Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Reflexão sobre Oração (Parte I)


A oração é uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em público.
            Este ato inclui confissão de pecados (Sl 51:1-2. Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado); quando o crente ora ao Senhor lhe presta adoração (Sl 95.6-9 Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.  Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto, quando vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, não obstante terem visto as minhas obras; Apocalipse 11:17  dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar.); quem ora também estará sempre em comunhão com Deus (Sl 103.1-8. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos. Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel. O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno); aquele que ora estará expressando sempre gratidão ao Senhor (1 Timóteo 2:1 Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas); a oração é um ato de comunicar as necessidades pessoais (2 Coríntios 12:8  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim) entretanto a oração desperta o seu ponto máximo quando compreende a intercessão pelos outros (Romanos 10:1 ¶ Meus irmãos e minhas irmãs, desejo de todo o coração que o meu próprio povo seja salvo. E peço a Deus em favor deles).
            Para ser atendida, a oração requer purificação (Salmos 66:18  Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido), fé (Hebreus 11:6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam), vida em união com Cristo (João 15:7  Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito), submissão à vontade de Deus (1 João 5:14-15 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. Marcos 14:32-36 Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada àquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres), direção do Espírito Santo (Judas 1:20  Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo), espírito de perdão (Mateus 6:12  Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofenderam) e relacionamento correto com as pessoas (1 Pedro 3:7  Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário