Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O CAMINHO DA FÉ



SALMO 16

A palavra Michtam, que aparece no título, tem um significado incerto. Alguns têm-na relacionada com a palavra hebraica Kethem, que significa "ouro", e tomam-na como significando "Um poema de ouro". Esta seria uma descrição muito adequada do Sl 16 que é uma das pedras preciosas do Saltério, mas é menos aplicável aos Sl 56-60, que também têm a palavra Michtam como título. O Salmo é atribuído a Davi (Cfr. At 2.25; At 13.35-36), e contém um número de expressões que se adaptariam perfeitamente bem ao período da vida de Davi em que ele era um proscrito. Contém três divisões.

a) As marcas do crente (1-4)

São 4: Deus é o objeto da sua confiança (1); reconhece Jeová como o seu Senhor todo suficiente (2); tem prazer naqueles que temem a Deus; (3) (Cfr. 1Jo 3.14); foge dos falsos objetos de culto (4); (Cfr. Js 23.7; 1Jo 5.21). Guarda-me (1) a palavra hebraica é traduzida "preservar" 19 vezes e "guardar" 284 vezes. Confio (1). Literalmente, "busco refúgio". Santos (3); isto é, as pessoas de Deus postas à parte para serem possessão Sua. Os ilustres (3). A verdadeira nobreza. Fazem oferendas a outro deus (4). Melhor "trocam o Senhor por outros deuses" (SBB) (Cfr. Jr 2.11).

>Sl-16.5

b) As bênçãos presentes do crente (5-8)

São elas: um coração satisfeito (5-6); conselho e correção (7); e segurança (8). Herança (5). A tradução literal é "YHVH é a porção da minha herança e do meu cálice". A menção de "cálice" sugere que a primeira palavra se refere a uma porção de alimento. O significado, então, torna-se: "YHVH é tudo o que eu preciso para satisfazer a fome e a sede". As linhas (6). A porção de terra medida à linha para ele, (Cfr. Sl 78.55; Am 7.17; Zc 2.1). Os vers. 5-6 as figuras de um banquete de uma herança atribuída combinam-se. Os meus rins (7). O salmista refere-se figurativamente à sede das emoções e afeições que incluem aqui a consciência (Cfr. Sl 73.21-22). E de noite (7). (Cfr. Sl 4.4; Sl 17.3). O verso 8 apresenta um lindo quadro do Salmista escondido por detrás de Deus que se levanta entre ele e os seus inimigos.

>Sl-16.9

c) As perspectivas do crente (9-11)

São elas: Preservação da morte (9); a vereda da vida revelada (10-11a); alegria na presença de Deus (11b). Davi está a pensar das suas perspectivas futuras neste mundo; mas as suas palavras, à luz do Novo Testamento, brilham com um significado mais profundo. O Salmo é citado por Pedro e Paulo em referência a Cristo (At 2.25-28; At 13.35). Foi perfeitamente cumprido n’Ele, que é o guia da vida de fé (Hb 12.2), mas também é verdade a nosso respeito que somos Seus seguidores. A minha glória (9). A versão dos Setenta traduz "a minha língua"; (Cfr. At 2.26). Repousará segura (9). (Cfr. Dt 33.12,28; Jr 23.6). Não deixarás a minha alma no inferno... (10). Literalmente "não abandonarás a minha alma ao Seol, não permitirás que o teu amado veja o abismo". Ver (11), isto é, fazer-me saber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário