SALMO 16
A palavra Michtam, que aparece no título, tem um significado incerto.
Alguns têm-na relacionada com a palavra hebraica Kethem, que significa
"ouro", e tomam-na como significando "Um poema de ouro".
Esta seria uma descrição muito adequada do Sl 16 que é uma das pedras preciosas
do Saltério, mas é menos aplicável aos Sl 56-60, que também têm a palavra
Michtam como título. O Salmo é atribuído a Davi (Cfr. At 2.25; At 13.35-36), e
contém um número de expressões que se adaptariam perfeitamente bem ao período
da vida de Davi em que ele era um proscrito. Contém três divisões.
a) As marcas do crente (1-4)
São 4: Deus é o objeto da sua confiança (1); reconhece Jeová como o seu
Senhor todo suficiente (2); tem prazer naqueles que temem a Deus; (3) (Cfr. 1Jo
3.14); foge dos falsos objetos de culto (4); (Cfr. Js 23.7; 1Jo 5.21).
Guarda-me (1) a palavra hebraica é traduzida "preservar" 19 vezes e
"guardar" 284 vezes. Confio (1). Literalmente, "busco
refúgio". Santos (3); isto é, as pessoas de Deus postas à parte para serem
possessão Sua. Os ilustres (3). A verdadeira nobreza. Fazem oferendas a outro
deus (4). Melhor "trocam o Senhor por outros deuses" (SBB) (Cfr. Jr
2.11).
>Sl-16.5
b) As bênçãos presentes do crente (5-8)
São elas: um coração satisfeito (5-6); conselho e correção (7); e
segurança (8). Herança (5). A tradução literal é "YHVH é a porção da minha
herança e do meu cálice". A menção de "cálice" sugere que a
primeira palavra se refere a uma porção de alimento. O significado, então,
torna-se: "YHVH é tudo o que eu preciso para satisfazer a fome e a
sede". As linhas (6). A porção de terra medida à linha para ele, (Cfr. Sl
78.55; Am 7.17; Zc 2.1). Os vers. 5-6 as figuras de um banquete de uma herança
atribuída combinam-se. Os meus rins (7). O salmista refere-se figurativamente à
sede das emoções e afeições que incluem aqui a consciência (Cfr. Sl 73.21-22).
E de noite (7). (Cfr. Sl 4.4; Sl 17.3). O verso 8 apresenta um lindo quadro do
Salmista escondido por detrás de Deus que se levanta entre ele e os seus
inimigos.
>Sl-16.9
c) As perspectivas do crente (9-11)
São elas: Preservação da morte (9); a vereda da vida revelada (10-11a);
alegria na presença de Deus (11b). Davi está a pensar das suas perspectivas
futuras neste mundo; mas as suas palavras, à luz do Novo Testamento, brilham
com um significado mais profundo. O Salmo é citado por Pedro e Paulo em
referência a Cristo (At 2.25-28; At 13.35). Foi perfeitamente cumprido n’Ele,
que é o guia da vida de fé (Hb 12.2), mas também é verdade a nosso respeito que
somos Seus seguidores. A minha glória (9). A versão dos Setenta traduz "a
minha língua"; (Cfr. At 2.26). Repousará segura (9). (Cfr. Dt 33.12,28; Jr
23.6). Não deixarás a minha alma no inferno... (10). Literalmente "não
abandonarás a minha alma ao Seol, não permitirás que o teu amado veja o
abismo". Ver (11), isto é, fazer-me saber.
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