4:1-3 Os babilônios não tinham papel, em vez disso, eles fizeram os seus registros oficiais sobre tijolos, fizeram os tijolos de lama pesada e riscavam o que queria escrever sobre o tijolo macio. Em seguida, cozinham o tijolo, a fim de torná-lo resistente. Estes tijolos eram seus livros. O Senhor disse a Ezequiel para desenhar o plano de Jerusalém em um desses tijolos. Ele teve que fazer modelos de exércitos, cercas e acampamentos. A placa de ferro era uma panela que as pessoas usavam para cozinhar alimentos. Ezequiel teve que colocar esta placa entre ele e o tijolo, então teve que olhar para o tijolo e que tinha atuar simbolicamente em uma batalha contra Jerusalém. Isso serviu para mostrar ao povo que haveria uma verdadeira batalha contra Jerusalém. O exército dos babilônios destruiu Jerusalém. Zedequias era o homem que os babilônios tinham nomeado como governante de Jerusalém, em vez do verdadeiro Rei Joaquim. Zedequias prometeu servir ao rei de Babilônia, mas ele não manteve sua promessa. Ele pediu ao rei do Egito ajudam para lutar contra o rei de Babilônia. Assim, os babilônios destruíram Jerusalém no ano 586 a.C.
4:4-5 Depois de Ezequiel ter mostrado a batalha por Jerusalém, o Senhor disse-lhe para se deitar sobre o lado esquerdo. O lado esquerdo significava que ele olhou em direção ao norte. Isto foi para demonstrar que a mensagem era para Israel. Israel, aqui, significa as 10 tribos do norte do país chamado. Judá, ao sul do país, era onde as outras duas tribos viviam. (O país dos israelitas tinha sido dividido em dois reinos separados após a morte de Salomão.) Ezequiel teve deitar sobre seu lado esquerdo por 390 dias. Cada dia era de um ano. Deus iria punir Israel por seus pecados durante estes últimos anos. Assim, 390 dias significa 390 anos. Mas os especialistas não têm certeza de quando esses 390 anos começaram. Os 390 anos podem ser a partir do momento em que Israel foi dividido de Judá. O fim desse tempo pode ser quando os babilônios destruíram Jerusalém. Mas essas datas não são muito preciso. Talvez o significado seja simples: os pecados de Israel continuaram durante séculos. Mas os pecados de Judá (versículo 6) foram por um curto período. O texto não significa que Ezequiel estava do seu lado 24 horas por dia. Mas ele teve que se deitar ao seu lado para uma parte de cada dia.
4:6-8 Então Ezequiel teve que se deitar sobre seu lado direito por 40 dias. O lado direito significava que ele olhava em direção ao sul. Isso mostrou que Deus iria punir Judá por 40 anos. Nós não sabemos quando esses 40 anos começaram. Eles poderiam ter terminado com os 390 anos ou os seguiram. Enquanto ele estava deitado em seus dois lados, Ezequiel teve que olhar para o tijolo de Jerusalém. Com um braço nu sobre ela, ele profetizou a sua derrota. Todo o tempo que Ezequiel estava em seus dois lados, ele não podia se virar. No final destes dias, os babilônios destruiriam Jerusalém.
4:9-11 Durante os dias em que Ezequiel estava em seus lados, Deus disse-lhe o que comer. Ele teve que fazer o pão de uma mistura de grãos. Essa era a sua comida para os 390 dias. Cada dia ele poderia comer apenas 8 fatias deste pão. Ele podia beber dois litros de água (um sexto de um him). Em um país quente, isso não é água suficiente para uma pessoa beber por dia. As pessoas costumam beber muito mais água do que isso. Quando os exércitos de Babilônia haviam cercado Jerusalém, haveria uma falta de alimentos. As pessoas não teriam o suficiente de trigo ou cevada para fazer pão. Eles não teriam água suficiente para beber. A quantidade de água e comida seria apenas o suficiente para manter as pessoas vivas.
4:12-13 O Senhor disse a Ezequiel para assar o pão na frente das pessoas. Ezequiel não fez o pão num forno, mas em pedras quentes. Ezequiel devia usar fezes humanas como combustível para o fogo para aquecer as pedras. O combustível normal seria esterco animal. Mas, quando os exércitos tinham cercado Jerusalém, os habitantes mataram os animais na cidade para ter carne. Então não haveria esterco animal para o combustível. Eles teriam que usar fezes humanas. Na religião de Israel, os israelitas não podiam utilizar fezes humanas como combustível. (Veja Deuteronômio 23:12-14). Fazer isso seria tornar a comida impura. Comer alimentos impuros faria as pessoas impuras. Nesse estado, eles não poderiam adorar o seu Deus. Mas nesse tempo, ou eles comiam alimentos impuros ou morreriam.
4:14-17 Ezequiel queixou-se a Deus. Ele nunca tinha comido comida imunda. Ele sempre seguiu as leis alimentares rígidos de sua religião. Então, Deus deixou usar esterco de vaca para o combustível. O Senhor usaria os babilônios para punir os israelitas. A falta de alimentos é porque nenhum alimento devia entrar na cidade. Mas a causa real é o Senhor. As pessoas iriam ter apenas um pouco de comida, teriam que fazê-la durar tanto tempo quanto possível e, dessa forma, teriam que comer um pouco a cada dia. Não haveria água suficiente para beber. Eles seriam capazes de ter apenas um pouco a cada dia, se tornariam cada vez mais fracos. Eles se tornariam mais fracos por causa da falta de comida e bebida. Mas a razão para essa falta era o seu pecado. O Senhor Deus disse que iria punir seu pecado. E esta situação seria parte da punição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário