Pesquisar este blog

domingo, 20 de agosto de 2017

Onde começa a missão do homem no Pacto da Nova Aliança



Uma segunda possibilidade é que poderíamos entender essa aliança como "nova" fazendo dela um contraste com aquela ideia errônea que os judeus tinham da Lei como sendo uma aliança legal para a salvação. Aquela antiga aliança (considerada entre os judeus como aliança de salvação) caducou, pois ela foi tornada imperfeita. Em Jeremias 31:31-34 o profeta parece falar ali de uma aliança inteiramente nova. Mas surge a seguinte pergunta: Em que, então, diferem as duas alianças ali apresentadas?
A nova aliança é o pacto movido pelo pulsar da vida de Jesus, o Verbo de Deus já no início que agora é manifesto:
Gênesis 1:1
No princípio, Deus criou os céus e a terra.

Provérbios 8:22-31
O SENHOR me possui como fundamento do seu Caminho, antes mesmo do princípio das suas obras mais antigas; …

Efésios 3:9
e revelar a todos qual é a dispensação deste mistério que, desde os séculos passados, foi mantido oculto em Deus, que tudo criou.

Colossenses 1:17
Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.

Hebreus 1:10
E acrescenta: “Tu, Senhor, no princípio estabeleceste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Hebreus 7:3
sem pai, sem mãe, sem origem nem antepassados, sem princípio de dias nem fim de vida; no entanto, por ser à semelhança do Filho de Deus, Ele permanece sacerdote perpetuamente. Cristo supera o sacerdócio levítico

Hebreus 13:8
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!

Apocalipse 1:2,8,11
o qual comprovou tudo quanto viu da Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. …

Apocalipse 2:8
“Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: ‘Aquele que é o primeiro e o último, que foi morto e ressuscitado, faz as seguintes afirmações:

Apocalipse 21:6
E declarou-me ainda: “Tudo está realizado! Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A todos quantos tiverem sede lhes darei de beber graciosamente da fonte da Água da Vida.

Apocalipse 22:13
Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim.
Por ser ele o princípio, nele não há erros como nos outros personagens estudados, mas, sim uma gama de preceitos que falam da missão do homem, tendo este compreendido o Cristo neste Mundo.
João 1:14
E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. A proclamação de João Batista

1 João 1:1,2
O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida. …

Apocalipse 19:13
Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e seu Nome é Palavra de Deus.

Graça e Verdade esta é a vida do Mundo o próprio Haja de Deus estava ali, o Verbo, a Palavra e o Deus Vivo. Seu sangue que purifica o homem, ou seja, limpa. Quando algo é limpo é demonstrado todos os erros e falhas do eu, do ego, do ente e do ser. A somática é o homem, ou seja, o homem é o ser piscobiosocial, então para Cristo, ou, na nova aliança não é o erro, mas, as intenções.
O pecado é tratado no interior do homem primeiro “pisco”, (Mateus 5:27. Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela). Os daqueles que compõe a nova aliança está em sua mente a princípio, trata na intenção e, evitar a consumação da ira (Mateus 5:38. Ouvistes o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. 39. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas se alguém te ofender com um tapa na face direita, volta-lhe também a outra). Evitar o pecado é o que o Senhor deseja.
Começarei com as palavras de São Paulo I Coríntios 6: 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.    19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?    20 Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo. O pensamento da nova aliança é de uma regeneração de dentro para fora, e, não, de fora para dentro, em todos os pontos da vida.
Mateus 5:37
Seja, porém, o teu sim, sim! E o teu não, não! O que passar disso vem do Maligno. Jamais use a vingança

Lucas 22:40
Chegando ao lugar, Jesus lhes instruiu: “Orai, para que não venhais a cair em tentação”.

João 17:15
Não oro para que os tires do mundo, mas sim, para que os protejas do príncipe deste mundo.

Então a onde começa a sua missão neste Mundo, no próprio Mundo, todavia, deve ser dito que não somos do Mundo e, sim enviados ao Mundo como o Pai enviou a Cristo (Jo 20:21). E, isto é provado em I cor. 6: 6. Entretanto, prego isso como concessão e não como mandamento. 7. Porquanto gostaria que todos os homens estivessem na mesma condição em que eu vivo, contudo, cada ser humano tem seu próprio dom da parte de Deus; um de determinado modo, outro de forma diferente. Melhor estar solteiro, pior é a separação

8. Digo, no entanto, os solteiros e às viúvas: Melhor seria se permanecestes como eu. A sua missão começa antes do seu lar em sua transformação, em seu ser em mudança mudará o seu trabalho, Mundo e lar. Então aos casados que cuide da sua família, e, não abandone a obra de Deus e, ne a família (I Cor. 6:10. Todavia, ordeno aos casados, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do marido. 11. Se, porém, ela se separar, que não se case, ou que se reconcilie com o seu marido. E que o marido não se divorcie da sua esposa.), para que possa suportar o dia a dia no lar. Destarte, poder-se-ia a outra parte ir embora, então, não poderia casar-se de novo, mas, não ficaria impedido de fazer a obra de Deus.
Esta mudança notória faz no interior cria esta resistência no dizer não naquilo que o Mundo oferece e, taxa como normal. A missão na sua plenitude chega ao lar cuidando dos conjugues, família e parentes:

(I Pedro 3: 1. Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, 2. considerando a vossa vida casta, em temor.    3. O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de joias de ouro, ou o luxo dos vestidos,  4. mas, seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas    5. Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;    6. como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.  
7. Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.  
8. Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 9. não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.  
10. Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11. aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.)
         A forma abrangente deste texto mostra que antes de pensar em sair ir além deve pensar na sua casa e, como ela está? Seus filhos como estão? Antes deles te respirarem deves tu respeitas a eles também, pois, se não eles nunca aprenderão o que é respeito (Ef 6: 1. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.    2. Honra a teu pai e a tua mãe {que é o primeiro mandamento com promessa}, 3. para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.  

4. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.), tais coisas estarão munindo à  para a guerra Mundial das Missões.

(II Tim. 2:1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; 2 e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.    3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.    4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.    5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.    6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.  7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.  
8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, 9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. 10  Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.  

11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo).

Parte do estudo do livro Homem: Onde começa sua missão?

Adquira no: https://www.amazon.com.br/dp/B074WH75M3

Nenhum comentário:

Postar um comentário