Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Fé e Obras



Texto: São Tiago 2:14-26

O caráter da resposta propõe que São Tiago está respondendo a uma pergunta feita concernente a fé e as obras. São Tiago tenta então afirmar de forma pastoral que tanto uma como a outra devem serem feitas (Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.), apesar desta epístola não falar do nome de Jesus os ensinamentos de Cristo é notório (Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44), os salvos fazem boas obras, pois tem o caráter cristão, logo, a Fé sem obras é morta.

Na visão de São Tiago não coloca a Obra como ponte de Salvação, mas diz que aqueles que não a praticam, não poderiam ter sidos justificados (Tiago 2:24), pois, não nasceram de novo; e, o que nasce de novo tem a mesma preocupação de Jesus Cristo (
Mateus 14:14-21). Na visão do evangelho de Jesus não há apenas a mensagem espiritual de poder e salvação, mas há também a mensagem de caridade, misericórdia e amor fraternal; que é desprezada pela igreja. Uma Fé que é egoísta, que não se preocupa com o próximo ela é identifica a Fé dos demônios em Cristo Jesus (Tiago 2:19). Os demônios creem em Cristo mais nunca serão alcançados por uma fé transformadora, continuaram a serem malignos. Assim, entende que é uma fé morta, é o tipo de fé que diz (E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí Tiago 2:15,16).

Assim o cristianismo tem o que chamamos de obras de misericórdia, a onde o cristão convertido demonstra o seu novo nascimento. Estas ações expressam condescendência, e são, portanto, deverão ser realizadas por cristãos a medida que possível “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” (Mateus 5:7). Eles também são obrigados por uma questão de obediência ao segundo dos dois grandes mandamentos: "(….)Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:39). Em Mateus 25:34-46, Jesus insiste na necessidade de observar as seis primeiras obras de misericórdia corporais.


Ser cristão é ter a natureza de Cristo, e procurar sempre transformar o Mundo pela renovação de sua mente (Rom. 12:1-2). A igreja precisa mudar a sua cosmovisão, e absorver que ela é o sal da terra, de modo se o sal não tiver gosto de nada serve (Mateus 5:13), o que a igreja está fazendo, como aquela que muda o Mundo? O Mundo continua em trevas de dores morais e sociais, precisamos ser novamente a Luz do Mundo (Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário