Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Baixa autoestima nunca mais


Texto: II Reis 5: 3. E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

Em II Reis cinco, relata a história de um homem bem sucedido que tinha sido cometido por uma lepra, apesar do texto não demonstrar que Naamã sofresse de baixa autoestima, a lepra pode causar pela a sua agressividade aos membros do leproso, um estado de baixa autoestima no doente. A palavra lepra na maioria das línguas semíticas tem o significado de vergonha; desonra; e desgraça. Referindo se provavelmente aos efeitos psicológicos que a lepra causava no doente.

Poder-se-ia ponderar que a lepra produz baixa autoestima, logo privava o leproso de sua sociabilidade. No caso de Naamã, sua tristeza concernia a não lutar mais pelo seu país e, de estar com uma doença degenerativa.

Nesta mensagem a lepra será usada simbolicamente como problemas que causam a baixa autoestima e, a purificação de Naamã será utilizada visando à ação de Deus para livrar os que sofrem desta síndrome.

I)                   Características da Baixa Autoestima

Esta patologia psíquica é manifestada por diversas características que acompanham o viver de uma pessoa.

A primeira delas é a insegurança, a pessoa que sofre de baixa autoestima é muito insegura. Num linguajar bíblico a insegurança é chamada de ansiedade.  O ser humano é ansioso quando há algo em seu coração que ele quer, ou teme, e duvida que este algo vá acontecer, ou tem medo que venha a acontecer. Pode verificar que a ansiedade está sempre presente como algo do futuro, Jesus define também desta forma (Lucas 12:25 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?).

A segunda característica, até surpreendente para alguns, é que a pessoa acometida desta patologia sofrerá de perfeccionismo. O perfeccionismo é um distúrbio neurótico no qual a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho, levando o indivíduo a escrupulosidade, verificações de pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas prejudicando a sua pontualidade e eficiência. Caso seja um traço de personalidade que cause prejuízo significativo a si mesmo e/ou aos outros passa a ser considerado como transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva. O perfeccionista tenta provar para si mesmo e, para os outros que é capaz. Espiritualmente a definição é que o perfeccinista deixa de confiar em si mesmo, nos outros e em Deus; em Jeremias está escrito algo que retrata em parte isto (Jeremias 17:5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!).

A terceira característica é o sentimento de inadequação. Muitas pessoas identificam como exclusivamente seus os elementos que, na verdade, são sociais, culturais e até históricos e passam a questionar suas próprias características. Tomando para si essas questões, consideram-se "doentes", "problemáticas" ou "inadequadas", questionando seus próprios sentimentos sem considerar qualquer aspecto sociocultural da sua condição. Uns dos Salmos da Bíblia demonstra este sentimento de inadequação (Salmos 22:6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo).

A quarta característica mais comum é a pessoa ficar com o sentimento incerto de si mesmo. A baixa autoestima é causadora de um distúrbio emocional; no mesmo tempo que a pessoa quer se matar, ela também deseja viver. Esta falta de equilíbrio é devido à incerteza sobre si mesmo, provocado mediante a falta de amor próprio. A pessoa que sofre de sentimento incerto de si mesmo não tem mais o discernimento do tempo de sentimentos da vida de todo ser (Eclesiastes 3:8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz).

A quinta característica mais comum é a necessidade de: agradar, aprovação e reconhecimento. Por sofrer de baixa autoestima a pessoa passa a ter necessidade de agradar a todos, assim ela se anula tornando-se infeliz; a busca por ser aprovada sempre resultará de maneira inevitável, um sentimento de derrota, haja vista, que será impossível ser aprovado sempre; o ser humano nesta situação buscará sempre reconhecimento inarcebado de suas ações, das mais simples as mais complexas, mas é impossível ser sempre reconhecido na vida. Isto resultará num desequilíbrio tão grande que afetará não apenas a vida social como a espiritual também (Levítico 19:17-18 Não aborrecerás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo e nele não sofrerás pecado. Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR).

A sexta característica já mostra a evolução da síndrome de baixa autoestima para a patologia de depressão, que é o sentimento vago de não ser capaz de realizar nada. Depressão é o mal moderno, a doença do século XXI, contudo é uma evolução da baixa autoestima donde a última característica é o de desprezo geral da autocapacidade de realização. Este sentimento resulta na incapacidade de conquista, a pessoa não tem mais força para lutar as lutas do dia a dia (Números 13:33 Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos).

II)               Enfrentando o que diminui a autoestima

Enfrentar um problema como este é muito difícil sozinho, a pessoa que sofre de baixa autoestima precisará sempre de ajuda para livra-se dela. Esta ajuda virá de outra pessoa e de Deus, como no caso de Naamã, que não poderia se ajudar (II Reis 5: 3. E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra). A palavra de Deus ensina sobre buscar ajuda (Isaías 41:6. Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!), é importante caminhar, nestes caminhos de dores e lamentos do viver com pessoas ao seu lado (Eclesiastes 4:9. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho), a pessoa que sofre de baixa autoestima precisará de amigos, para lhe ajudar a melhorar (Provérbios 27:17 ¶ Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo). Este é o primeiro passo para enfrentar a baixa autoestima.

O próximo passo é enfrentar o sentimento de culpa, a baixa autoestima produz culpa tenaz na vida do individuo que é cometido desta síndrome. A culpa sem causa é uma ferida na alma que precisa ser curada. A Palavra de Deus ensina (Romanos 14:22. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova), a fé em Deus deve começar em ti; Deus te anistiou de toda culpa. Se sentes culpado em seu coração por qualquer motivo que sejas, creia que maior é o amor de Deus (1 João 3:20 sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração e conhece todas as coisas), tenha confiança em Deus querido.

Receio da rejeição e, o medo de abandono também estão sempre presente na vida da pessoa que sofre de baixa autoestima. Entretanto, esta pessoa deve ter em sua mente que ela nunca estará sozinha em sua vida, mesmo que ela tenha se afastado de todos, e/ou que todos se afastaram dela, Deus estará sempre presente na vida desta pessoa (Salmos 23: 4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam). A pessoa que sofre de baixa autoestima sofre por não compreender mais que ela e Deus é a maioria vencedora (Salmos 46:1-3. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza), tu não serás jamais rejeitado e, nunca serás abandonado, pois Deus é o seu Senhor.

A pessoa com baixa autoestima têm insegurança e medo. É insegura por ter perdido a autoestima e, o medo é a consequência da insegurança. Quando uma pessoa tem medo de escuro ela na verdade não tem medo do escuro, mas sim da insegurança de não saber o que tem escondido no escuro. Deus é a sua segurança e sua fortaleza (Salmos 59:17. A ti, ó fortaleza minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha defesa, é o Deus da minha misericórdia); e por ser sua fortaleza e defesa Deus será sempre o seu socorro em todos os tempos (Salmos 62:8 ¶ Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio).

Conclusão

Naamã foi curado da lepra quando procurou a Deus (II Reis 5: 14. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado), isto também acontecerá em sua vida, creia, pois o Senhor é o Deus que sara (Salmos 103:3 É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades).

Nenhum comentário:

Postar um comentário