Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um escrito ao animo


            A epístola aos Hebreus é um escrito à perseverança. Esta epístola é um chamado a perseverar na fé. Um escrito de consolo devido a dificuldade que os cristãos estavam sofrendo naquele período em torno de 65 a 70 d.c. Quando Nero em 64 d.c. ordena o “espetáculo dos cristãos sendo devorados pelos leões”, fato mencionado Hb. 10:32-34 “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte, fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações e, em parte, fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes dos que estavam nas prisões e com gozo permitistes a espoliação dos vossos bens, sabendo que, em vós mesmos, tendes nos céus uma possessão melhor e permanente”. Sendo assim, existe um chamado ávido a permanência na fé, mesmo em meio a tantas dificuldades que fica bem balizado no capítulo 10: 19-39, que se encontra na segunda seção desta epístola dedicada a estimular a igreja a viver na fé.

I)                   Os Crentes Têm Acesso à Presença de Deus (10:19-25)

Nas dificuldades da vida que são proporcionados mediantes as aflições e perseguições do viver; os que crêem em Jesus Cristo deverão ter em seus corações a certeza de terem acesso a Deus pelo sangue daquEle que os salvou, tal situação proporcionará confiança (Hb. 10:19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus...), esta confiança não é autobenemérita, mas sim pelo sangue de Jesus Cristo. Não somente porque Cristo está na presença do Pai, mas nós também assim estamos, mediante a entrega de sua vida por nós, que é expresso pela palavra “sangue” (E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Hebreus 13:12). A visão do Santo dos Santos estava fechada pelo véu que haveria de ser rasgado, na morte de Cristo o véu foi rasgado, que é a própria carne de Cristo (Hebreus 10:20... pelo véu, isto é, pela sua carne...) este marco nos dá um novo e vivo caminho neste mundo de sofrimento (Hebreus 10:20...pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou...), nos faz sair da incerteza no proceder neste Mundo, haja vista, que andamos no caminho que Deus preparou para nós, Jesus Cristo (João 14:6  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim), e neste caminho encontramos, a verdade e a vida.

A certeza de estarmos na presença de Deus nos traz consolação perene, pois resulta em esperança que devemos reter (Hebreus 10: 23 retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu), devido a esta esperança devemos ir diretamente a presença de Deus cheios destas características (Hebreus 10: 22  cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa).

Estar na presença de Deus é estar também na presença da Igreja. Isto significa que temos que congregar para estarmos vivos na nossa fé (Hebreus 10: 25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia), somos como galhos em uma fogueira, se nos afastarmos dos outros galhos apagaremos e seremos tomados por cinzas. A Igreja que está na presença de Deus é estimulada a viver em amor e em boas obras (Hebreus 10:25 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras) para que o fogo continue ardendo.

II)                 O Eleito Vive Como Eleito de Deus (10:26-31)

Muitos usam os problemas desta vida como desculpa para o pecado, entretanto os problemas não fazem ninguém errar, tal erro contra a Deus vem mediante apostasia e entrega ao pecado e não das dificuldades (Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados), entretanto dizer que não temos pecado é mentiroso e ridículo (I João 1: 8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós; e João 1:10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós). Aquele que comete pecado deve se arrepender do seu erro e recorrer a Deus Todo Poderoso para obter perdão por seus erros (Hebreus 4:16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna). Então é notável que o autor da epístola aos Hebreus não fala do pecado involuntário, mas sim o cometido voluntariamente, estes não entendem a misericórdia de Deus em Cristo, e caem nas mãos de Deus (Hebreus 10: 31  Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo).

III)              Animo, A Recompensa Não Tarda (10:32-39)

O autor lembra os que iriam ler esta epístola dos sofrimentos passados que unidos uns com os outros venceram a perseguição de Cláudio em 49 d.C. em Roma de expulsar os judeus e sequestrar os seus bens, agora mediante a perseguição de Nero este tinham de ter os mesmo sentimentos (Hebreus 10:32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições), em todo grande problema é natural pensar que não iremos conseguir, entretanto devem trazer a mente problema anterior que tivemos vitória, desta feita seguirá o exemplo bíblico (Lamentações 3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança), mesmo que naquele momento esteja sofrendo como os leitores desta epístola afrontas públicas (Hebreus 10: 33a  Em parte, fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações), contudo os que são salvos devem permanecerem na vocação de que foram chamados (Hebreus 10:33b.-34a ...e, em parte, fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes dos que estavam nas prisões e com gozo permitistes a espoliação dos vossos bens...), o suportar tais sacrifícios só foi possível medite a expectativa da promessa de Deus (Hebreus 10:34b sabendo que, em vós mesmos, tendes nos céus uma possessão melhor e permanente), o crente rompe com o sofrimento presente mediante a esperança futura.

Concluindo, Hebreus é um escrito ao animo devido não criar um esperança falsa neste Mundo, da resolução de todos os problemas no tempo presente. Todavia todos que sofrem neste Mundo devem guardar suas expectativas (Hebreus 10: 35  Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. 36  Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa), a promessa é certa para a vida dos que crêem em Cristo Jesus. Esta demora é aparente (Hebreus 10: 37 Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará), aguarde perseverantemente em Deus somente, sabendo que o justo obterá salvação pela Fé em Deus (Hebreus 10: 38 Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele), os que ainda não conhecem a Deus de verdade são os que recuam, logo, pois os que acreditaram de verdade permanecem firmes até o fim (Hebreus 10: 39  Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário