em
seu nome, este imolar inaudito preparado antes de tudo existir (1
Pedro 1:19-20 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro
sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido,
com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim
dos tempos, por amor de vós),
aqui o cordeiro se livrou e o Filho de Deus foi quem se ofereceu a
morte para salvar a humanidade caída.
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