Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Da desonra para a Benevolência de Deus na Família


Mesmo não Entendendo o Trabalhar de Deus 

Texto: II Reis 5: 11  Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. 

Introdução:

No segundo livro dos Reis no capítulo cinco, relata uns dos milagres de Deus sobre a vida dos que necessitam dEle. Neste caso é uma purificação de lepra de um Comandante do Exército do Reino Sírio denominado Naamã, o significado deste nome é agradável.

A lepra é a doença mais antiga do mundo, tem o nome de bacilo-de-hansen. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de "a doença mais antiga do mundo", afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito, datando de 1350 a.C. A denominação léprêã é utilizada na Bíblia hebraica como tsaraáth tendo o significado de desonra, vergonha, desgraça. Dentro deste significado poder-se-á exprimir a situação de qualquer pessoa que era cometida desta doença.

Naamã, estava passando por grande aflição no meio de todas as suas honras. Ele era um grande homem, em uma alta posição. Não apenas rico e elevado, mas particularmente feliz por ter servido com desenvoltura ao seu país e, ser conceituado como o mais importante para o seu príncipe (II Rs. 5:1 a. Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria...); Naamã era tão grande quanto o mundo poderia fazê-lo, e ainda assim o mais desprezível dos servos na Síria não trocaria de pele com ele, pois era leproso (II Rs. 5:1 b. ...era ele herói da guerra, porém leproso). Neste texto de extrema tristeza, que será expressa a dor familiar.

Muitos lares estão repletos de conquistas em áreas diversas, em tantos outros já decidiram a Cristo e, nesta área espiritual também obtiveram sucesso. Todavia, apesar de terem alçado conquistas visíveis, terem sido heróis de guerras porém são leprosos como Naamã. Não com uma lepra cutânea, mas sim, tomados por uma lepra sentimental, que transforma o lar: em desonra, em vergonha, em desgraça. Um lar que teve todas as conquistas que o Mundo poderia oferecê-lo, entretanto com uma família que o dono de uma palhoça não queria ter, pois como diz a Bíblia (Provérbios 17:1. Melhor é um bocado seco e com ele a tranqüilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda).

Num Mundo a onde as conquistas matérias falam mais do que as conquistas familiares. Famílias inteiras sofrem por diversas dores que furtam a  paz e a alegria de viver uns com os outros. Problemas que podem ser comparados com a ação da lepra, que ataca os nervos e tendões, impedindo progressão e, ataca também as funções mentais impedindo o raciocínio. Assim é o problema na família!!!

Todavia esta mensagem não se concentra nos problemas, e nem na perseverança para alcançar a vitória na família, mas no agir de Deus, que poderá ser o contrário do o “leproso” pensou.

1)      Porém era leproso

É incrível ver a vida de sucesso de Naamã, um homem realizado em sua história, entretanto a tristeza abatia a sua alma, pois tinha este um problema, que se apresentava insolúvel. Na vida familiar também existem dificuldades que se estendem durante anos e, provocam frustrações como na vida de Naamã, que não poderia mais realizar conquistas devido à lepra que o cometera.

Em muitos lares, “realizados”, poderá dizer que porém são leprosos; logo a neles tristeza, lamentos, desamor, desrespeito, desunião etc... Provocado por ações repetidas que resultaram na perda  do amor familiar (Romanos 13:10  O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor).

Este amor é muitas das vezes esfriado devido à aflição da falta de perdão. Pessoas que se culpam diariamente, devido a feridas do passado, angústias do pressente que remetem o pensamento ao ódio ao desprezo familiar. Em Provérbios está escrito (Prov. 15:15.Todos os dias do aflito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo.), a aflição por não perdoar fará com que todos os seus dias sejam maus no seu lar.

A falta de perdão faz com que o coração fique triste. Esta tristeza é notória no relacionamento familiar, quando pais não sentem a alegria de estar na presença de seus filhos, ou quando filhos não sentem a alegria na presença de seus pais, neste enredo de dores a ainda a falta de alegria de um conjugue na presença do outro. Uma alma abatida é a lepra do corpo (Provérbios 17:22 ¶ O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos), aquele que não tem alegria em sua casa é uma pessoa doente.

Mediante as angústias da vida os integrantes de uma casa começam a se ferirem mutuamente com palavras. Procurando atribuir culpas, despejando suas frustrações e iras uns nos outros. Tais procedimentos só causam dores, e desunião dentro de uma família (Provérbios 15:23  O homem se alegra na resposta  da sua boca, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!), palavras mau ditas são como o vento impetuoso que só provocam destruições.

Assim o diálogo dentro deste lar findou-se. Quando há palavras, são palavras temperadas de sarcasmo em vez de amor e carinho. Lábios que derramam estultícias não conseguiram colher o amor familiar (Provérbios 15:2  A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia).

Desta forma, muitos lares estão como Naamã, venceram diversas batalhas, mas entretanto perdem para uma lepra familiar.

2)      Deus vai ao teu socorro

A Bíblia Sagrada afirma claramente que (Salmos 103:8  Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade), não há um ser humano neste mundo, que não poderá receber da graça de Deus em sua vida. Haja vista, que Deus é misericordioso, Ele sente compaixão da miséria humana, e ouve o aflito de coração (Salmos 69:33  Porque o SENHOR ouve os necessitados e não despreza os seus cativos).

Naamã, mesmo não conhecendo a Deus foi alcançado por sua graça (II Rs. 5: 2-3  Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra). Deus envia o escape certo na hora certa, para a família que está em momentos difíceis; atente para a voz de Deus. Deus falou através de uma simples serviçal, para um homem de posição.

O socorro virá de Deus para sua família (Salmos 46:1  Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia). Toda a angustia que lhe sobreveio será tirada de seu lar; em Deus está o seu socorro (Salmos 62:7-8 Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. (Selá), confie nEle, deixe sua casa nas mãos do Senhor. Clame, busque e ore pela cura da sua família porque o Senhor é o Deus que sara (Jeremias 17:14  Sara-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.), Jeremias tinha esta certeza; a tenha também, Deus sarará a sua casa e restaurará seu viver.

Mesmo que o leproso não entenda o agir de Deus. Deus estará mudando o opróbrio em alegria no seu lar (Jeremias 31:13 b....e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza), Deus irá levar famílias da desonra a sua benevolência quando purificado fores desta lepra.

3)      Pensava eu...

Naamã ouve e absorve o conselho da jovem serva e direciona para encontrar o profeta que poderia invocar o poder de Deus para sua vida. Ele parte com grandes preciosidades em favor da cura (II Rs. 5:5 Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais.),  e tendo em sua mente um retrato errado do agir de Deus (II Reis 5: 11  Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.), por isto quase que não recebera a benção de Deus.

Muitos ainda padecem por provas duras em seus lares por querer que Deus haja da forma de seus pensamentos (Isaías 55:8-9  Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos), Deus cuida dos seus do jeito que Ele quer.

A indignação invadiu o coração de Naamã por ser orientado a mergulhar sete vezes no Jordão, e por não ter sido recebido por Eliseu (II Rs. 5: 10  Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo). Quantas vezes a acura da sua família já veio até vós e, desprezara por não ser da forma em que pensavas.

Os sete mergulhos, é o preparo de Deus para que recebas a sua vitória familiar. Em aceitar o mergulho, Naamã a quebranta o seu coração em humildade (Salmos 138:6  Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.); mergulhar no Rio Jordão sete vezes demonstra obediência (1 Samuel 15:22  Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.); também ele mostrou perseverança em seu propósito (Mateus 7:7  Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.).

Não diga “pensava eu”, mas diga, assim diz o Senhor sobre a minha família (II Rs. 5:10 b.... Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo), não olhes para si mesmo, não tomes conselhos com a sua sabedoria limitada, antes receba a palavra de Deus em sua vida.

Conclusão:

Concluísse que Deus tem a cura para a tua casa e, sua família alcançará a vitória em Deus. Deus tirará toda lepra, ou seja, toda desonra e, levará a sua família para as suas benevolência. Mesmo que tu não compreendas o seu agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário