SALMO 14
Esta descrição de homens degenerados e injustos refere-se primariamente
à humanidade como um todo e não meramente a um período de extrema decadência
moral em Israel. Isto é confirmado pelo uso dos três primeiros versículos em (Romanos 3:10-12 Como está escrito: Não há um
justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a
Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o
bem, não há nem um só). O Salmo foi escrito de novo, anos mais tarde, e
reaparece como (Sl 53), de modo que a alusão ao cativeiro, no (Salmos 14:7 Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de
Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os
cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel), dificilmente
pode referir-se ao exílio. A frase hebraica traduzida por fizer voltar
os cativos do (7) pode também ser traduzida por "restaurar
a fortuna de". Como em Jó 42.10. Podia aplicar-se ao período do
poder de Absalão ou a uma ocasião de grande desgraça. O poema adota
alternadamente o ponto de vista da Terra e do Céu.
a) A iniqüidade dos homens (1)
Néscio ou "louco" (Ao
vil nunca mais se chamará liberal; e do avarento nunca mais se dirá que é
generoso. Isaías 32:5); isto é, um homem inteiramente indiferente perante
os padrões morais da lei e que adota diariamente, como princípio pessoal, a
crença de que a divindade não se preocupa, em nada, com as diferenças entre o
comportamento dos homens. Tais pessoas não podem viver senão uma vida dissoluta
e serem incapazes de "fazer o bem".
>Sl-14.2
b) O inquérito e o veredicto de Deus (2-4)
A questão dos padrões fundamentais da conduta moral é levantada, sem
cessar, pelo Senhor. Ele está meticulosamente preocupado acerca das ações dos
homens e é rápido em notar qualquer que entende; isto é qualquer homem que
rejeita a falsidade da premissa do louco. A diagnose do (Salmos 14:3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há
quem faça o bem, não há sequer um.) não pode ser fornecida pelo homem ímpio
porque ele tem repudiado a bondade objetiva, a justiça e a verdade. De fato,
esta é a primeira característica de tais homens; todos se têm extraviado de uma
vida reta e se têm tornado corruptos na sua natureza (Quanto mais abominável e corrupto é o homem que bebe a iniqüidade como
a água? Jó 15:16). Pelo que, sem exceção todos são obreiros do mal; não há
quem faça o bem (3). Não terão conhecimento os obreiros de iniqüidade? (4).
Isto pode traduzir-se: "não saberão os obreiros da
iniqüidade?"; isto é, estas coisas não permanecerão ocultas
daqueles que roubam o povo de Deus tão naturalmente como comem pão. Sem dúvida
que o exemplo padrão encontra-se em (Então
os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um
tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã. Espanto e pavor caiu sobre
eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo
houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste. Tu os
introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó
SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas
mãos estabeleceram. O SENHOR reinará eterna e perpetuamente; Porque os cavalos
de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR
fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco
pelo meio do mar. Êxodo 15:15-19).
>Sl-14.5
c) O temor ali se manifesta sobre os ímpios (5-6)
Quer, "onde o julgamento se
exerce" (como por exemplo, no Mar Vermelho, À vigília da manhã, o Senhor, do alto da coluna de fogo e da de nuvens,
olhou para o acampamento dos egípcios e semeou o pânico no meio deles. Embaraçou-lhes as rodas dos carros de tal
sorte que, só dificilmente, conseguiam avançar. Disseram então os egípcios:
"Fujamos diante de Israel, porque o Senhor combate por eles contra o
Egito." Êxodo 14:24-25), ou simplesmente "se acharam em grande pavor". Todavia, Deus sempre está com os
poucos homens justos se a sua preservação final é o seu conforto e esperança
mesmo quando Ele está oculto dos olhos dos néscios (Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se
e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. Salmos 14:1).
Em situações reais, homens ímpios podem abertamente ridicularizar os avisos
dados pelos justos e escarnecer do seu conselho, isto é, a sua dependência de
Deus (Notar o contraste com 1.a.): contudo, Deus é o refúgio secreto dos retos
(Pela fé Noé, quando avisado a respeito
de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca
para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se
herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:7).
>Sl-14.7
d) Uma oração clamando por bênção divina (7)
Este último versículo pode ser uma adição posterior ao salmo, para o
tornar próprio para uso público por parte de adoradores devotos no templo.
Expressa os anseios profundos de todas as pessoas piedosas, pela manifestação
do reino de Deus. (2 Tessalonicenses
1:5-10. Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam
considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo. É
justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,
e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso
acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos
poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus
e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena
de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu
poder. Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus
santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso
testemunho; Apocalipse 22:20. Aquele
que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém.
Vem, Senhor Jesus!).
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