Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Arrependendo-se para alcançar a vida eterna



Texto: Lucas 24: 44-49

Introdução

A chance do ser humano está no arrependimento. Este ato é uma graça evangélica (E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho. Zacarias 12:10) anunciado pela palavra de Deus para perdão dos pecados (E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24:46-47).

Devido ao arrependimento, o ser humano vê e sente o seu estado pecaminoso; e diante da imundícia este sente nojo dos seus atos pecaminosos, e compreende que estes pecados são perigosos para sua vida e tenta diretamente contra a sua natureza. Por esta ação o pecador abandona a vida de pecado e volta-se para Deus (Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estares puro neste negócio. 2 Coríntios 7:11), assim este se propõem a andar com Deus em todas suas veredas e cumprir seus mandamentos (E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Lucas 1:6), pois logo se tornam justos perante a Deus.

Assim cabe aos que professam a Jesus Cristo como Senhor, conhecerem que quanto aos fundamentos, o genuíno arrependimento evangélico, por parte do pecador, descansa num genuíno arrependimento pessoal, e de seus próprios feitos pecaminosos; e numa genuína apreensão da misericórdia de Deus em Cristo.

1)      Os Fundamentos do Arrependimento

A Bíblia expressa que “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. João 3:19-21”, só o ser humano que alcança a iluminação Espiritual percebe e aprecia a santidade de Deus como revelada igualmente a Santidade de Deus na lei e no evangelho (Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Romanos 3:20; Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:5-6), destarte o ser humano reconhece toda sua pecaminosidade de sua própria natureza e conduta. Assim o ser humano compreenderá que Deus é justo, como sempre foi.

De modo, que o arrependimento produzirá três tipos de consciência: a consciência de culpa, isto é, expondo a punição merecida, como sendo oposta à justiça de Deus (Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares. Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Salmos 51:4-6; Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Salmos 51:9); a consciência procedente a esta é de compreensão da sua corrupção, como sendo oposta à santidade de Deus (Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Salmos 51:5; Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Salmos 51:7; Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Salmos 51:10); e a consciência de desamparo (Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Salmos 51:11).

2)      As bases do arrependimento

Só haverá verdadeiro arrependimento quando a preciosa luz de Deus penetrar em ti. Pois a consciência debilitada (Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus Romanos 3:23) ecoa a lei de Deus e não pode ser apaziguada por nenhuma outra propiciação senão por aquela exigida pela própria justiça divina (Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:5-7); e até que isso seja feito numa confiante aplicação dos méritos de Cristo, ou a indiferença entorpecerá ou o remorso atormentará sua alma.

O arrependimento leva o pecador para o amor de Deus, que o protege da sua própria ira, haja vista, que Deus fora de Cristo é “fogo consumidor”, e o medo inextinguível de sua ira repele a alma (Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. Hebreus 12:29) .

O senso da espantosa bondade de Deus, aos nossos olhos, na dádiva de seu Filho, e de nossa ingrata retribuição a ela, é o mais poderoso meio de conduzir a alma ao genuíno arrependimento do pecado quando cometido contra Deus. (Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.  Romanos 7:18-25).

Conclusão:

Concluímos que tudo isto pode ser visto na vida daqueles que verdadeiramente se arrependeram. Nas Escrituras Santas; vemos exemplos de conversões que balizam este pensamento (Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Salmos 51:1; Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Salmos 130:4), os que se arrependem tem de Deus: a Sua Misericórdia; a Sua Benignidade; o Seu Perdão. Recebas isto hoje em sua vida, para que possas alcançar a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário