Pesquisar este blog

domingo, 1 de abril de 2012

Reflexão sobre oração (Parte II)


A oração é um instrumento de graça e renovo para o crente, pois através dela o crente abre o seu entendimento para a Palavra do Senhor (Provérbios 2: 3-6  e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento). Não existe a verdadeira sabedoria na humanidade, pois a verdadeira sabedoria teria de transpor a vida, contudo morre o homem, morre a sua sabedoria. O Sábio Salomão rogou ao Senhor (1 Reis 3:9  A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?) e, o Senhor atendeu a sua oração (1 Reis 3:12  eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará), a verdadeira sabedoria é perfeitamente alcançável por meio da oração.



Este preceito de orar foi seguido por Jesus Cristo em sua vida terrena (Lucas 5:16  Porém ele retirava-se para os desertos e ali orava; Lucas 6:12 E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus; Mateus 14:23  E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só; Marcos 1:35  E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava; e Marcos 6:46  E, tendo-os despedido, foi ao monte para orar.) a oração era um ato de demonstrar a sua comunhão com o Pai. Através da oração Jesus se fortalecia para a sua missão neste mundo (Mateus 26: 36-39 ¶ Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. 37  E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. 38  Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39  E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres). Jesus ensinou orar pela Obra de Deus, para que Ele enviasse obreiro (Lucas 10:2  E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.). Jesus também ensinou a orar pelos inimigos (Marcos 11:25  E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Lucas 23:34  E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.).



Para a Igreja a oração deve ser feita no nome de Jesus Cristo (João 14: 13-14. 13  E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14  Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.), quando a igreja clama a Deus no nome de Jesus demonstra que foi escolhida para Ele, e por Ele deve permanecer (João 15:7  Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:16  Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.), logo a Igreja ora a Deus porque foi salva por Ele em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário