SALMO 15
Este breve poema expressa sucintamente os ideais que o salmista
acreditava que Deus esperaria da parte dos Seus hóspedes. O caráter
irrepreensível, assim retratado, é medido apenas pela conduta pessoal e social;
isto é, o padrão é puramente ético. Todavia, infere-se nos seus versos que o
homem descrito teme a YHVH. Uma descrição em termos similares acha-se em (Salmos 24:3-5. Quem poderá subir o monte do
Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e
o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Ele
receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça) e em (Isaías
33:14-16. Em Sião os pecadores estão
aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: "Quem de nós pode conviver
com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna?
"Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro
injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos
e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas
alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e
água não lhe faltará). (Cfr. Ambos
eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os
mandamentos e preceitos do Senhor.Lucas 1:6; Havia em Jerusalém um homem
chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel;
e o Espírito Santo estava sobre ele. Lucas 2:25; Ele e toda a sua família eram
piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a
Deus. Atos 10:2; mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o
que é justo. Atos 10:35; Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem
santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14)
Os versos 1(Senhor, quem habitará
no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Salmos 15:1) e 5b (...Quem assim procede nunca será abalado! Salmos 15:5b) apresentam
o tema do poema, isto é, a aspiração mais alta do homem piedoso. Por um lado,
consiste em ter liberdade de acesso à presença de Deus, tipificada pelo Seu
tabernáculo ou tenda (o emblema
tradicional da Sua presença entre as exigências da vida peregrina), e pelo
Seu santo monte ou Monte de Sião (o símbolo
histórico do Seu propósito efetivo entre as vicissitudes da política nacional).
Por outro lado, consiste em ter uma segurança duradoura no meio das
circunstâncias aparentemente casuais de modo que, como homem justo, ele nunca
seja movido pela malícia urdida pelos obreiros do mal.
>Sl-15.2
a) Conduta pessoal (2-3)
No aspecto positivo, ele é irrepreensível na forma de vida (Cfr. Esta é a história da família de Noé: Noé era
homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Gênesis
6:9; Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu
e disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja
íntegro. Gênesis 17:1), sustentando ativamente um procedimento reto em
todas as transações, inteiramente livre da duplicidade, porque o seu coração
está posto na verdade. Negativamente, ele não difama (3); o verbo hebraico
significa deambular como um contador de histórias; isto é, grosseiro e falho de
cortesia na fala. Tem todo o cuidado em evitar a mera murmuração (cfr. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e
mentirosos, que têm a consciência cauterizada. 1 Timóteo 4:2; Rejeite, porém,
as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. 1 Timóteo 4:7; Além
disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam
apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não
devem. 1 Timóteo 5:13), nunca tirando vantagem de um semelhante seu (3b),
cuidadoso em não entristecer os seus amigos por meio de conversas idiotas e
destituídas de tato a respeito de coisas que praticaram e que desde então
lamentam (3c).
>Sl-15.4
b) Conduta social (4-5)
Novamente são apresentadas características pessoais positivas do caráter
ideal. Em virtude de haver dois caminhos na vida, ele tem o cuidado em avaliar
as pessoas antes pelos seus padrões de moral do que por quaisquer outros
fatores. Ele reprova energicamente um companheiro por falta de humildade
perante Deus (Cfr. [cântico dos degraus,
de Davi] SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram;
não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para
mim. Salmos 131:1) e respeita qualquer homem que honra o Senhor.
Réprobo (4) a palavra hebraica é derivada de um verbo que significa
"rejeitar". O aspecto negativo é sublinhado a seguir. Se ele estiver
encarregado de um dever, ou aceitar com juramento uma obrigação moral, que mais
tarde se lhe afigura penosa e custosa, não abdica da sua responsabilidade
porque a palavra falada, de um voto, é uma coisa sagrada (Cfr. Então todos os príncipes disseram a toda a
congregação: Nós juramos-lhes pelo SENHOR Deus de Israel, pelo que não lhes
podemos tocar. Josué 9:19); Ele nem oprime os outros nem reclama
quando os negócios se voltam contra si (Cfr. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e
perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus
conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o,
dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus
pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele,
porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a
dívida. Mateus 18:27-30) e não terá coisa alguma a ver com a corrupção
da justiça pelo suborno, muito menos se o móbil parece prejudicar a parte
inocente. Usura, isto é, emprestar com juros e mais particularmente juros
elevados. (Cfr. Não tomarás dele juros,
nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo. Não
lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por
interesse. Levítico 25:36-37; O que aumenta os seus bens com usura e
ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. Provérbios 28:8). Peitas
significam aqui "suborno". Nunca será abalado (5); isto é, desfrutarão
de segurança, tranqüilidade e estabilidade. Notar o contraste (Pois diz lá no seu íntimo; Jamais serei
abalado; de geração em geração, nenhum mal me sobrevirá. Salmos 10.6).
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