Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O preparo para a adoração: meditando em Deus


                                                                                                                                                                                                                                                           

O preparo para a adoração: meditando em Deus



            A adoração envolve o ato da meditação. A termologia deriva do latim meditatio e, é a ação ou efeito de refletir profundamente sobre alguma coisa. A mente humana só poderá refletir naquilo que já conhece. Então o preparo para adoração é necessário ter tempo e espaço para conhecer a Deus (Salmos 46: 10  Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.). Ao contemplar, o adorador deverá a fazê-lo com tempo, sem a pressa habitual. E, esta pressa é refletida nos atos e decisões tomadas; adorar é descansar em Deus (Salmos 62: 1-5 ¶ Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. Até quando acometereis vós a um homem, todos vós, para o derribardes, como se fosse uma parede pendida ou um muro prestes a cair? Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem. Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.). Contemplando a magnificência de Deus o adorador eleva a sua alma ao Senhor e confiará nele para não ser consumido (Salmos 25: 1-3 A ti, SENHOR, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente).

            É certo que a meditação poderá ser mais eficaz se for trago a mente coisas boas (Lamentações 3:21  Quero trazer à memória o que me pode dar esperança). Pela fé é possível trazer a memória fato bíblico do passado que exaltam a Deus; a meditação bíblica é o que faz prosperar o caminho do adorador (Josué 1: 8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.).

            A meditação produz uma adoração donde ocorre transformação no adorador, uma vez que esta não é impulsionada pelo sentimento carnal, mas sim, pelo sentimento do Espírito (Fp.  3:2-3 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão! Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.).

            A meditação fez com que Paulo se transformasse em amigo da igreja do Senhor (Fp 3:7-8 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.  Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo). Através da meditação nas agruras de Deus, Paulo entra em estado contemplativo e, se despe de sua ambição carnal (Gl. 1:4) e  tornasse uma nova criatura em Jesus Cristo (II Co 5:17).

            A meditação em Deus produz mudança de ato e faz com que o ser humano aproximasse mais de seu criador, regenerando o seu ser. Assim será dada a Deus uma adoração em espírito e em verdade (João 4:23  Mas vem à hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. João 4:24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário