Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vencendo as Aflições em Nossa Mente


Texto Bíblico: Efésios 6:17. II Coríntios 10: 3-6.
 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus...
Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.
Introdução:
Vivemos em carne e ainda sentimos os sentimentos da carne, sofremos na carne, gememos na carne, nos desiludirmos na carne, e queremos vencer as nossas lutas na carne porquê este é o sentimento mais vivo em nós muitas das vezes, mas, contudo a Bíblia nos diz em (Jeremias 17:5  Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!), Deus quer que nós venhamos a confiar nEle para que vençamos as guerras por Ele (Êxodo 14: 14  O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis). Quando aprendemos confiar nEle podemos saber e ver que a nossa Batalha não é carnal, sim espiritual, e tem como campo a mente, a nossa mente, por este motivo é que o nosso Deus nos deu a chance de termos em nossa vida a sua armadura, e nos aconselha em (Efésios 6:13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.) Permanecer inabalável é crer que Deus atua poderosamente nesta Batalha (II Coríntios 10:4-5 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo...)
a) Nesta Batalha o Senhor nos protege, nos salva, nos poupa e nos livra:
Quando a Bíblia fala que as nossas armas são poderosas em Deus, nos diz o que está escrito no versículo a seguir (Romanos 8:37  Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.), os que confiam em Deus são mais que um vencedor, pois a sua vitória foi dada pela próprio Deus em amor, uma vitória a onde o homem não pode conquistar, a vitória eterna (Isaías 25:8  Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SENHOR Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o SENHOR falou.) o Senhor promete e fala a respeito do seu povo, e não deixa com que o inimigo roube a promessa de Deus em nossas vidas (Lucas 8:12  A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.)
Por isto que o nosso Deus além de nos dá a vitória nos protege, nos salva, nos poupa e nos livra como a águia a sua ninhada (Isaías 31:5  Como pairam as aves, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; protegê-la-á e salvá-la-á, poupá-la-á e livrá-la-á.) Isto nos faz despertar em meio a Batalha Espiritual, para alçarmos vôos em suas asas (Deuteronômio 32:11  Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas...).
b) Nesta Batalha o Senhor está presente:
A águia não se aparta do seu ninho está sempre perto para proteger, livra e salvar a sua ninhada de ataques inesperados, assim também é o Senhor vosso Deus, (Jeremias 23:23  Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe?) o nosso Deus nunca esta longe e sim muito perto, porque somos feitos moradas suas (1 Coríntios 3:17  Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado) e por sermos sua morada não podemos ser destruídos pelos nossos inimigos pois somos santuários de Deus.
Isto nos faz estarmos sempre na presença de Deus, e com isto Deus estará sempre em nosso meio (Salmos 46:5  Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.) quando Deus abita em nosso meio nunca seremos abalados, porque seremos protegidos por Ele (Salmos 91:4  Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.), e isto quer dizer que Deus nos livrou da sentença do jugo do inimigo (Sofonias 3:15  O SENHOR afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o SENHOR, está no meio de ti; tu já não verás mal algum.) e nós não veremos mais mal algum!!! ALELUIAS !!!
c) Nesta Batalha o Senhor é a nossa fortaleza:
O mal será lançado para longe de nós, pois o nosso Deus é a nossa fortaleza (Salmos 62:2, 6 Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.) quando lutamos com Deus temos a esperança certa de jamais sermos abalados para a derrota, e sim elevados para a vitória porque como diz em (Salmos 18:31-32 Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho...), o nosso Deus que fortalece o nosso caminho, e nos aperfeiçoa para a Batalha (Salmos 144:1  Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra...) o Senhor Deus te ensina a guerrear as guerras que Ele autorizou a chegar a ti.
d) Nesta Batalha o Senhor nos dará a vitória pela santidade do teu povo.
Seremos adestradas para esta vitória se resistimos o Diabo (Tiago 4:7  Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.), e isto significa que temos de resistir ao pecado, ser santo, Santidade ao Senhor (Deuteronômio 23:14  Porquanto o SENHOR, teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti.) Quando adoramos a Deus com a nossa santidade o nosso Deus é fiel para nos entregar os inimigos em nossas mãos, pois somos povo do seu legado a onde não habita o pecado (2 Coríntios 6:16  Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo) Nesta Batalha ganharemos se formos santos.
e) Nesta Batalha vencemos na mente quando?
A santidade quer dizer morte, separação; quando vemos que esta Batalha é perdida por quem está mais vivo, em nossas mente, logo percebemos que só venceremos tal Batalha se estivermos mortos (Gálatas 2:20  logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.), só alcançaremos a vitória se tivermos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16  Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.) e ter esta mente é abandonar o pecado e ter a vida casta diante de Deus, como o próprio Cristo (1 Pedro 4:1-2  Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.) Não fazemos isto por sermos capazes, auto suficientes (2 Coríntios 3:5  não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus...), suficientes em Deus e estamos inteiramente preparados em Deus para vencermos.
Conclusão:
 Deus nos dá a chance de vencermos esta Batalha mais para isto a estrema necessidade de tomarmos uma decisão, a decisão que Paulo descreve em (Romanos 13:12  Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.) Deixe com que Deus hoje vença a Batalha que vive em sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário