Versículo Chave 2ª Timóteo 4:3.
Texto da mensagem:
Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
2ª Timóteo 4:1-5
Há um anseio no coração da Igreja de Cristo neste Mundo, que é o de anunciar a Sua Palavra ao mundo vil e pecador (E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14). Esta vontade não é trazida por uma concepção humana, tendo em vista, que é o Espírito Santo que impulsiona e direciona a Igreja de Cristo (Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. Atos dos Apóstolos 1:8), somente pelo Poder do Espírito Santo que os cristões têm o seu coração unido ao coração do Senhor e, desta maneira compreender e conhecer a vontade de Deus (Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1ª Timóteo 2:4). Para que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade a Igreja de Cristo terá de anunciar o Evangelho da Salvação, como o Apóstolo Paulo alerta Timóteo (Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo... 2ª Timóteo 4:2a); anunciando o arrependimento dos pecados (E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24:47) a Grande Comissão ataca de maneira direta o problema único de toda a humanidade, a saber, o pecado. Pois, é o pecado que separa a humanidade do Deus que a criou (Isaías 59:2), somente a Palavra de Deus poderá libertar o ser humano, contudo, a humanidade desde seus tempos mais remotos tem se mostrado resistente a Palavra do Senhor.
Da Antiguidade até a Contemporaneidade a humanidade se direciona para longe de Deus (Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Romanos 3:10-12) e as barreiras evangelísticas se manifestam em cada preitada missionária e as Santas Escrituras alerta o seu leitor para tempos de extrema dificuldades para pregar esta mensagem de salvação (Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Mateus 24:9). Num mundo pós-moderno a dificuldade da pregação do Evangelho está na doutrina humanística tão radicada nos corações, a onde, Deus é destronado de todas as áreas de sua vida, e a humanidade exerce a autolatria (Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2ª Timóteo 3:2-5), este mal tem trazido uma barreira quase que intransponível, a barreira do homem em si mesmo. Desta feita, a inversão dos valores basilares da humanidade, para estes, não será uma perversão, mas sim, uma necessidade de ser feliz e se descobrir; com isso, a mensagem do Evangelho do Reino tem sido rejeitada (Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências...2ª Timóteo 4:3), e, a Igreja tem se contaminado com o espírito da Era Atual, com consequências brutais. Buscando um evangelho menos fundamentalista, segundo aos olhares seculares, a igreja desvaloriza a verdade e se torna prisioneira igual a humanidade pela qual foi comissionada a anunciar a Verdade. Isso é a vera cegueira provocada pelo Diabo (Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4).
Missões na atualidade tem o desafio da não redução da mensagem da Palavra de Deus, em um mundo de mentiras pregar e permanecer na verdade (E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32), mostrar a humanidade que todos os seus caminhos enxergados e traçados por sua filosofia liberal não lhes levarão a nenhum lugar, pois só há um caminho para a humanidade; e que todas as verdades fundamentadas nas incertezas e mentiras humanas não hão de trazer a eles certeza alguma, pois não é verdade; e que toda a aceitação de seus pecados em busca de uma vida, será o que os levará a morte (Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6). Muitos que labutam a empreitada de missões poderá enumerar vários problemas da humanidade que seriam interpretados como desafios, a saber: a fome, doenças, drogas, pobreza extrema, violência etc. E, muitos missiólogos anunciarão os desafios da Igreja do Senhor, a saber: Janela 10x40; Janela 35x45; Janela Verde; Circulo de Fogo; PNA; PMA etc. Mas, todos estes são desafios em áreas de atuações, destarte, é sabido que em todos este desafios a barreira que mais se fortalece, é o humanismo impetrado no pós-modernismo.
Concluo ratificando que a Igreja de Cristo vive tempos trabalhosos (Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2ª Timóteo 3:1); em que a vida e comunhão com Deus tem sido essencial para o cumprimento da vocação da Igreja (Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20), uma ordem fazer discípulos pelo anúncio e ensino do verdadeiro Evangelho de Cristo, num trabalho intenso e cheio de sofrimento, contudo, constante na pregação da Palavra (Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. 2ª Timóteo 4:5). Nos tempos atuais o missionário deverá entender que a sua missão é anunciar o Evangelho crendo que este é o Poder para a salvação de todo pecador (Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16).
Muito obrigada, vou copiar alguns textos para missões domingo ☺️
ResponderExcluirPode usar a vontade. Não esqueça de seguir.
ResponderExcluir