Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

LEGIÃO DA BOA VONTADE


I - Sua História


Fundada por Alziro (Elias David Abraão) Zarur, sendo registrada a seguinte cronologia no decorrer de sua história:
1914 - Zarur nasce em 25 de dezembro, filho de um casal de católicos ortodoxos chegado há dois anos da Síria.
1926 - Aos 12 anos de idade, Zarur inicia na rádio como locutor. Neste ano diz haver tido uma revelação de Jesus dando-lhe a missão de revelar e pregar o Novo Mandamento no sentido oculto e no sentido prático. Sentido oculto: Todas as criaturas e todas as religiões do mundo são cristãs ("Livro de Deus - Saga de Alziro Zarur", José de Paiva Netto, 16a edição, pp. 9, 25, 28, 29, 64, 96, 115,133,136, 207, sumário).
1929 - Saiu da casa dos pais para morar em pensão (aos 15 anos). Usou no rádio o pseudônimo de Ricardo Rey e nos jornais o de Almanzor Kabul ou A.K. Escreveu também, para a revista Fon Fon. No rádio, notabilizou-se com o seriado As Aventuras de Sherlock Holmes.
1939 — Renunciou ao estudo de Direito.
- Em 6 de janeiro, em uma sessão espírita, uma senhora idosa (Dona Emília R. Melo) disse ter visto São Francisco de Assis ao lado de Zarur. São Francisco passou a ser o patrono da LBV.
- Lançou o programa Hora da Boa Vontade na Rádio Globo, do Rio ("Livro de Deus - Saga de Alziro Zarur", José de Paiva Netto, 16a edição, p. 79). Lá criou a Prece do copo d'água (os legionários dizem que houve muitas curas milagrosas com a Água Fluidificada ou Fluído Cósmico Universal). Origem do nome LBV: Zarur repetia textos bíblicos no rádio e dentre eles Lucas 2.14 (versão católica) Glória a Deus nas alturas, paz na terra para os homens de boa vontade (Obs.: O texto correto é boa vontade para com os homens). Boa vontade de Deus e não boa vontade dos homens.
1950 - A Legião da Boa Vontade é organizada e torna-se oficial no dia 1o de janeiro ("Livro de Deus - Saga de Alziro Zarur", José de Paiva Netto, 16a edição, p. 38).
1956 — A LBV é declarada de utilidade pública por Juscelino Kubitschek. Em 19 de junho a LBV compra a Rádio Mundial do Rio. Em julho é publicado o primeiro número da Revista Boa Vontade ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 84).
1958 - Casou-se com Iracy Abreu (uma fiel legionária) em três meses. Ela tornou-se líder do movimento feminino da LBV.
1959 - Em 5 de setembro institui a Religião do Novo Mandamento. Segundo o regimento interno: fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo; baseada em João 13.34 e no Evangelho; finalidade: pregação do Evangelho. Propunha: Sendo uma religião simbólica, não terá hierarquia, nem liturgia, não terá bens materiais, nem templos: a igreja do legionário éa sua própria casa, e cada legionário é Templo de Deus ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, sumário).
Em 7 de setembro proclama o Sentido Prático do Novo Testamento: Ou as religiões se irmanam em nome de Deus, ou o materialismo ateu as devora, à proporção que elas se combatem e se devoram fortalecendo o seu inimigo mortal, que nega a existência de Deus e a imortalidade da alma.
1963 - Zarur tenta organizar um partido político, o Partido da Boa Vontade - PBV ou Partido Trabalhista Nacional -PTN ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, pp. 39,169), o que causou muita polêmica nos meios políticos.
1966 - Vende a Rádio Mundial para a Rede Globo e, ao mesmo tempo, vende para a paróquia São Judas Tadeu de quem recebeu dinheiro e não devolveu, usando-o em investimento da LBV. Acabou indo a processo para devolver.
1976 — Cria em todo o Brasil a CAPAZ. — Caixa de Auxílio Presidente Alziro Zarur, uma caderneta de poupança, sem autorização do Banco Central.
1979 - No dia 21 de outubro morre aos 64 anos. Nesta época a LBV tinha um milhão de integrantes. Zarur era chamado por eles de Paizinho ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 39).

SUCESSOR - José Simões de Paiva Netto

Nascido em 2 de março de 1941. Neste mesmo ano, inter-relacionamento com uma previsão astrológica de Edward Lyndoe: Da América Latina surgirá um homem que dominaria o mundo sem violência e transformaria pela hei de Cristo (João 13.34). E dizem eles: este homem está no Brasil. Paiva Netto entrou para a rádio por meio de Alziro Zarur. Foi secretário, é músico e compositor e executa músicas clássicas. Quando assumiu o cargo de Presidente Mundial da LBV, Paiva Netto centralizou o foco num verdadeiro culto à personalidade de Alziro Zarur (Alziro está vivo enquanto a LBV executa suas idéias).
A LBV mantém em todos os Estados 65 programas de televisão e 300 programas de rádio. Estão também no Uruguai, Paraguai, Argentina, México e Estados Unidos.

O Unificador e o Consolidador

Graças a José de Paiva Netto, o Consolidador, a Legião da Boa Vontade é hoje uma Obra completa, pois nada lhe falta (" Saga de Alziro ZarurlI", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 88).
Alziro Zarur - o Unificador ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 111).

II - De Onde Procedem os Ensinos da LBV

A LBV não nasceu de caprichos humanos, das cobiças e baixezas humanas. Seu criador é Jesus, que segue na vanguarda do nosso movimento, formando um só rebanho para um só Pastor ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 70).
Como vêem meus queridos irmãos, empenhei-me em levar adiante a grande missão que Alziro Zarur recebeu dos Espíritos Cósmicos Superiores ("A Saga de Alziro Zarur II" José de Paiva Netto, 10a edição, p. 70).

III - O Que Faz a LBV

Por causa de suas obras assistenciais, a LBV goza de grande prestígio junto ao povo. A LBV desenvolve suas atividades dentro da preocupação de tratar da saúde do corpo e do espírito:
O sistema adotado pela Legião da Boa Vontade para distribuição da Caridade preconizada pelo fundador desta Instituição de filantropia, jornalista, Homem de Fé, Alziro Zarur, merece especial atenção e simpatia por parte dos brasileiros. Porque se trata de um tipo de Assistência Social diferente de qualquer outro existente em nosso País. E que à ajuda material está vinculado o conforto espiritual que ampara e conforta as almas ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 88).
A LBV desenvolve suas atividades dentro da preocupação de tratar da saúde do corpo e do espírito, objetivo principal do seu programa de auxílio aos necessitados. Em campanha de alto sentido humano, procura dar à Caridade Legionária uma perfeita harmonia de Solidariedade Social e Paz interior entre os seres a quem proporciona a sua proteção, inspirada nos ensinamentos de Jesus ("A Saga de Alziro Zarur II" José de Paiva Netto, 10a edição, p. 88).

IV - A LBV Veio Restaurar o Cristianismo

Em suma, a LBV é a restauração do Cristianismo do Novo Mandamento que declara cristãos todas as criaturas e, portanto, todas as religiões deste planeta. Inclusive o ateísmo, religião às avessas ("Livro de Deus", José de Paiva Netto, 16a edição, p. 25).
A LBV sempre declarou, alto e bom som, que ainda não houve Cristianismo na face da Terra. O verdadeiro Cristianismo, o do Cristo — A Religião de Deus"-só encherá a Terra quando forem destruídos todos os reinos representados na estátua do sonho de Nabucodonosor, conforme a Profecia do segundo capítulo do livro do Profeta Daniel ("Livro de Deus", José de Paiva Netto, 16a edição, p. 25).
Ainda não Houve Cristianismo na Face da Terra, Cristianismo como Jesus o quer e Como Entendem Seus Verdadeiros Seguidores. Este Cristianismo Será uma divina Realidade Quando o Mundo Entender o Significado Oculto do Novo Mandamento ("Livro de Deus", José de Paiva Netto, 16a edição, p. 212).

Resposta Apologética:
Em Mateus 16.18 está escrito: Pois também eu te digo qúe tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Vejamos alguns ensinamentos da LBV:

Há quase dois mil anos, JESUS ensinou A Verdade, mas não Toda A Verdade ("Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 141).

Resposta Apologética:
João 8.31-32 - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8.36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8.40 - Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.
João 8.46-47 - Quem dentre vós me convence de pecado"?' E se vos digo a verdade, por que não me credes1? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
João 14.6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 17.17 - Santifica-os na tua verdade, a tua palavra é a verdade

V - A Religião do Novo Mandamento

Afirma a imortalidade da alma e a reencarnação dos Espíritos; confirma a possibilidade, por permissão de Deus, da comunicação entre encarnados e desencarnados; reafirma a permanente Presença de Deus em cada um de seus filhos ("A Saga de Alziro Zarur II" José de Paiva Netto, 10a edição, p. 303).
Aqueles Homens eram Incapazes de Receber, aceitar e conservar uma nova Revelação que, assim ficava reservada para os tempos vindouros, para quando chegasse o momento de cumprir-se a sentença A Letra Mata, O Espírito Vivifica, O ESPÍRITO VIHFICA. Só a reencarnação e os séculos — expiação, reparação e progresso — poderiam preparar as inteligências e os corações de maneira afazer deles Odres Novos, Capazes de Conservar o Vinho Novo ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 259).
O homem como sabeis, nasce e morre muitas vezes, antes de chegar ao estado de perfeição, no qual gozará, em toda a plenitude, das dificuldades espirituais, isto é, em que possuirá a Caridade e o Amor perfeitos ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 116).
Alziro Zarur seguiu o mesmo caminho de Allan Kardec, em cujo túmulo foi colocada a frase que sintetizou a doutrina da reencarnação: Nascer, morrer, renascer ainda; e progredir sempre. Esta é a lei.

Resposta Apologética:
A palavra reencarnação, composta do prefixo re (designativo de repetição) e do verbo encarnar (tomar corpo), significa etimologicamente: tornar a tomar corpo. Designa a ação do ser espiritual (espírito ou alma) que já animou um corpo no passado, foi posteriormente dele separado pela morte e agora torna a vivificar um corpo novo. Allan Kardec define assim: A reencarnação éa volta da alma à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ela e que nada tem em comum com o antigo ("Evangelho Segundo Espiritismo", Allan Kardec - Obras Completas, 2a edição, Opus Editora Ltda, p. 561).
Em Lucas 16.19-31 lemos: Ora havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de Unho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, afim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. Aqui Jesus oferece uma excelente oportunidade para dar ensinamentos sobre o que acontecerá aos homens depois da morte: Ambos morreram: primeiro o pobre que foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. A expressão seio de Abraão significava o céu entre os judeus. Se Jesus fosse reencarnacionista teria agora uma boa ocasião para insistir nesta doutrina: diria que a alma se desprende lentamente do corpo, permanecendo ainda por algum tempo em estado de perturbação e confusão; explicaria como ela readquire aos poucos um estado de consciência, lembrando as existências passadas; como procura novas oportunidades para reencarnar etc. Mas nesta passagem não encontramos nada disso: ambos morreram, ambos são julgados, um vai para o céu e outro para o inferno. Nada de sempre novas vidas, nada de interruptos progressos, nada de se comunicar com os mortos. Jesus nessa passagem não era reencarnacionista, nem espírita nem esotérico.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam pela salvação (Hebreus 9.27-28).
Um outro exemplo que temos nas Escrituras Sagradas é o da crucificação que diz: E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se és tu o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum malfez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso (Lucas 23.39-43). Se Jesus fosse reencarnacionista não poderia ter falado assim. Poderia ter consolado este ladrão arrependido com algumas frases como esta: Deve ter paciência, pois cada qual deve resgatar-se a si mesmo. Tu cometeste muitos crimes e toda falta cometida, todo mal realizado é uma dívida contraída que deverá ser paga, se não for nesta existência será em outra. Terás de reencarnar mais vezes, deveras voltar, em um outro corpo especialmente formado para você que nada tem a ver com o seu corpo antigo, para expiar e resgatar teus crimes. O que lemos é que Ele falou de modo diferente, o que Ele disse não entra na filosofia reencarnacionista. Isto demonstra que Jesus não era reencarnacionista e não cria nas vidas sucessivas.

VI -Teria Jesus Morrido por Nós?

Diz a LBV: Mesmo que alguém diga que Jesus já morreu, diremos com a Palavra do Divino Mestre na Bíblia Sagrada que Deus é Deus de vivos e não de mortos. A morte é um boato, ensina o Irmão Zarur, e todos sabemos que o Espírito é imortal. Portanto, Jesus, que não morreu por nós, mas viveu por nós, está mais vivo do que nunca na direção do planeta que Ele próprio criou ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 99).

Resposta Apologética:
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios (Romanos 5.6).
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8).
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Coríntios 15.3).
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2 Coríntios 5.15).

VII - Teria Jesus um Corpo Fluídico?

JESUS não poderia nem deveria, conforme as imutáveis Leis da Natureza, revestir o corpo material do homem do nosso planeta, corpo de lama, incompatível com sua natureza espiritual, mas um corpo fluídico, apto a longa tangibilidade, formado segundo as leis das esferas superiores, por aplicação e conformação dessas leis aos fluídos ambientes do nosso planeta ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 108).
Mas, não o esqueçais: todo aquele que reveste a carne e sofre, como vós, a humana— é falível. Jesus era Demasiadamente Puro para Vestir a Roupa do Culpado ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 134).
A presença de JESUS na Terra foi uma aparição espiritual tangível: o Espírito — segundo as leis naturais que acabamos de explicar — tomou todas as aparências do corpo. O perispírito, que o envolvia, foi feito mais tangível, de modo a produzir a impressão perfeita, na medida do que o reclamavam as necessidades. Mas Jesus Era Sempre Espírito ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 134).
Agora, pense: como é que O Cristo - O Deus do Planeta Terra - poderia ser fruto de concepção humana? Hoje, até as crianças entendem isso muito bem. O "nascimento"foi obra dos Espíritos mais elevados, sob as ordens do próprio Jesus. Eles cooperaram para o aparecimento do Cristo entre os homens, em corpo fluídico. Diante dos fatos, amigo, Jesus é tão judeu quanto Deus é brasileiro ("Livro de Deus", José de Paiva Netto, 16a edição, p. 99).
Não, JESUS não nasceu de ventre de mulher ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 134).
E Jesus não foi um homem carnal, como iremos provar na explicação dos Evangelhos harmonizados e unificados pela vontade de Deus ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, pp. 112-132).

Resposta Apologética:
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho (Lucas 2.7-8).
E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, e foi lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor; (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor) (Lucas 2.21-23).
Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo espírito que não confessa que Jesus veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouviste que há de vir, e eis que já está no mundo (1 João 4.1-3). Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo (2 João 1.7).

Jesus tinha um corpo real, pois a Bíblia declara:
1. Foi concebido como homem (Lucas 1.31);
2.  Nasce como homem (Lucas 2.7);
3.  Estava sujeito ao crescimento como todos os homens(Lucas 2.52);
4.  Em toda parte se comportou como homem entre os homens:

a)  Fala com eles, sente fome (Mateus 4.2; Lc 4.2);
b)  Sede (João 19.28);
c)  Come e bebe (Mateus 11.19; Lucas 7.34);
d)  Dorme (Mateus 8.25);
e)  Caminha e cansa ao andar (João 4.6);
f)    Sua sangue (Lucas 22.44);
g)  E crucificado, morre na cruz, foi sepultado, portanto se apresenta com um corpo (Lucas 23.32-33; Mateus 27.58; Marcos 15.37).

Negando a humanidade de Jesus, obviamente nega também a LBV a ressurreição corporal, pois como poderia fazê-lo sem ter corpo? A ressurreição de Cristo corporalmente é fato histórico e de fundamental importância para o Cristianismo. Negá-la é negar o Evangelho como disse o apóstolo Paulo: Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Coríntios 15.3-4).

VIII - Era Jesus Verdadeiro Deus?

Declara a LBV: Agora, o mundo inteiro pode compreender que Jesus, o Cristo de Deus, não é Deus nem jamais afirmou fosse Deus ("A Saga de Alziro Zarur II" José de Paiva Netto, 10a edição, p. 112).
Jesus não é Deus porque Deus é um Só, porque não há outro Deus senão o Pai, que é o único e verdadeiro Deus ("A Saga de Alziro Zarur II", José de Paiva Netto, 10a edição, p. 112).

Resposta Apologética:
Os cristãos professam que Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. A divindade de Jesus é a pedra fundamental para a fé cristã. Jesus é Deus encarnado, que se fez homem e habitou entre os homens como escreveu o apóstolo João: e o verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade (Jo 1.14). Vejamos algumas declarações do próprio Jesus:

1.Afirma ser maior do que Jonas e Salomão: Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará;porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão (Mateus 12.41-42; Lucas 11.30);

2.Maior do que Moisés e Elias, quando se transfigurou diante dos discípulos: E transfigurou-se diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele (Mateus 17.2-3);

3.Maior do que Davi que o chama de Senhor: E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é o filho de Davi? O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor; como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade (Marcos 12.35-37);

4.Maior do que João Batista: No dia seguinte João viu a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu (Jo 1.29-30);

5.É maior do que os anjos.- Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, E ele me será Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem (Hebreus 1.4-6).
Jesus aceita de seus seguidores sentimentos que se devem somente a Deus.
a) Exige fé absoluta em suas palavras e nas suas obras: Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (Jo 11.25-26); Não crer nele é pecado do mundo:
b) Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más (Jo 3.18-19);
c) Quem não crê nele não crê em Deus: E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós,porque naquele que ele enviou não credes vós. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quer eis vir a mim para terdes vida (João 5.37-40);

d) Jesus perdoa pecados, atitude que somente Deus pode realizar: E alguns dias depois entrou em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto aporta cabiam, e anunciava-lhes a palavra.
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco; baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmia"? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?' E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhe disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados;ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora,para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa (Mc 2.1-11);

e) Jesus declarou a Satanás, que somente a Deus devemos adorar: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás (Mt 4.10). E Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor! E o adorou (João 9.35-38). O apóstolo João ao receber as revelações do tempo dos fins quis se prostrar diante de um anjo ao qual lhe disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus (Ap 22.9).

f) Jesus foi chamado de Deus: E Tome respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu (João 20.28). Paulo ao escrever para Tito disse-
lhe para aguardar a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo (Tito 2.13).

A LBV, ao negar a divindade de Cristo, nega conseqüentemente a Trindade, como se lê:
Haveis de convir em que há grande presunção da parte dos homens, especialmente dos que teimam em considerar JESUS uma das três parcelas de DEUS (embora tenham DEUS por indivisível), quando pretendem que o mestre revestiu um corpo igual aos vossos ("A Saga de Alziro Zarur II" o mesmo livro citado, p. 223)
Todos os cristãos professam sua fé na Santíssima Trindade. Quanto à existência do Pai, do Filho e do Espírito Santo — três pessoas distintas em uma unidade composta — ao qual damos o nome de Trindade, as Santas Escrituras ensinam e provam a existência do Pai como Deus, do Filho como Deus e do Espírito Santo como Deus como se lê nesses versículosMt28.19; 1 Co 12.3-6; 2 Co 13.13; 1 Pe 1.2;Jd20-21 entre outras passagens. Alguns alegam que Jesus é o próprio Pai enquanto estava nos céus e que depois ao nascer do ventre de Maria veio a ser o Filho, pois Ele não existia antes de nascer do ventre desta e por fim depois da crucificação tornou-se o Espírito Santo. Analisaremos a oração que Jesus nos ensinou a fazer, pois Ele disse: Pai Nosso que estás nos céus (Mt 6.9), se Ele fosse o Pai, Ele não nos ensinaria assim. Em Jo 8.14-18 se você ler com atenção poderá ver claramente que a lei mosaica aceitava como verdadeiro o testemunho de duas ou mais testemunhas, cumprindo as exigências da Lei Mosaica que dizia: Por boca de duas testemunhas, ou de três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá (Dt 17.6), e também em Dt 19.15 diz que uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.
Jesus usou a Lei dizendo que Ele era uma testemunha e o Pai era a outra testemunha, ou seja, duas pessoas distintas como declarava a Lei. Ele e o Pai são pessoas distintas, mas estão em essência divina, daí quem vê a Ele vê o Pai (uma única essência). Jesus usando a Lei disse: Na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou (Jo 8.17-18). Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, em uma só Divindade, sendo iguais, eternas, da mesma substância, embora distintas, sendo Deus cada uma dessas Pessoas (Mt 3.13-17; 17.1-6; 28.19; Jo 1.18; 2 Co 13.13; Ef 4.4-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário