Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AS QUALIFICAÇÕES PARA A COMUNHÃO COM DEUS


SALMO 15


Este breve poema expressa sucintamente os ideais que o salmista acreditava que Deus esperaria da parte dos Seus hóspedes. O caráter irrepreensível, assim retratado, é medido apenas pela conduta pessoal e social; isto é, o padrão é puramente ético. Todavia, infere-se nos seus versos que o homem descrito teme a YHVH. Uma descrição em termos similares acha-se em (Salmos 24:3-5. Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça) e em (Isaías 33:14-16. Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: "Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna? "Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará). (Cfr. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.Lucas 1:6; Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Lucas 2:25; Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus. Atos 10:2; mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo. Atos 10:35; Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14)

Os versos 1(Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Salmos 15:1) e 5b (...Quem assim procede nunca será abalado! Salmos 15:5b) apresentam o tema do poema, isto é, a aspiração mais alta do homem piedoso. Por um lado, consiste em ter liberdade de acesso à presença de Deus, tipificada pelo Seu tabernáculo ou tenda (o emblema tradicional da Sua presença entre as exigências da vida peregrina), e pelo Seu santo monte ou Monte de Sião (o símbolo histórico do Seu propósito efetivo entre as vicissitudes da política nacional). Por outro lado, consiste em ter uma segurança duradoura no meio das circunstâncias aparentemente casuais de modo que, como homem justo, ele nunca seja movido pela malícia urdida pelos obreiros do mal.




>Sl-15.2

a) Conduta pessoal (2-3)

No aspecto positivo, ele é irrepreensível na forma de vida (Cfr. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Gênesis 6:9; Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro. Gênesis 17:1), sustentando ativamente um procedimento reto em todas as transações, inteiramente livre da duplicidade, porque o seu coração está posto na verdade. Negativamente, ele não difama (3); o verbo hebraico significa deambular como um contador de histórias; isto é, grosseiro e falho de cortesia na fala. Tem todo o cuidado em evitar a mera murmuração (cfr. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada. 1 Timóteo 4:2; Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. 1 Timóteo 4:7; Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem. 1 Timóteo 5:13), nunca tirando vantagem de um semelhante seu (3b), cuidadoso em não entristecer os seus amigos por meio de conversas idiotas e destituídas de tato a respeito de coisas que praticaram e que desde então lamentam (3c).

>Sl-15.4

b) Conduta social (4-5)

Novamente são apresentadas características pessoais positivas do caráter ideal. Em virtude de haver dois caminhos na vida, ele tem o cuidado em avaliar as pessoas antes pelos seus padrões de moral do que por quaisquer outros fatores. Ele reprova energicamente um companheiro por falta de humildade perante Deus (Cfr. [cântico dos degraus, de Davi] SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Salmos 131:1) e respeita qualquer homem que honra o Senhor. Réprobo (4) a palavra hebraica é derivada de um verbo que significa "rejeitar". O aspecto negativo é sublinhado a seguir. Se ele estiver encarregado de um dever, ou aceitar com juramento uma obrigação moral, que mais tarde se lhe afigura penosa e custosa, não abdica da sua responsabilidade porque a palavra falada, de um voto, é uma coisa sagrada (Cfr. Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo SENHOR Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar.  Josué 9:19); Ele nem oprime os outros nem reclama quando os negócios se voltam contra si (Cfr. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Mateus 18:27-30) e não terá coisa alguma a ver com a corrupção da justiça pelo suborno, muito menos se o móbil parece prejudicar a parte inocente. Usura, isto é, emprestar com juros e mais particularmente juros elevados. (Cfr. Não tomarás dele juros, nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo. Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse.  Levítico 25:36-37; O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. Provérbios 28:8). Peitas significam aqui "suborno". Nunca será abalado (5); isto é, desfrutarão de segurança, tranqüilidade e estabilidade. Notar o contraste (Pois diz lá no seu íntimo; Jamais serei abalado; de geração em geração, nenhum mal me sobrevirá. Salmos 10.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário