Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ESBOÇO DUMA SOCIEDADE CORRUPTA



SALMO 14

Esta descrição de homens degenerados e injustos refere-se primariamente à humanidade como um todo e não meramente a um período de extrema decadência moral em Israel. Isto é confirmado pelo uso dos três primeiros versículos em (Romanos 3:10-12 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só). O Salmo foi escrito de novo, anos mais tarde, e reaparece como (Sl 53), de modo que a alusão ao cativeiro, no (Salmos 14:7 Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel), dificilmente pode referir-se ao exílio. A frase hebraica traduzida por fizer voltar os cativos do (7) pode também ser traduzida por "restaurar a fortuna de". Como em Jó 42.10. Podia aplicar-se ao período do poder de Absalão ou a uma ocasião de grande desgraça. O poema adota alternadamente o ponto de vista da Terra e do Céu.

a) A iniqüidade dos homens (1)

Néscio ou "louco" (Ao vil nunca mais se chamará liberal; e do avarento nunca mais se dirá que é generoso. Isaías 32:5); isto é, um homem inteiramente indiferente perante os padrões morais da lei e que adota diariamente, como princípio pessoal, a crença de que a divindade não se preocupa, em nada, com as diferenças entre o comportamento dos homens. Tais pessoas não podem viver senão uma vida dissoluta e serem incapazes de "fazer o bem".

>Sl-14.2

b) O inquérito e o veredicto de Deus (2-4)

A questão dos padrões fundamentais da conduta moral é levantada, sem cessar, pelo Senhor. Ele está meticulosamente preocupado acerca das ações dos homens e é rápido em notar qualquer que entende; isto é qualquer homem que rejeita a falsidade da premissa do louco. A diagnose do (Salmos 14:3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.) não pode ser fornecida pelo homem ímpio porque ele tem repudiado a bondade objetiva, a justiça e a verdade. De fato, esta é a primeira característica de tais homens; todos se têm extraviado de uma vida reta e se têm tornado corruptos na sua natureza (Quanto mais abominável e corrupto é o homem que bebe a iniqüidade como a água? Jó 15:16). Pelo que, sem exceção todos são obreiros do mal; não há quem faça o bem (3). Não terão conhecimento os obreiros de iniqüidade? (4). Isto pode traduzir-se: "não saberão os obreiros da iniqüidade?"; isto é, estas coisas não permanecerão ocultas daqueles que roubam o povo de Deus tão naturalmente como comem pão. Sem dúvida que o exemplo padrão encontra-se em (Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã. Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste. Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram. O SENHOR reinará eterna e perpetuamente; Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar. Êxodo 15:15-19).

>Sl-14.5

c) O temor ali se manifesta sobre os ímpios (5-6)

Quer, "onde o julgamento se exerce" (como por exemplo, no Mar Vermelho, À vigília da manhã, o Senhor, do alto da coluna de fogo e da de nuvens, olhou para o acampamento dos egípcios e semeou o pânico no meio deles.  Embaraçou-lhes as rodas dos carros de tal sorte que, só dificilmente, conseguiam avançar. Disseram então os egípcios: "Fujamos diante de Israel, porque o Senhor combate por eles contra o Egito." Êxodo 14:24-25), ou simplesmente "se acharam em grande pavor". Todavia, Deus sempre está com os poucos homens justos se a sua preservação final é o seu conforto e esperança mesmo quando Ele está oculto dos olhos dos néscios (Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. Salmos 14:1). Em situações reais, homens ímpios podem abertamente ridicularizar os avisos dados pelos justos e escarnecer do seu conselho, isto é, a sua dependência de Deus (Notar o contraste com 1.a.): contudo, Deus é o refúgio secreto dos retos (Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:7).

>Sl-14.7

d) Uma oração clamando por bênção divina (7)

Este último versículo pode ser uma adição posterior ao salmo, para o tornar próprio para uso público por parte de adoradores devotos no templo. Expressa os anseios profundos de todas as pessoas piedosas, pela manifestação do reino de Deus. (2 Tessalonicenses 1:5-10. Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo. É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho; Apocalipse 22:20. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário